Telenfermagem na Saúde de Curitiba é tema de debate na Tribuna Livre

por Nicole Thessing*, especial para a CMC — publicado 05/04/2024 12h45, última modificação 05/04/2024 12h47
Câmara de Curitiba recebe o coordenador de enfermagem da Central Saúde Já, Jonas Souza da Silva, na sessão da próxima quarta-feira (10).
Telenfermagem na Saúde de Curitiba é tema de debate na Tribuna Livre

Em Curitiba, a Central Saúde Já, do SUS, oferta os atendimentos virtuais à população. (Foto: José Fernando Ogura/SMCS)

Telenfermagem na Saúde Digital é o tema da Tribuna Livre da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) da próxima quarta-feira (10). O convidado para o espaço democrático de debates das sessões plenárias é o coordenador de enfermagem da Central Saúde Já da Prefeitura, Jonas Souza da Silva, por proposição do vereador Mauro Bobato (PP).

O requerimento da Tribuna Livre justifica “a telenfermagem é uma área em ascensão e fundamental” para a saúde pública. A prática, continua o requerimento da Tribuna Livre, se consolidou a partir da necessidade de isolamento e distanciamento social no período crítico da pandemia de covid-19. Com a ampliação de serviços da Central de Saúde Já, argumenta Bobato, “a população passa a contar com mais um ponto de atenção à saúde para o atendimento virtual de sintomas que causam desconforto e a necessidade de atendimento no mesmo dia”, como dor de garganta, vômito, diarreia, dor de cabeça, dor lombar, entre outros (saiba mais aqui).

O Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) regulamentou a telenfermagem no Brasil por meio da resolução 696/2022, que estabelece “regras claras para a atuação em Saúde Digital, tanto na iniciativa pública quanto na iniciativa privada”, pontua o requerimento da Tribuna Livre  (076.00008.2024). A resolução normatizou a atuação da enfermagem na saúde digital no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), bem como na saúde suplementar e privada, em todo o país.

Em Curitiba, o teleatendimento é feito por meio do telefone (41) 3350-9000. A Central Saúde Já funciona todos os dias. De segunda a sexta-feira, inclusive em feriados, o atendimento é feito das 7h às 22h; nos sábados e domingos, das 8h às 20h.

O que é a Tribuna Livre da Câmara de Curitiba?

A Tribuna Livre é o canal de interlocução entre a sociedade e os vereadores de Curitiba. Os temas são de livre escolha, sugeridos pelos próprios parlamentares. As falas servem, por exemplo, para a prestação de contas e a apresentação de uma campanha de conscientização.

Conforme o Regimento Interno (RI) do Legislativo, as Tribunas Livres ocorrem nas quartas-feiras, durante a sessão plenária, após o espaço do pequeno expediente. Acompanhe a transmissão, em tempo real, em nosso YouTube ou Facebook.


*Matéria elaborada pela estudante de Jornalismo Nicole Thessing*, especial para a CMC
Supervisão do estágio e edição: Fernanda Foggiato