Preservação da araucária é tema da Tribuna Livre da CMC

por Fernanda Foggiato | Revisão: Brunno Abati* — publicado 06/04/2023 07h55, última modificação 05/04/2023 21h47
Espaço democrático de debates da CMC, a Tribuna Livre é realizada nas sessões das quartas-feiras.
Preservação da araucária é tema da Tribuna Livre da CMC

Conhecida como pinheiro do Paraná, a Araucaria angustifolia é a árvore-símbolo do estado. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

A Tribuna Livre da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) recebe, na sessão da próxima quarta-feira (), o professor e pesquisador Flavio Zanette, da Universidade Federal do Paraná (UFPR). O convidado hoje é considerado a autoridade mundial em Araucaria angustifolia, espécie popularmente conhecida como pinheiro do Paraná e árvore-símbolo do estado. Proposto pelo vereador Hernani (PSB), o debate tem como tema “Araucária: um bem ambiental, social e econômico”.

“Salvar a araucária da extinção se tornou a vida do professor Flávio Zanette, que costuma dizer: ‘araucária não é peça de museu’, pois acredita que a salvação da espécie se dará com pesquisa e incentivando o plantio de novas mudas”, explica Hernani na justificativa da proposição (076.00017.2023). Por meio de pesquisa na UFPR, instituição onde atua hoje como professor voluntário, Zanette desenvolveu uma técnica para o plantio de mudas enxertadas.

O método resulta em mais fêmeas da araucária, que são as responsáveis por gerar o pinhão, e ainda acelera o desenvolvimento das sementes. Em outras palavras, por aumentar o lucro para plantar araucárias, a técnica pode incentivar a salvação da espécie. Zanette é engenheiro agronômico, especialista em agricultura tropical e subtropical, mestre e doutor em Fitotecnia e pós-doutor em biotecnologia vegetal. 

Tribuna Livre
A Tribuna Livre é o espaço democrático de debates mantido pela CMC para ser o canal de interlocução entre a sociedade e os parlamentares. Os temas em pauta são sugeridos pelos vereadores, que, por meio de um requerimento, indicam uma pessoa ou uma entidade para discursar e para dialogar no plenário. As falas neste espaço podem servir de prestação de contas de uma entidade que recebe recursos públicos, de apresentação de uma campanha de conscientização, de discussão sobre projeto de lei em trâmite na Casa, etc.

Conforme o Regimento Interno (RI) do Legislativo, as Tribunas Livres ocorrem nas quartas-feiras, durante a sessão plenária – por acordo de líderes, após o espaço do pequeno expediente. Se você participa de uma entidade, representa uma causa ou uma atividade coletiva, entre em contato com um dos vereadores para sugerir a realização da Tribuna Livre. O RI veda a participação de representantes de partidos políticos; candidatos a cargos eletivos; e integrantes de chapas aprovadas em convenção partidária.

As sessões plenárias começam às 9 horas e têm transmissão ao vivo pelos canais da Câmara de Curitiba no YouTube, no Facebook e no Twitter. Clique aqui para consultar os temas abordados na Tribuna Livre em 2023.


*Notícia revisada pelo estudante de Letras Brunno Abati
Supervisão do estágio: Alex Gruba