Sugerido que Central 156 receba alertas sobre animais abandonados em Curitiba

por José Lázaro Jr. — publicado 13/10/2020 17h34, última modificação 13/10/2020 17h34
Três sugestões ao Executivo foram aprovadas hoje pela CMC em votação simbólica.
Sugerido que Central 156 receba alertas sobre animais abandonados em Curitiba

Alertar sobre animais abandonados, para sem recolhidos, evitaria o envolvimento deles em acidentes. (Foto: Carlos Costa/CMC)

Em votação simbólica, nesta terça-feira (13), os vereadores da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) aprovaram o envio, ao Executivo, de uma sugestão para que a Central 156 também receba alertas da população sobre animais abandonados. A intenção, segundo a proposição, é que eles possam ser recolhidos a um ambiente seguro (203.00385.2020). “Nas ruas, eles prejudicam o tráfego e podem ocasionar acidentes”, justifica o autor, Mauro Bobato (Pode).

Outras duas sugestões de ato administrativo foram aprovadas hoje, ambas referentes à situação da Vila Calixto, no bairro Umbará, também elaboradas por Bobato. Na primeira, ele pede a criação de uma creche pública na região (203.00386.2020). “[A Vila Calixto] é uma das últimas de Curitiba, na divisa com [o município vizinho de] Fazenda Rio Grande. Tem dificuldade de áreas para equipamentos públicos lá, mas eles são uma necessidade, pois a região cresceu muito. Só existe um colégio lá, que é estadual, não tem nenhum municipal”, relatou.

Neste sentido, a outra sugestão é para que o Executivo estude a aquisição de lotes no Umbará para implantar os equipamentos públicos necessários ao atendimento daquela população (203.00387.2020). No pedido, indica-se que além da creche, áreas para lazer e instalação de Unidade de Saúde sejam consideradas pela Prefeitura de Curitiba. Os requerimentos aprovados são convertidos em ofícios da CMC e enviados ao Executivo, para que ele se manifeste sobre o teor dos pedidos.

Restrições eleitorais
A cobertura jornalística dos atos públicos do Legislativo será mantida, objetivando a transparência e o serviço útil de relevância à sociedade. Também continua normalmente a transmissão das sessões plenárias e reuniões de comissões pelas mídias sociais oficiais do Legislativo (YouTube, Facebook e Twitter). Entretanto, citações, pronunciamentos e imagens dos parlamentares serão controlados editorialmente até as eleições, adiadas para o dia 15 de novembro de 2020, em razão da pandemia do novo coronavírus.

Em respeito à legislação eleitoral, não serão divulgadas informações que possam caracterizar uso promocional de candidato, fotografias individuais dos parlamentares e declarações relacionadas aos partidos políticos. As referências nominais aos vereadores serão reduzidas ao mínimo razoável, de forma a evitar somente a descaracterização do debate legislativo (leia mais).