Plenário da Câmara permanece ocupado pela Frente de Luta pelo Transporte

por Assessoria Comunicação publicado 16/10/2013 12h25, última modificação 20/09/2021 10h43

Desde às 9 horas desta quarta-feira (16), os vereadores de Curitiba estão reunidos na presidência da Câmara Municipal, debatendo as reivindicações apresentadas pelos membros da Frente de Luta Pelo Transporte Coletivo. O movimento social ocupa o plenário do Legislativo desde ontem à tarde, quando 44 pessoas se recusaram a deixar o prédio após o término da reunião da CPI do Transporte Coletivo. Durante a noite eles receberam mantimentos, trazidos por familiares e amigos (imagens da ocupação feitas hoje pela manhã estão disponíveis no fim da matéria).

Leia também: Frente de Luta pelo Transporte Coletivo ocupa plenário da Câmara Municipal
    
Hoje pela manhã, 34 manifestantes permaneciam no plenário e oito estão acampados em frente ao estacionamento do Legislativo. Eles deram entrevistas à imprensa insistindo na redução da tarifa para R$2,25, como foi sugerido pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), e R$1,00 aos domingos. Também querem um projeto de lei para aplicação do passe livre para estudantes e desempregados. “Nós sugerimos que o projeto seja apresentado à Comissão de Participação Legislativa, para que possa tramitar normalmente na Câmara Municipal”, afirmou Paulo Salamuni (PV), presidente da Casa, em entrevista à imprensa. O vereador disse que levará o pleito deles ao prefeito Gustavo Fruet.
    
O presidente do Legislativo confirmou que, quando a ocupação foi anunciada, os manifestantes se comprometeram a permanecer apenas 24 horas no prédio. Cerca de 50 membros da Guarda Municipal estão no local e arredores da Casa, para evitar nova depredação do patrimônio público. Por volta das 22h30 de ontem, cinco pessoas foram vistas pichando a lateral do prédio da instituição. Eles foram abordados pela Guarda Municipal, três fugiram e dois foram apreendidos e levados para a Delegacia do Meio Ambiente (Angélica, 24 anos, e Guilherme, 32 anos, que foram liberados hoje pela manhã e responderão pelo ato de vandalismo. Os sobrenomes não foram divulgados).
    
Fora a pichação, que os membros da Frente de Luta Pelo Transporte Coletivo negam ter sido incentivada pelo movimento, nenhum outro incidente foi registrado. O Inspetor Cláudio Frederico, diretor da Guarda Municipal, esteve pessoalmente na Câmara de Curitiba hoje pela manhã e confirmou o caráter “pacífico e ordeiro” do movimento. “Esperamos que eles cumpram o combinado e deixem o prédio dentro do prazo”, disse Frederico.