Prévia da ComCuritiba mobiliza vereadores

por Assessoria Comunicação publicado 06/11/2009 18h20, última modificação 28/06/2021 09h08
Os vereadores Omar Sabbag Filho (PSDB), Professora Josete (PT) e Jonny Stica (PT) participaram, nesta quinta-feira (5),  do seminário preparatório para a 4ª Conferência Municipal da Cidade de Curitiba (ComCuritiba). A conferência está marcada para os próximos dias 27 e 28. As discussões aconteceram no auditório do Sindicato das Indústrias da Construção Civil (Sinduscon-PR). Segundo Sabbag Filho, a ComCuritiba é a prévia da Conferência Nacional que será em maio do ano que vem, em Brasília.
Dirigido pelo presidente do Conselho da Cidade de Curitiba e do Ippuc (Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba), Cléver Ubiratan Teixeira, o primeiro painel do seminário foi apresentado pelo assessor técnico da Secretaria Nacional de Programas Urbanos do Ministério das Cidades, Antônio Menezes Júnior, que abordou o tema “Construindo uma política nacional de desenvolvimento urbano para o Brasil”.
Explicações
No segundo painel, o coordenador-geral da Região Metropolitana de Curitiba , Alcidino Bittencourt Pereira, discorreu sobre a função da Comec, suas atividades e programas em andamento. Logo após, a coordenadora da Unidade de Gestão do Plano de Governo da Secretaria Municipal de Planejamento, Ana Cristina Zorning Jayme, falou dos “Avanços, dificuldades e desafios na implementação da política de desenvolvimento urbano em Curitiba”.
Sabbag Filho, presidente da Comissão da Sistematização da 4ª ComCuritiba e representante da Câmara no Conselho da Cidade, explicou aos participantes a relação entre  o Poder Legislativo e a cidade, com especial destaque à importância da participação dos diversos segmentos sociais no Concitiba
Por fim a arquiteta Ana Carmem de Oliveira, presidente do Sindicato dos Arquitetos do Paraná, esclareceu a participação da sociedade civil nos conselhos das cidades. “Este seminário preparatório foi muito interessante para transmitir à representação da sociedade civil uma melhor compreensão do que é a municipalidade, composta pela prefeitura e Câmara. Também para compreender o papel dos diversos segmentos sociais no processo de desenvolvimento urbano, incluindo o setor produtivo, trabalhadores, entidades de classe e as universidades como agentes promotores desse desenvolvimento”, conclui Sabbag Filho.