Moradores e comerciantes preocupados com a segurança

por Assessoria Comunicação publicado 28/08/2008 18h05, última modificação 22/06/2021 07h19
Embora a segurança pública não seja de competência municipal, os vereadores de Curitiba buscam esta garantia aos curitibanos. Por meio de requerimentos enviados ao Executivo estadual, a Câmara solicita policiamento ostensivo nos bairros Pilarzinho, Jardim Esmeralda, Portão, Alto Boqueirão, Ganchinho, Capão Raso e Centro.
No Pilarzinho, foi sugerida a realização de blitz no bairro. Moradores clamam pela adoção de medidas que visem a ampliação do sistema de segurança pública, já que têm sido alvo de constantes ocorrências, gerando intranqüilidade e insegurança. “São furtos, assaltos e arrombamentos, tanto de veículos, quanto em lojas e residências, sem contar as abordagens pessoais, proliferação de drogas, entre outras situações que colocam em risco a segurança local”, diz o documento, que pede ênfase nas imediações das ruas João Tschannerl e Antônio Costa, onde têm acontecido assaltos e abordagens com arma de fogo.
Policiamento ostensivo na Rua Eurico F. dos Santos, no Jardim Esmeralda, também foi pedido ao Comando de Policiamento da Capital, exigindo resposta urgente devido ao grande número de assaltos. No Portão, maior policiamento deve ser feito nas ruas Parigot de Souza e Caetano Marchesini. A solicitação partiu de professores e estudantes da Faculdade Bagozzi, visto que foram assaltados várias vezes, com registro de caso de estupro. “A partir das 18h, agrava-se ainda mais a situação”, conforme o requerimento.
No bairro Ganchinho, o número de rondas deve ser aumentado nas proximidades da Rua Reinaldo de Carvalho Bola. A solicitação feita pela Casa atende reivindicação de moradores, que, por meio de pesquisa direcionada, apontou esta como uma necessidade local. No Centro, o pedido veio dos comerciantes, solicitando maior policiamento para a Praça Tiradentes, já que, diariamente, pessoas de quaisquer idades são assaltadas, principalmente idosas.
Para o Capão Raso, a Câmara solicita blitz educativa nas proximidades da Rua Hugo Gusso, na Vila Gusso. O documento justifica a necessidade. “Além da via, é preciso estar atento a toda região, como Vila Cubas e Vila Ipiranga, onde casos de assaltos aumentam a cada dia.” No mesmo sentido, foi enviado pedido para ampliação do sistema de segurança na Rua Carlota Volpi e imediações, no Alto Boqueirão, que pode ser feita por meio de rondas diuturnas sistemáticas, operação integrada ou outras alternativas que visem a ampliação do sistema de segurança.