Semana tem reuniões de quatro comissões; CCJ avalia Mesa Solidária

por José Lázaro Jr. — publicado 09/08/2021 13h32, última modificação 09/08/2021 13h32
Na terça pela manhã, Serviço Público se reúne antes da sessão. À tarde, é a vez da CCJ, a partir das 14h30. Na quarta, tem Saúde e Economia.
Semana tem reuniões de quatro comissões; CCJ avalia Mesa Solidária

Distribuição de comida à população em situação de rua em Curitiba. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

A agenda de reuniões das comissões parlamentares da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) tem quatro  atividades marcadas para esta semana. Nesta terça-feira (10), a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), irá se reunir às 14h30, sob a presidência de Osias Moraes (Republicanos), para deliberar sobre 20 projetos de lei (confira a pauta). Dessa vez, os parlamentares votarão, por exemplo, a legalidade do Mesa Solidária (005.00103.2021 com três substitutivos gerais, de autores diferentes).

A discussão sobre a regulamentação do Mesa Solidária começou no final de março, com o protocolo da proposta pela Prefeitura de Curitiba. O texto original foi criticado por prever multa de até R$ 550 para quem distribuísse “alimentos em desacordo com os horários, datas e locais autorizados pelo Município” e, após a polêmica, o Executivo encaminhou à CMC um substitutivo geral, retirando esse ponto polêmico, e incluindo, na proposta, incentivos à adesão do voluntariado ao programa (031.00016.2021).

Depois disso, a Comissão de Direitos Humanos, Defesa da Cidadania e Segurança Pública realizou audiência pública sobre o projeto e elaborou seu próprio substitutivo geral (031.00032.2021). Nessa versão, os vereadores consolidam as mudanças já admitidas pelo Executivo no substitutivo anterior e enfatizam a adesão voluntária ao programa de distribuição de alimentos.

O terceiro substitutivo geral é da Federação Democrática de Associações de Moradores (Femotiba) e da Federação do Terceiro Setor do Estado do Paraná (Fetespar). Na proposta, apresentada via Comissão de Participação Legislativa, Femotiba e Fetespar repetem as mudanças já admitidas pelo Executivo no projeto original, que substituiu a aplicação de multa por incentivos a quem aderir ao programa. A diferença é que, em vez de Comitê Gestor, sugerem um conselho para administrar a iniciativa (031.00034.2021).

Mais comissões
Também na terça, só que pela manhã, antes da sessão plenária, às 8h15, quem se reúne é a Comissão de Serviço Público. Presidida por Ezequias Barros (PMB), ela deliberará sobre cinco projetos de lei (confira a pauta). Na lista, um dos projetos estruturantes da parceria público-privada da iluminação pública, que muda a cobrança da Cosip (002.00001.2021), e outro, que revoga a Lei da Utilidade Pública (002.00006.2021).

Na quarta-feira (11), logo após a sessão, a Comissão de Saúde, Bem-Estar Social e Esporte, presidida por Noemia Rocha (MDB), tem reunião agendada. E, no mesmo dia, às 14h30, haverá encontro da Comissão de Economia, Finanças e Fiscalização, dirigida por Serginho do Posto (DEM). A pauta de ambas estará disponível na véspera dos encontros, podendo ser consultada pelo Sistema de Proposições Legislativas da CMC (acesse clicando aqui).