Solenes na Câmara de Curitiba destacam Tradição Gaúcha e Future Publishers

por Mariana Aquino*, especial para a CMC. | Revisão: Celso Kummer** — publicado 12/09/2025 17h52, última modificação 12/09/2025 17h52
Realizadas no prédio histórico da Câmara de Curitiba, as sessões solenes reuniram parlamentares e representantes da Cultura e da Educação.
Solenes na Câmara de Curitiba destacam Tradição Gaúcha e Future Publishers

Sessões solenes realizadas na Câmara de Curitiba comemoram 63 anos da tradição gaúcha e entregam Vulto Emérito a Anderson Catapan. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

A Câmara Municipal de Curitiba (CMC) realizou, nesta semana, duas sessões solenes. No dia 9 de setembro, a vereadora Meri Martins (Republicanos) homenageou o aniversário de 63 anos do tradicionalismo gaúcho na cidade. Na segunda solene, no dia 11, o vereador Leonidas Dias (Pode) entregou o vulto emérito ao CEO do Future Publishers Group, Anderson Catapan, por seu papel na educação e empreendedorismo local. Todas as solenidades foram transmitidas pelas redes sociais do Legislativo e estão disponíveis no canal oficial da Câmara no YouTube.

63 anos da tradição gaúcha é comemorado em sessão solene 

Na noite da última terça-feira (9), a vereadora Meri Martins (Republicanos) realizou uma sessão solene em homenagem aos 63 anos do tradicionalismo gaúcho (061.00045.2025). O evento foi realizado no Palácio Rio Branco com transmissão ao vivo pelo YouTube do Legislativo. A comemoração reuniu vereadores, o deputado federal Alexandre Amaro (Republicanos) e representantes da corrente cultural gaúcha. A noite foi marcada pela entrega de honrarias e discursos que exaltaram o tradicionalismo gaúcho.  

“O tradicionalismo gaúcho no Paraná representa um verdadeiro patrimônio cultural, que vai além das danças, da música e da indumentária típica. Ele transmite valores de família, amizade, respeito, fé e solidariedade, formando gerações de cidadãos comprometidos com a preservação de suas raízes”, reforçou Meri Martins sobre a importância do tradicionalismo gaúcho. A vereadora complementou que a força da cultura gaúcha mostra a verdadeira identidade de um povo que reúne tradições e histórias. 

Para Beatriz Carvalho, historiadora e idealizadora da lei municipal do Dia da Mulher Tradicionalista, a homenagem também é um momento para lembrar da importância da mulher gaúcha como agentes de transformação e pilares da cultura tradicionalista. Em complemento, o diretor artístico do Movimento Tradicionalista Gaúcho do Paraná (MTG/PR) acrescentou o papel do movimento para a educação de valores sociais às crianças curitibanas. 

Durante a sessão, os representantes do grupo MTG/PR cantaram e dançaram músicas gaúchas para comemorar com os presentes os valores e costumes da tradição. 

>>> Confira o álbum completo da sessão solene clicando aqui

Vulto Emérito é entregue a Anderson Catapan 

O vereador Leonidas Dias (Pode) realizou uma sessão solene na noite de quinta-feira (11) para conceder o título de vulto emérito ao CEO do Future Publishers Group, Anderson Catapan (061.00031.2025). O objetivo da solene foi reconhecer a atuação do curitibano como professor e orientador do Programa de Pós-Graduação em Planejamento e Governança Pública da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). A homenagem ocorreu no Palácio Rio Branco com transmissão ao vivo pelo Youtube da Câmara e contou com a participação de vereadores, prefeitos, professores e familiares do homenageado.  

“Mais que uma homenagem hoje, Anderson, é um reconhecimento da cidade de Curitiba pelo teu trabalho, pelo teu estudo, pela tua dedicação. Deus continue dando força e saúde nos seus trabalhos e que você possa, não só com esse olhar acadêmico, mas que você possa também continuar a desenvolver esse seu lado social. Muito obrigado. Parabéns. Deus abençoe a todos”, discursou Leonidas Dias na abertura da solene.

Em continuação aos discursos de congratulações, a prefeita de São José dos Pinhais, Nina Singer, destacou que Catapan é um cidadão honorário na cidade dela. “Ouvindo a sua biografia através do vereador Leônidas, eu falei que eu cansei de ver só o quanto ele estudou, né, gente? E aí você vê todo o histórico da biografia dele e pensa ’nossa, o quanto ele fez, quantas empresas ele tem e ele tem apenas 38 anos’. Eu sempre falo, Anderson, você fez isso, estudou com maestria e fez disso o seu trabalho, o seu talento profissional e conquistou o mundo através da sua sabedoria”, completou a prefeita. 

O papel de Catapan na educação foi mencionado pela vice-reitora da UFPR, Vanessa Ishikawa Rasoto. “Nós temos uma das melhores universidades federais do mundo, e muito dessa conquista se deve aos profissionais capacitados que formamos que também ensinam lá. Saber que o Anderson Catapan faz parte do nosso DNA de atuação é um grande orgulho. Ele quebrou barreiras, uma delas foi ter nos auxiliado a estruturar cada vez mais nosso departamento de economia e aplicadas”, disse ela. 

Após as menções honrosas, Anderson Catapan agradeceu a oportunidade de estar recebendo o Vulto Emérito. “Me dedicar a minha cidade é meu ato de fortalecer a minha cidadania. Muito obrigada por acreditar que a minha caminhada merecia tal destaque. Também agradeço a todos vocês que estão na plateia, em especial minha família, que vieram me prestigiar. Vou levar essa homenagem como um ato de responsabilidade para que eu encontre cada vez mais melhorias para a nossa educação e empreendedorismo”, discursou Catapan.

O Vulto Emérito é a maior distinção que uma pessoa nascida em Curitiba pode ganhar da Câmara Municipal. A honraria foi criada em 1963 (lei municipal 2.255/1963, já revogada) para “perpetuar na memória coletiva da cidade, personalidades que tenham honrado e dignificado na prática de fatos concretos de expressão utilitária”. Atualmente, o título é regulamentado pela lei complementar municipal 109/2018.

>>> Confira o álbum completo da sessão solene clicando aqui.  


*Matéria elaborada pela estudante de Jornalismo Mariana Aquino*, especial para a CMC.
Supervisão do estágio: José Lázaro Jr.
Edição: José Lázaro Jr. 

**Notícia revisada pelo estudante de Letras Celso Kummer
Supervisão do estágio: Ricardo Marques