Projeto cria a ação “Verão Ativo” para prevenção de quedas de idosos

por Julia Yamane*, especial para CMC | Revisão: Gabriel Kummer** — publicado 05/01/2026 12h38, última modificação 05/01/2026 12h38
Proposta de Meri Martins cria protocolo para reduzir quedas e organizar ações de prevenção voltadas a idosos e pessoas vulneráveis.
Projeto cria a ação “Verão Ativo” para prevenção de quedas de idosos

A proposta oferece atividades físicas e ações de saúde e bem-estar a idosos nas academias ao ar livre. (Foto: Isabella Mayer/SECOM)

A vereadora Meri Martins (Republicanos) apresentou um projeto de lei que cria a ação “Verão Ativo - Saúde e Bem-Estar para a Pessoa Idosa”. A iniciativa está em tramitação na Câmara Municipal de Curitiba (CMC) e busca oferecer atividades físicas e ações de saúde e bem-estar para idosos nas academias ao ar livre da cidade, durante o período de verão (005.00714.2025). 

Na prática, a ação tem como objetivo identificar práticas regulares de atividades físicas de baixo impacto e orientar sobre o uso seguro e adequado dos equipamentos das academias ao ar livre. O projeto também busca, por meio do “Verão Ativo”, prevenir lesões, estimular hábitos de vida saudáveis e promover a socialização e o bem-estar físico e mental da população idosa

A oferta dessas atividades deverá ser realizada com base nos cronogramas definidos pelos órgãos competentes e com acompanhamento de profissionais de Educação Física. A proposta também orienta que as atividades ocorram, no mínimo, duas vezes por semana, com duração de 45 minutos por sessão.

Segundo o projeto, o protocolo deverá ser elaborado com base em normas técnicas e nas diretrizes da Política Nacional do Idoso e no Estatuto do Idoso. “Além de proporcionar saúde física e mental, o programa fortalece a convivência social, previne doenças relacionadas ao sedentarismo e contribui para a autonomia e a integração dos idosos na vida comunitária”, afirma Meri Martins.

O projeto de lei foi protocolado no dia 20 de outubro e já está tramitando nas comissões temáticas da Câmara de Curitiba. Se aprovado pelos parlamentares e sancionado pelo prefeito, o texto entra em vigor 30 dias após sua publicação. Confira na imagem abaixo como é o trâmite de um projeto de lei na Câmara Municipal de Curitiba.

*Matéria elaborada pela estudante de Jornalismo Julia Yamane*, especial para a CMC
Supervisão do estágio: José Lázaro Jr
Edição: José Lázaro Jr
**Notícia revisada pelo estudante de Letras Gabriel Kummer

Supervisão do estágio: Ricardo Marques