Com 350 pessoas, Câmara Aberta ampliou sucesso da 1ª edição

por José Lázaro Jr. | Revisão: Ricardo Marques — publicado 13/09/2025 17h05, última modificação 15/09/2025 14h37
Com 27 mandatos parlamentares, a CMC realizou mais de 50 atendimentos à população, além das outras atividades do 2ª Câmara Aberta.
Com 350 pessoas, Câmara Aberta ampliou sucesso da 1ª edição

Grupos de escoteiros visitaram a Câmara de Curitiba e participaram de atividades educativas. (Foto: Carlos Costa/CMC)

Pela segunda vez em 2025, a Câmara Municipal de Curitiba (CMC) abriu suas portas no sábado para receber as pessoas que têm demandas a apresentar ao Legislativo, mas não conseguem trazê-las aos vereadores de segunda a sexta-feira. Somando o público de todas as atividades realizadas neste sábado (13), no 2ª Câmara Aberta, mais de 350 pessoas vieram à CMC, mostrando o sucesso da iniciativa. As atividades reuniram 150 escoteiros, 30 organizações sociais, 20 participantes da visita guiada, 18 na Tribuna do Povo e 50 atendimentos nos gabinetes, além da equipe de organização e do público que aproveitou para apenas visitar a CMC.

“É uma oportunidade para que as pessoas venham à Câmara de Vereadores exercer a sua cidadania”, resumiu Tico Kuzma (PSD), presidente do Legislativo, na abertura do evento, às 8h45, com o hasteamento das bandeiras. Durante a manhã, além do atendimento nos gabinetes parlamentares, do plantão da Defensoria Pública e das equipes de Saúde Mental e Bucal da Prefeitura de Curitiba, houve visita guiada, aula de defesa pessoal, troca de figurinhas, futebol de botão, teatro de fantoches, dinâmica com os cães sociais da Guarda Municipal, óculos de realidade aumentada, educação para o trânsito e segurança alimentar.

Além do presidente da CMC, Tico Kuzma (PSD), marcaram presença no 2º Câmara Aberta os vereadores Bruno Rossi (Agir), Indiara Barbosa (Novo), Nori Seto (PP), Meri Martins (Republicanos) e Giorgia Prates - Mandata Preta (PT), que são da Mesa Diretora, e os mandatos de Andressa Bianchessi (União), Beto Moraes (PSD), Camilla Gonda (PSB), Carlise Kwiatkowski (PL), Delegada Tathiana Guzella (União), Fernando Klinger (PL), Hernani (Republicanos), Jasson Goulart (Republicanos), João Bettega (União), João da 5 Irmãos (MDB), Laís Leão (PDT), Lórens Nogueira (PP), Marcos Viera (PDT), Olimpio Araujo Junior (PL), Pier Petruzziello (PP), Rafaela Lupion (PSD), Renan Ceschin (Pode), Sargento Tânia Guerreiro (Pode), Serginho do Posto (PSD), Sidnei Toaldo (PRD) e Toninho da Farmácia (PP).

Gabinetes parlamentares abertos ao sábado ampliam contato com a população

Dos 38 parlamentares, 27 participaram ativamente do evento Câmara Aberta, seja mobilizando suas equipes para atender a população nos gabinetes abertos no sábado, ou nos espaços de interação com a população no pátio da CMC, no auditório e no plenário do Palácio Rio Branco. Somando os registros das equipes, foram mais de 50 atendimentos realizados nos gabinetes neste dia, com várias pessoas trazendo suas demandas ao Legislativo.

“Apesar de a gente manter o gabinete aberto durante a semana e ter um escritório regional, tem pessoas que não conseguem acessar [o mandato] por causa do horário de expediente. Abrir aos sábados é uma oportunidade a mais para elas. Eu estou fazendo [hoje] atendimentos a cada meia hora, agendados, individuais e em grupo. Já recebi demandas dos profissionais do transporte escolar, sobre obras no Contorno Norte, um morador do Água Verde veio relatar dificuldades da região”, contou Nori Seto (PP) à reportagem, no intervalo de uma dessas agendas.