Aplicativo, CIC, Justiça no Bairro e mais notas do dia 5 de abril

por Mauricio Geronasso*, especial para a CMC — publicado 05/04/2023 12h40, última modificação 05/04/2023 14h47
Pronunciamentos, requerimentos do pequeno expediente, registros, visitas à CMC e outros conteúdos do plenário.
Aplicativo, CIC, Justiça no Bairro e mais notas do dia 5 de abril

Notas da sessão plenária do dia 5 de abril. (Arte: Arquivo/CMC)

Aplicativos de transporte*
Rodrigo Reis (União) usou a tribuna da CMC para solicitar o apoio dos demais vereadores referente à regulamentação dos motoristas de aplicativos. “Já estamos discutindo faz um bom tempo sobre os abusos que estão acontecendo em relação aos motoristas de aplicativos e a eles daremos uma opção. Vamos criar o aplicativo municipal de caronas”, explicou. “Queremos dar uma nova opção de trabalho a esses profissionais.” A discussão sobre os profissionais não terem pontos de estacionamento em Curitiba também foi citada por Reis: "Essa situação tem que ser revista, muitos motoristas e motociclistas recebem multas diariamente”.

Rua da Cidadania*
Toninho da Farmácia (União) utilizou a tribuna do plenário para parabenizar a Prefeitura de Curitiba pelo projeto para a construção da nova Rua da Cidadania do CIC, que hoje funciona em imóvel locado e passará a ter sede própria. “Estamos sendo agraciados com a construção de um prédio moderno, que será de grande utilidade aos moradores do CIC”, celebrou.  A nova sede será construída na rua Orlando Luís Lamarca e vai abrigar a estrutura da administração regional do bairro. “Estamos aqui para cobrar e lutar por soluções que beneficiem os moradores da cidade, mas também temos que reconhecer o trabalho quando nos é entregue”, completou Toninho, sobre as diversas obras que estão sendo realizadas no CIC.

>> Confira os debates na íntegra no YouTube da CMC.

Justiça no Bairro*
O vereador Pastor Marciano Alves (Solidariedade) destacou em plenário o trabalho que vem sendo realizado pela desembargadora Joeci Machado Camargo à frente do projeto Justiça no Bairro, que tem como objetivo prestar assistência jurídica, de forma gratuita, para a população de baixa renda. “O projeto prioriza as necessidades das comunidades que precisam tanto de atenção quanto de afeto em relação às suas demandas”, pontou. O casamento coletivo realizado no último mês de março, onde 1.128 casais tiveram a oportunidade de ter a união celebrada, também foi destacado pelo parlamentar, que representou a CMC na atividade. “Foi um evento emocionante, organizado por uma pessoa que tem paixão, compromisso e responsabilidade com a população”, finalizou.

Bosque dos Mundiais*
Pronunciamento da vereadora Professora Josete (PT) abordou o abandono e a falta de limpeza do Bosque dos Mundiais, no bairro Portão. “A população que mora no entorno [do bosque] tem buscado por diversas vezes no 156 e na regional a solução para a manutenção e limpeza do bosque, mas os relatos que chegam é que as solicitações nunca são atendidas”, alertou. “É necessário que a prefeitura responda as solicitações e providencie a correta manutenção do bosque”, cobrou ela.

Paixão de Cristo I*
Mauro Ignácio (União) convidou todos os vereadores e a população em geral para assistir à tradicional encenação da Paixão de Cristo do Grupo Lanteri, que na próxima Sexta-Feira Santa, dia 7 de abril, às 19 horas, retorna à cidade de Curitiba após cinco anos se apresentando em Araucária. O grupo inaugura um espaço próprio na rua Amadeu Piotto, 590, no bairro Orleans. A entrada é gratuita.

Paixão de Cristo II*
O vereador Leonidas Dias (Solidariedade) convidou a todos para a apresentação da Paixão de Cristo do Grupo Exodus, também nesta sexta, às 18h, na Paróquia da Barreirinha - localizada na rua Santa Gema Galgani, 77. Já Marcos Vieira (PDT) destacou a apresentação da Paixão de Cristo na Rua da Cidadania do Bairro Novo, encenada pelo grupo Arte e Vida.

Guarda municipal I*
Angelo Vanhoni (PT) pergunta à Secretária Municipal da Defesa Social e Trânsito (SMDT) sobre as medidas que têm sido adotadas no caso do adolescente Caio José de Souza Lemes, baleado e morto durante abordagem realizada pela Guarda Municipal, no bairro CIC. O parlamentar questiona ainda se houve a instauração de processo administrativo disciplinar e por qual motivo as câmeras corporais dos agentes estavam desligadas (062.00224.2023).

Guarda Municipal II*
Em pedido de informações oficiais, o vereador Professor Euler (MDB) questiona a Prefeitura de Curitiba sobre o efetivo da Guarda Municipal. O parlamentar questiona ainda quantos e quais são os órgãos públicos que contam com a presença física dos guardas municipais (062.00225.2023).

Indicação de líderes*
Requerimento do partido Novo indica Indiara Barbosa para assumir a primeira vice-liderança da bancada (042.00013.2023). Ela assume o lugar antes ocupado por Rodrigo Marcial, que voltou à primeira suplência do partido.

Resgate e inserção*
Professor Euler (MDB) questiona a Prefeitura de Curitiba sobre a quantidade de moradores em situação de rua na cidade, bem como sobre a existência de programas de apoio para o resgate e a inserção das pessoas em situação de vulnerabilidade social no mercado de trabalho (062.00221.2023).

Arrecadação de taxa*
Foi protocolado na CMC pedido de informações oficiais do vereador Professor Euler (MDB) à Prefeitura de Curitiba, solicitando esclarecimentos sobre o lançamento e a arrecadação a título da taxa de contribuição de melhoria do município entre os anos 2020 e 2022 (062.00222.2023).

Imóveis do INSS*
A quantidade de imóveis que são de propriedade do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é tema do requerimento do vereador Alexandre Leprevost (Solidariedade) à Prefeitura de Curitiba. O parlamentar questiona ainda o tipo de fiscalização realizada pelo Executivo, visto a situação precária que muitos destes imóveis se encontram (062.00223.2023).

Visita em plenário*
Foi registrada a presença em plenário, pelo vereador Tito Zeglin (PDT), de Ibrahim Nasri Youssef, presidente da Associação dos Comerciantes da Região Central de Curitiba. Também foi registrada, pelo presidente da CMC, Marcelo Fachinello (PSC), a visita Yuris Tomsons, vice-presidente da Associação Comercial do Paraná (ACP).

Registros da sessão*
O vereador Leonidas Dias (Solidariedade) parabenizou a nova diretoria do Clube Rio Branco, na figura do presidente Aramis Bonin, eleito para o biênio 2023-2025. João da 5 Irmãos (União) destacou a realização do Vem para o Mutirão, na Regional do Cajuru. A ação da prefeitura, em parceria com o governo do estado, oferece diversos serviços à comunidade e vai até as 17h desta quarta-feira (5).

Minuto de silêncio*
A pedido da vereadora Giorgia Prates – Mandata Preta (PT), o plenário observou um minuto de silêncio pelo falecimento do professor Carlos Firkowski, da Universidade Federal do Paraná (UFPR), ocorrido na última segunda-feira (3). Também foi incluído o nome de João Ihor Huczok, a pedido do vereador Rodrigo Braga Reis (União). Tito Zeglin (PDT) e Osias Moraes (Republicanos) pediram que o minuto de silêncio contemplasse as crianças mortas no ataque em creche de Blumenau, nesta quarta (5).

Nota de pesar*
A vereadora Noemia Rocha (MDB) manifestou pesar pelo falecimento de Maria de Lourdes Coelho dos Santos, aos 92 anos, ocorrido na última segunda-feira (3) (078.00009.2023).

*Notas elaboradas pelo estudante de Jornalismo Mauricio Geronasso*, especial para a CMC
Supervisão do estágio: José Lázaro Jr.
Revisão: Alex Gruba