Reformulado projeto de criação de evento cultural gospel

por Assessoria Comunicação publicado 07/01/2015 11h20, última modificação 28/09/2021 10h04

O vereador Chicarelli (PSDC) apresentou na Câmara Municipal, em 17 de dezembro de 2014, um projeto substitutivo geral (031.00061.2014) à proposição de sua própria autoria para a criação de um evento cultural de caráter gospel, nos moldes da chamada “Corrente Cultural”, que é promovida anualmente pela prefeitura. O projeto original do parlamentar, apresentado em 11 de novembro do ano passado (005.00256.2014), previa a inclusão do evento gospel no Calendário Oficial de Eventos do município.

As mudanças foram sugeridas pelo vereador Colpani (PSB), relator do projeto original na Comissão de Legislação, Justiça e Redação da Casa. Chicarelli optou pela reformulação do projeto por meio de um substitutivo geral. A alteração mais evidente se deu no nome do evento que de “Virada Cultural Gospel” passou a se chamar “Corrente Cultural Gospel”.

Outra mudança se deu na definição da realização e divulgação do evento. De acordo com o texto do projeto original, estas atividades deveriam ser desenvolvidas pela prefeitura, mas o texto do substitutivo transferiu a iniciativa para quem se disponibilizar à tarefa. Consequentemente isso excluiu do texto do substitutivo a possibilidade prevista no projeto original de a prefeitura firmar convênios (públicos e privados) para a execução da Corrente Cultural Gospel.

Entretanto, conforme o substitutivo, caberá à prefeitura divulgar informações gerais como locais, datas e horários em seu site e também por meio de material gráfico, com 30 dias de antecedência. O texto do projeto original falava em 90 dias.   
 
Na prática, as características do evento não foram modificadas: trata-se de uma maratona de atividades de natureza “gospel” distribuídas ao longo de 8 horas e com acesso gratuito à população.   Também foi mantida a intenção original de se realizar a Corrente Cultural Gospel na mesma semana da “Marcha Para Jesus”, evento já incorporado ao calendário oficial do município.

O texto de justificativa do projeto original lembrava que uma significativa parcela da população de Curitiba é composta por cristãos que apreciam as manifestações culturais de natureza gospel. “Além do caráter artístico e cultural, a música gospel propaga ideais de amor, paz e fraternidade, influenciando positivamente as pessoas”, defendeu aquele texto, cujo teor pode ser aplicado ao texto do substitutivo.