Polícia Civil completa 152 anos e recebe homenagem

por Assessoria Comunicação publicado 30/09/2005 16h20, última modificação 01/06/2021 15h15
Os 152 anos de criação da Polícia Civil do Paraná foram comemorados em ato solene, na Câmara Municipal de Curitiba, na noite desta quinta-feira (29), por proposição do segundo vice-presidente, Ney Leprevost (PP). A cerimônia, que ocorreu com as dependências do Palácio Rio Branco lotadas, foi presidida pelo primeiro vice presidente, Jair Cézar (PTB). O público e autoridades assistiram à entrega de aproximadamente 60 certificados entre policiais que mais se destacaram em suas funções.
Foram condecorados com certificados de louvor, além do delegado- geral da PC, Jorge Azôr Pinto, Artur Oscar Correia Braga, Paulo Ernesto Araújo Cunha, Newton Tadeu Rocha, Leonyl Ribeiro, Marco Antonio Lagana, Luiz Carlos de Oliveira, Walter Baruffi Junior entre outros delegados de diversas áreas, escrivães, investigadores e papiloscopistas.
Também foram homenageados os delegados de grupos especiais Riad Braga Farhat, do Grupo Tigre – Tático Integrado de Grupos de Repressão Especial; delegado Marcus Vinicius da Costa Michelotto, do Centro de Policiais Especiais - Cope; delegada Marcia Tavares dos Santos, do Serviço de Investigações de Crianças Desaparecidas – Sicride, e o delegado Sergio Inácio Sirino, do Núcleo de Repressão a Crimes Econômicos - Nurce.
Ao cumprimentar o desempenho dos homenageados, Leprevost estendeu a homenagem a todos os integrantes da Polícia Civil, que “utilizam seriamente o poder de polícia para agir em benefício da comunidade”. Lembrou que a parceria entre as polícias civil e militar, Ministério Público e Judiciário vem respondendo aos anseios da comunidade.
O delegado-geral Jorge Azôr Pinto referiu-se à Polícia Civil “como um órgão sempre em emancipação, apesar dos 152 anos”, que coincidem com a emancipação do Estado. Também ressaltou “as peças chaves” que fazem o perfil das ações desempenhadas por todos os departamentos, delegacias ou grupos de serviço especial.
A solenidade contou com a apresentação do coral da Polícia Civil regido pelo maestro Wilson Santos.
Agente policial
A história da Polícia Civil remonta ao império. Começou em 1760, quando o rei de Portugal D. José I criou o cargo de Intendente Geral de Polícia da Corte e do Reino, com amplos poderes e ilimitada jurisdição. Nas vilas haviam os delegados e subdelegados do Intendente. Em 1871, o decreto imperial 4824 instituiu o inquérito policial. Em 1911, foi criada a Guarda Civil do Paraná, órgão incumbido de auxiliar na manutenção da ordem e segurança públicas.
A emenda constitucional número 3, de 1971, fixou a organização da Polícia Civil com carreiras funcionais, criando-se o Conselho da PC e determinando o provimento da carreira de delegado de polícia por bacharel em Direito, aprovado em concurso público. A organização da Polícia Civil surgiu com seu primeiro estatuto em 1974, regulamentando e estruturando o organismo.
Hoje, após mais de 150 anos, a PC atende o público através das delegacias de Antitóxicos, do Consumidor, da Mulher, de Proteção ao Meio Ambiente e pelos grupos Tigre e Cope. A PC também está organizada nos departamentos da Corregedoria, Escola Superior, Funrespol, Instituto de Identificação e pelo Sicride, Serviço de Investigação de Crianças Desaparecidas.