Câmara Aberta teve atrações culturais, ações educativas e serviços

por Julia Yamane*, especial para CMC — publicado 13/09/2025 17h45, última modificação 15/09/2025 08h48
Pela segunda vez em 2025, Câmara de Curitiba abre no sábado para ampliar contato da população com o Legislativo.
Câmara Aberta teve atrações culturais, ações educativas e serviços

Crianças também puderam aproveitar as atividades do 2ª Câmara Aberta. (Foto: Carlos Costa/CMC)

Neste sábado (13), ocorreu a segunda edição do evento Câmara Aberta, que trouxe uma série de atividades interativas e serviços gratuitos para a população na Câmara de Curitiba. Além de oferecer novamente o atendimento da Defensoria Pública, o acesso aos gabinetes parlamentares e a visita guiada ao prédio histórico com a pesquisadora Clarissa Grassi, o evento contou ainda com atrações culturais, atividades educativas e ações voltadas à saúde e ao trânsito.

Defensoria Pública oferece atendimento jurídico à população de Curitiba

Durante o evento, a Defensoria Pública do Paraná (DPE-PR) ofereceu orientações e assistência jurídica com atendimento gratuito aos curitibanos, que ocorreu no pátio da Câmara. A população pôde buscar atendimento para questões como divórcio, pensão alimentícia, acesso a medicamentos, vaga em creche e inventário.

“Esse evento permite que aqueles que não podem procurar a Defensoria de segunda a sexta tenham acesso aos finais de semana, além de oferecer à população mais uma oportunidade de acessar os nossos serviços”, reconheceu o coordenador da Assessoria Especial de Atendimento Descentralizado, Rafael de Matos Souto. Ele também reforçou que a Defensoria presta atendimento regular na Câmara de Curitiba de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.  

População de Curitiba se informa sobre saúde mental e bucal 

A Câmara também contou com exposições e conversas sobre saúde mental e bucal para públicos de todas as faixas etárias. Aproveitando o Setembro Amarelo, a Secretaria de Saúde trouxe profissionais para orientarem as pessoas sobre os cuidados com a saúde mental. Para isso, a Câmara disponibilizou uma sala de escuta e de trocas, voltada não apenas à prevenção do suicídio, mas também à promoção da vida, com foco em autocuidado, técnicas de enfrentamento da ansiedade e superação da dependência tecnológica.

Já sobre a saúde bucal, o objetivo era aproximar a população e apresentar os serviços destinados à saúde, tratando de prevenção e cuidado. Para as crianças, foram realizadas atividades lúdicas demonstrando práticas saudáveis de higiene bucal - como a escovação correta - e, para os adultos, informativos sobre os serviços e recursos da Unidade Básica de Saúde, gratuitos para toda a população.

Agricultura Urbana expõe amostras de hortas para crianças na Câmara

O estande da Agricultura Urbana, da Secretaria de Segurança Alimentar e Nutricional, realizou um bate-papo com as crianças para conversar sobre hortas e plantio urbano. Para isso, os profissionais expuseram amostras, vasos representando o plantio, abelhas sem ferrão que são instaladas nas hortas urbanas, exposição de sementes crioulas, compostagem e composteira com minhocas. A partir disso, o grupo explicou para o público como ocorre o ciclo do alimento, da terra até a compostagem, com o intuito de conscientizar os pequenos sobre a origem dos alimentos e o seu destino após o consumo.

Aula experimental mostra ao público técnicas de defesa pessoal

O professor de muay thai, Ronald dos Santos, em conjunto com a professora de krav maga, Evelyn Vieira, utilizou o espaço para ministrar aula de defesa pessoal, com o intuito de mostrar algumas técnicas de socos, chutes e saídas em casos de violência contra a mulher. Para isso, o público teve auxílio dos professores durante a aula experimental, aprendendo técnicas de situações de estrangulamento, mata-leão, pegadas de cabelo, entre outros tipos de violência.

Câmara de Curitiba tem apresentação canina e adoção de pets

A Guarda Municipal também trouxe atividades para as crianças, como o projeto Cão Amigo, estrelado pela border collie Aisha, que se apresentou e brincou com as crianças, e o teatro de fantoches, que divertiu os pequenos. Além disso, para quem estava em busca de adotar um cãozinho, o pátio contou com a Rede de Proteção Animal de Curitiba, com informação sobre todos os animais disponíveis na cidade para adoção responsável.

Além das amostras dos fantoches e dos cães, as crianças também foram alvo da ação da Superintendência de Trânsito (Setran). A proposta foi conscientizar, por meio de atividades com óculos de inteligência artificial, sobre comportamentos seguros no trânsito de forma interativa. Para as crianças que se saíssem melhor, havia brindes como forma de comemoração.

*Matéria elaborada pela estudante de Jornalismo Julia Yamane*, especial para a CMC.
Supervisão do estágio: Fernanda Foggiato
Edição: José Lázaro Jr.
Revisão: Ricardo Marques