Vereadores de Curitiba formam nove blocos parlamentares para 2023

por José Lázaro Jr. | Revisão: Brunno Abati* — publicado 03/02/2023 11h55, última modificação 03/02/2023 12h07
Nova organização substitui os dois blocões formados ano passado para a eleição da Mesa Diretora.
Vereadores de Curitiba formam nove blocos parlamentares para 2023

Maior bancada da CMC em 2023 começa sendo a do União Brasil, com oito membros. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

Os 18 partidos políticos representados na Câmara Municipal de Curitiba (CMC) começarão o ano de 2023 organizados em nove blocos parlamentares. A maior bancada será a do União Brasil, com oito vereadores, que terá Sabino Picolo na liderança do grupo formado por ele e por João da 5 Irmãos, Mauro Ignácio, Rodrigo Reis, Tânia Guerreiro, Serginho do Posto, Toninho da Farmácia e Zezinho Sabará.

Podemos e Progressistas atuarão em bloco neste ano, sob a liderança de Mauro Bobato (Pode), em um grupo que conta com Nori Seto (PP), Eder Borges (PP), Bruno Pessuti (Pode), Oscalino do Povo (PP) e Pier Petruzziello (PP). Já Alexandre Leprevost (Solidariedade) liderará o outro grupo com seis membros, com a participação de Amália Tortato (Novo), Leonidas Dias (Solidariedade), Herivelto Oliveira (Cidadania), Marciano Alves (Solidariedade) e Rodrigo Marcial (Novo).

Com cinco membros, a quarta maior bancada é formada pela junção dos partidos PDT, PSC e Patriota, sob a liderança de Dalton Borba (PDT), com Sidnei Toaldo (Patriota), Marcos Vieira (PDT), Marcelo Fachinello (PSC) e Tito Zeglin (PDT). Na sequência, vem a federação formada por PT e PV, com Professora Josete (PT) na liderança, Maria Leticia (PV), Giorgia Prates (PT) e Angelo Vanhoni (PT) na composição.

Professor Euler (MDB), Noemia Rocha (MDB) e Salles do Fazendinha (DC) formam um bloco de três, enquanto Márcio Barros (PSD), Hernani (PSB) e Beto Moraes (PSD) constituem outra bancada. Osias Moraes (Republicanos) e Ezequias Barros (PMB) formam um bloco e Tico Kuzma, do Pros, optou por não se ligar a nenhuma outra legenda. No final do ano passado, para a eleição da Mesa Diretora, os partidos tinham se organizado em dois blocos parlamentares, que foram dissolvidos agora no início do ano.


*Notícia revisada pelo estudante de Letras Brunno Abati
*Supervisão do estágio: Vanusa Paiva