Sessão solene marca homenagem a 27 mulheres pelo Dia da Mulher

por Higor Paulino*, especial para a CMC — publicado 26/03/2021 19h20, última modificação 26/03/2021 19h20
A tradicional solenidade da CMC seria realizada dia 8 de março, mas acabou adiada por conta da pandemia.
Sessão solene marca homenagem a 27 mulheres pelo Dia da Mulher

27 mulheres receberam homenagens durante a solenidade. (Foto: Reprodução YouTube/CMC)

A Câmara Municipal de Curitiba (CMC) celebrou, na quarta-feira (24), em uma sessão solene remota, o Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março. Adiado para o final do mês por conta do recrudescimento da pandemia, o evento encerrou simbolicamente o mês da mulher no Legislativo. A convite da bancada feminina da Casa, 27 profissionais de destaque receberam a homenagem – veja abaixo a lista com todos os nomes.

Indiara Barbosa (Novo), vereadora mais votada da capital em 2020, fez as considerações iniciais. Ela lembrou a importância do 8 de março e pontuou que esta é uma “luta constante e permanente pela paz, contra a violência, contra a discriminação e pela valorização da mulher”. Cumprimentando todas as presentes, Indiara passou a palavra à primeira-dama do Paraná, senhora Luciana Saito Massa, indicada de Flávia Francischini (PSL).

A primeira-dama se disse honrada pelo convite e afirmou estar feliz com o processo de renovação do parlamento curitibano – em lembrança ao crescimento da participação feminina, iniciado em 2016 e mantido nas eleições passadas, quando oito mulheres conseguiram mandato. Para ela é motivo de comemoração a votação expressiva em candidaturas de mulheres: “a Indiara [Barbosa], que tá ai, curti muito quando vi que foi a mais votada”.

Segundo Luciana Saito Massa, o feito é uma prova de “que toda mulher tem, sim, o poder de conquistar o seu espaço”. Carol Dartora (PT), a primeira negra eleita vereadora em Curitiba, discursou na sequência. Apesar dos avanços, Dartora reconhece que há ainda um caminho a ser construído. A parlamentar cita a desigualdade de representação no Judiciário, composto por 61,2% de homens; nas pastas ministeriais do governo federal, onde apenas duas estão em cargos de comando; e na Câmara de Deputados, em que, das 503 cadeiras, apenas 77 são de mandatárias. 

A justificativa para tamanha disparidade, atribui Carol Dartora, estaria no machismo estrutural existente na sociedade, que estipula quais são os espaços permitidos às mulheres. “Boa parte de nós [mulheres] cresceu ouvindo e vivenciando o ‘não’. É sempre muito mais o que ‘não podemos’ e ‘não devemos’ fazer do que o ‘sim’ de um mundo de oportunidades”, explanou. Declamando o poema “Vozes-Mulheres”, de Conceição Evaristo, a vereadora lembrou da luta de pioneiras na desconstrução do machismo estrutural. 

Homenageadas
Receberam homenagens: Aline Chalus Vernick Carissimi, Gabriela de Araújo, Judit Gomes da Silva e Rosa Felicíssimo Alves, indicadas por Carol Dartora. Laura Dias Dalcanale Pereira Alves, Ledinalva Pereira de Almeida, Luciana Saito Massa e Maria Aparecida Villa Nova são nomes de Flávia Francischini. Indiara Barbosa recomendou Adriana Karam Koleski, Lina Useche, Marcia Suss e Regina Maria Arns da Rocha. Elisângela Bruske Cordeiro Shiroma, Giselly Dib do Valle, Mirella Cristine de Oliveira e Rebecca Saray Marchesini Stival foram indicadas por Maria Leticia (PV).

Noemia Rocha (MDB) sugeriu os nomes de Eliana Arantes Bueno Salcedo, Maisy Mendes Venâncio, Regiani Rodrigues Ponciano e Sandra Mara Hübner Justus. Carmem Regina Ribeiro, Clara Emília da Silva e Mariléa Aparecida Cruz Iantas foram recomendações da Professora Josete (PT). E, por sugestão de Tânia Guerreiro (PSL), também foram homenageadas Ana Paula Brisola Moritz, Débora Santana Silvestre, Letícia Pam e Marília Regina Foltran Pombo.

Tradição na Câmara de Curitiba
A sessão solene alusiva ao Dia Internacional da Mulher já é uma tradição na CMC. Este ano, como consequência da pandemia, o evento acabou adiado e ocorreu por videoconferência. A atividade marcou o encerramento simbólico de uma série de ações dedicadas ao mês da mulher e desenvolvidas pelo Legislativo curitibano ao longo de março.

No dia 03, foi empossada a nova coordenação da Procuradoria da Mulher. Já no dia 08, quando se comemora em todo o mundo a luta das mulheres por mais representação e direitos, durante a sessão plenária, parlamentares debateram a disparidade de gênero e prestaram homenagens às vereadoras da Casa. No mesmo dia, durante a noite, foi a vez do Palácio Rio Branco ser iluminado de lilás, em celebração à data.

 

*Texto elaborado pelo estudante de Jornalismo Higor Paulino, especial para a CMC.
Supervisão do estágio: Filipi Oliveira
Revisão: Pedritta Marihá Garcia