Programa vai atender os deficientes visuais

por Assessoria Comunicação publicado 28/01/2005 00h00, última modificação 18/05/2021 15h37
Pessoas portadoras de deficiência visual podem ser beneficiadas com o programa “Informação e cultura ao alcance de todos”. A idéia, do vereador João Cláudio Derosso (PSDB), autor da proposta, é possibilitar o acesso dos deficientes a apostilas, livros, periódico e textos, usualmente escritos pelo sistema convencional, através de sua disponibilização de forma adaptada às suas necessidades, nas bibliotecas do município, escolas e faróis do saber. O projeto está em apreciação na Câmara de Curitiba.
Segundo Derosso, “o programa vai garantir aos educandos cegos ou de baixa visão, acesso às informações e publicações”. O parlamentar destaca que é considerado cego aquele que apresenta desde ausência total de visão até a perda da percepção luminosa. Seu aprendizado deve ser através da integração dos sentidos remanescentes preservados. Terá como principal meio de leitura e escrita o sistema braile. Entretanto, deve ser incentivado a usar seu resíduo visual nas atividades de vida diária, sempre que possível. O portador de baixa visão apresenta desde a capacidade de perceber a luminosidade até o grau em que a deficiência visual interfira ou limite seu desempenho.
Adesão
O Paraná é um dos Estados onde já foram implantados os centros de apoio pedagógico para pessoas com deficiência visual. Este trabalho é do governo federal, que mantém diversas ações voltadas ao atendimento das pessoas com necessidades especiais.