Rodrigo Marcial se despede da Câmara de Curitiba

por Fernanda Foggiato | Revisão: Alex Gruba — publicado 28/03/2023 12h00, última modificação 28/03/2023 14h09
O vereador é suplente de Indiara Barbosa, que retorna à CMC nesta quinta, após a licença-maternidade.
Rodrigo Marcial se despede da Câmara de Curitiba

Primeiro suplente do Novo, Rodrigo Marcial foi empossado na sessão de 14 de setembro de 2022. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

Nesta terça-feira (28), penúltimo dia de mandato, Rodrigo Marcial (Novo) realizou o discurso de despedida da Câmara Municipal de Curitiba (CMC). Primeiro suplente do Novo, ele foi empossado na sessão plenária do dia 14 de setembro para o primeiro mandato na Casa. Advogado, economista, professor universitário e empresário, Marcial recebeu 2.480 votos nas eleições de 2020.

A titular da cadeira, Indiara Barbosa (Novo), se licenciou, a partir de 1º de setembro de 2022, por determinação médica, devido à gestação de alto risco. Após o período de licença de saúde, a vereadora começou, no dia 23 de setembro, a fruir da licença-maternidade, inicialmente pelo prazo de 120 dias, conforme a portaria 227/2022, da Comissão Executiva. Como a reforma regimental que, dentre outros pontos, aumentou tal prazo para 180 dias, foi publicada a portaria 13/2023, prorrogando a sua licença-maternidade até o dia 29 de março.

Marcial lembrou ter escolhido a manhã de hoje para fazer o último discurso porque a sessão desta quarta será dedicada à comemoração dos 330 anos da CMC e de Curitiba. “Quero voltar para esta Casa, quem sabe para ir para outras Casas Legislativas”, admitiu. Ele agradeceu pela oportunidade de trabalhar e “aprender muito” com os vereadores.

E o agradecimento tem que ser especial, tem que ser maior, à minha colega de bancada, a vereadora Amália [Tortato, do Novo], que é uma fonte de inspiração para meu trabalho legislativo na Câmara Municipal”, continuou. “Eu tenho que agradecer muito também a quem me concedeu a oportunidade de mostrar meu trabalho, de estar aqui, à vereadora Indiara Barbosa, a quem eu desejo todo o sucesso, toda a alegria, e que continue o excelente trabalho que a bancada do Partido Novo faz aqui em Curitiba.”

O mandato, destacou Marcial, “acabou se envolvendo em discussões de nível nacional”. “Tivemos [a] moção de protesto a ministro [Alexandre de Moraes, do STF]. Tive um projeto que ainda não foi apreciado, mas que está em trâmite, de potencial investimento privado nas ruas e nas calçadas da nossa cidade [005.00173.2022]. E agora, na semana passada, apresentei mais um projeto do qual me orgulho muito [para a criação do Estatuto das Garantias dos Cidadãos]”, afirmou.

E pude defender aquilo que eu acreditava, defender a liberdade, defender os indivíduos, defender a necessidade de redução do Estado, do estabelecimento de limites, de restrições ao papel do Estado à vida das pessoas”, acrescentou. Mesmo com diferenças ideológicas, Rodrigo Marcial disse ter constatado que a maior parte dos vereadores atua para melhorar a vida da população.

O presidente Marcelo Fachinello (PSC) desejou sucesso para Marcial. “[Ele] certamente tem um futuro muito promissor pela frente e que em breve possa retornar a ocupar uma cadeira nesta Casa. Tenha certeza que esse período que o senhor passou aqui foi marcante e importante para os trabalhos, para engrandecer o dia a dia deste Legislativo”, declarou.