Projeto prevê incentivo aos doadores de sangue

por Assessoria Comunicação publicado 29/08/2008 16h00, última modificação 22/06/2021 07h19
Mais um projeto de lei em benefício dos doadores de sangue tramita na Câmara de Curitiba. A idéia é oferecer incentivo com a implantação da linha de Ônibus da Solidariedade para transportar voluntários aos hospitais e postos de atendimento.
De acordo com a proposta, se implantado, o trajeto a ser percorrido pelos Ônibus da Solidariedade deve levar em consideração o sistema de circulação, a localização das unidades de atendimento e a viabilidade técnica de cada linha. Além disso, as linhas deverão respeitar o horário de circulação dos ônibus, compatível com o de atendimento dos locais de coleta de sangue e o número de veículos que possibilite o transporte de qualidade, levando em conta os horários, impedindo a superlotação ou intervalos longos.
A criação da linha Ônibus da Solidariedade atenderá a população com dificuldade em se deslocar para hospitais e postos de atendimento para coleta de sangue. A proposição pretende diminuir os problemas daqueles que procuram voluntariamente colaborar e se solidarizam com enfermos que necessitam de sangue. A criação de linhas de ônibus específicos, pode ajudar a disseminar a cultura de doação voluntária de sangue entre a população, aprofundando os conceitos de solidariedade e cidadania.
Doações
Os pacientes submetidos aos transplantes, em terapia para o câncer, portadores de doenças, recém-nascidos prematuros e pessoas que sofreram grandes acidentes dependem de transfusão de sangue. “Indivíduos saudáveis devem criar o hábito de doar sangue e encorajar amigos e familiares saudáveis a praticarem o mesmo ato”, diz a justificativa do projeto.