Rodrigo Bello é o mais novo Cidadão Honorário de Curitiba

por Assessoria Comunicação publicado 24/10/2013 09h10, última modificação 20/09/2021 11h11

Na noite de quarta-feira (23), a Câmara Municipal conferiu o título de Cidadão Honorário de Curitiba ao advogado, professor e jurista Rodrigo Bello. A iniciativa da homenagem partiu do vereador Pier Petruzziello (PTB) e a cerimônia foi presidida por Paulo Salamuni (PV), presidente do Legislativo.

“Professor Rodrigo Bello é reconhecido não só pelo domínio dos temas relativos ao processo penal, que com muita competência e seriedade transmite a milhares de alunos todos os anos. Em verdade, ele também é lembrado pelo entusiasmo sincero que revela ao falar de Curitiba, cidade que escolheu para viver há alguns anos, e este foi um dos motivos que me fizeram indicá-lo ao título de Cidadão Honorário”, justificou Pier.

O vereador lembrou que o homenageado leciona Direito Processual Penal e Leis Especiais em cursos que preparam para concursos públicos e para o exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), além de ser advogado criminalista e palestrante.  Pier destacou que Rodrigo Bello é autor dos livros “Prática Penal Profissional de Direito Penal”, “Resumos Gráficos de Direito Processual Penal” e “Guia de Aprovação da OAB”, além de artigos em sites especializados. “Suas orientações têm marcado milhares de estudantes que ingressam no universo profissional jurídico todo ano. Uma imensa responsabilidade”, elogiou o parlamentar.

Rodrigo Bello agradeceu o título e o dedicou a seus pais, que acompanharam a cerimônia realizada na Câmara Municipal. Disse o homenageado que, quando decidiu vir trabalhar em Curitiba, não imaginava que sua vida fosse se alterar de forma tão radical. “Mas foi o que aconteceu. Aqui encontrei um bom ambiente profissional, amigos e, acima de tudo, em Curitiba, encontrei a mulher com quem vou me casar. Curitiba mudou minha vida” destacou o professor Rodrigo Bello. Segundo ele, a cidade conjuga valores tradicionais a posturas de vanguarda, “e essa mistura resulta num multiculturalismo que me parece bastante positivo e que confere à Curitiba uma dinâmica própria”, ressaltou.

O presidente da Casa, vereador Paulo Salamuni lembrou que a aprovação em torno da homenagem ao professor Rodrigo Bello foi unânime entre os vereadores, “o que revela não só o bom conceito do homenageado, como também o reconhecimento que a Casa devota àqueles que, vindos de outras localidades, realizam algum trabalho de valor em nossa cidade”.