Pelo terceiro ano seguido, Maria Leticia preside Meio Ambiente

por Pedritta Marihá Garcia — publicado 02/03/2023 11h24, última modificação 02/03/2023 11h24
A renovação no colegiado foi de apenas 20%, com um novo membro.
Pelo terceiro ano seguido, Maria Leticia preside Meio Ambiente

Maria Leticia será presidente da Comissão de Meio Ambiente pelo terceiro ano consecutivo. (Foto: Carlos Costa/CMC)

Por aclamação, os cinco membros da Comissão de Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Assuntos Metropolitanos da Câmara Municipal de Curitiba (CMC), em reunião de instalação nesta quarta-feira (1º), votaram pela manutenção de Maria Leticia (PV) na presidência do colegiado pelo terceiro ano consecutivo nesta legislatura. A reunião de instalação foi transmitida ao vivo pelas redes sociais, direto da Sala das Comissões do Legislativo.

Desta vez, Maria Leticia terá ao seu lado, na condução dos trabalhos, Leonidas Dias (Solidariedade) na função de vice-presidente. Também são membros da Comissão de Meio Ambiente em 2023: Nori Seto (PP), Sidnei Toaldo (Patriota) e Zezinho Sabará (União). A renovação para este ano ficou na casa dos 20%, já que Zezinho é o único que vereador que não atuou no colegiado em 2022.

A Comissão de Meio Ambiente emite pareceres sobre matérias relacionadas à política e sistema municipal do meio ambiente, ao saneamento básico, à proteção, conservação e recuperação dos recursos naturais, ao desenvolvimento sustentável e aos assuntos metropolitanos. “Nós, juntos, já construímos em dois anos um ótimo trabalho, com um perfil muito, avançado, muito progressista. Quero agradecer mais uma vez a oportunidade a todos vocês”, disse a presidente reeleita.

O colegiado irá se reunir sempre às quartas-feiras, 8h15, quinzenalmente.


CMC tem dez comissões permanentes
A CMC possui dez comissões permanentes e, conforme o Regimento Interno, cada vereador deve participar de ao menos um desses colegiados. As vagas são distribuídas conforme a proporcionalidade partidária e o interesse dos parlamentares, que depois de selecionados votam entre si para escolherem, entre os membros da comissão, o presidente e vice do colegiado. A participação das comissões é uma obrigação dos parlamentares, à exceção do presidente da CMC e da primeira-secretaria da Mesa Diretora, que podem, ou não, ingressar nos colegiados.