Shopping Popular terá novo sistema de monitoramento, diz PMC

por Assessoria Comunicação publicado 28/01/2015 09h15, última modificação 28/09/2021 10h33

Em resposta ao pedido de informações 062.00378.2014, apresentado na Câmara Municipal pelo vereador Tico Kuzma (PROS), a Prefeitura de Curitiba informa que novo sistema de monitoramento por câmeras será instalado no Shopping Popular, localizado em frente ao terminal do Capão Raso. A medida, explica o prefeito Gustavo Fruet (Ofício n° 016-EM/GTL, enviado ao Legislativo no último dia 8), é necessária em função de um temporal que atingiu a cidade e danificou os equipamentos com “descargas elétricas”. “Dado o fato, as áreas técnicas da URBS, em conjunto com a presidência da Associação dos Lojistas, buscaram configurar novo projeto de sistema de monitoramento por câmeras a serem instaladas”, acrescentou Fruet.

Tico Kuzma disse ter sido procurado por lojistas e frequentadores do espaço, que o questionaram sobre o funcionamento da central de monitoramento. Além de perguntar se as câmeras estavam de fato funcionando, o vereador indagou quantas delas estão instaladas e ligadas à central; por quanto tempo as imagens ficam armazenadas; e quem faz o acompanhamento das imagens. Caso os equipamentos não estivessem funcionando, ele perguntou se havia orçamento e prazo para conserto.
O vereador lembra, na justificativa do pedido, que a central foi implantada em 2009, em função de emenda ao orçamento da cidade apresentada por ele.

Em resposta aos demais questionamentos, o prefeito disse que estão instaladas 32 câmeras (22 internas e 10 no estacionamento) e prevê que a capacidade de armazenamento das imagens – na nova central – será de 30 dias. Em relação à operação do sistema, o documento afirma que o monitoramento é feito pela administração do shopping e pela área de fiscalização do equipamento, “ambas vinculadas à URBS”. Já sobre o custo dos novos equipamentos, a resposta oficial esclarece que os orçamentos estão anexados ao “processo nº 01.122519/2014” sendo que os valores seriam pagos pela Associação dos Lojistas do Shopping Popular.

O espaço
De acordo com o site da URBS, sociedade de economia mista responsável por gerenciar o espaço, o Shopping Popular foi inaugurado em 1992 e possui 11.300 m. O complexo abriga 115 lojas com atividades comerciais diversificadas e uma ampla área de alimentação. Também há área para comercialização de frutas e verduras, composta de 15 bancas, sendo 5 de produtores. O Armazém da Família permanece aberto para atendimento ao público de terça a sexta-feira, das 9h às 17h15, e aos sábados, das 9h às 13h. O telefone para informações é o 3212-1502.