Pastor Marcos, do Projeto Amar, recebe a Cidadania de Curitiba

por Assessoria Comunicação publicado 06/12/2018 20h35, última modificação 03/11/2021 10h19

Em sessão solene no Palácio Rio Branco, na noite desta quinta-feira (6), a Câmara Municipal de Curitiba (CMC) homenageou o pastor Marcos Antônio de Oliveira. Ele recebeu a Cidadania Honorária de Curitiba por indicação do presidente do Legislativo, vereador Serginho do Posto (PSDB). A distinção foi aprovada em plenário, por unanimidade, no dia 30 de outubro (006.00009.2018). O reconhecimento de Oliveira como cidadão de Curitiba está registrado na lei municipal 15.325/2018.

A cerimônia foi conduzida por Tico Kuzma (Pros), vice-presidente da CMC, e, compondo a mesa oficial ao lado do pastor Marcos Oliveira e de Serginho do Posto, os vereadores Dr. Wolmir Aguiar (PSC) e Noêmia Rocha (MDB), e os pastores Eliés Gomes da Silva e Paulo Kanashiro, da Igreja Batista Nacional. “O pastor Marcos, como é conhecido, tem a capacidade de agregar pessoas e famílias à igreja”, relatou Serginho do Posto. O prédio histórico da CMC estava lotado durante a solenidade.Natural de Paranavaí, o pastor Marcos Antônio de Oliveira tem hoje 57 anos e é o presidente da Igreja Batista Nacional no Cajuru (IBNC), uma igreja em aliança cuja visão agrega cerca de 50 ministérios voltados à família. Com sua esposa, Alba Rejani, fundou o Projeto Amar [Aliança Matrimonial Restauradora]. “Há mais de 12 anos eles têm trabalhado na restauração de milhares de famílias em todo o Brasil”, elogiou Serginho do Posto.

“Conheço várias pessoas que creditam ao Projeto Amar o restabelecimento do casamento”, continuou o presidente do Legislativo. Falando sobre a personalidade do homenageado, Serginho disse que “ele não tem seguidores, tem admiradores. É uma referência na comunidade religiosa, sim, mas é principalmente uma referência no bairro do Cajuru”. Vizinhos no bairro, o parlamentar relatou diversas coincidências de vida que o aproximam do homenageado. “Temos muitos pontos de convergência. Somos cristãos e nos preocupamos com o bairro”.

“Família é um projeto de Deus”
Em resposta às palavras do presidente da CMC, o pastor Marcos agradeceu, dizendo que nunca tinha imaginado receber essa homenagem da cidade. “Hoje veio um turbilhão de memórias acumuladas, desde o dia em que cheguei aqui, há 40 anos. Quis Deus, creio, que eu viesse a residir em Curitiba. Aqui fiz minha carreira profissional e muitos amigos. É com orgulho que recebo o título de cidadão honorário de Curitiba”.

“Por 20 anos fui bancário e nesse período já desenvolvia meu ministério pastoral. Eu aspirava uma igreja ativa e atuante na sociedade. Em 1988, a Igreja Batista Nacional do Cajuru foi organizada e emancipada”, rememorou o pastor Marcos, lembrando que desde essa época está à frente da comunidade. “Convivo com o Serginho desde os 18 anos”, brincou o homenageado.

"Se hoje eu recebo esse título é que um trabalho em conjunto vem se avultando e se desenvolvendo por todos esses anos, com muitos irmãos e amigos. Quero dividir a honraria com meus familiares, com meus amigos pastores, com toda a liderança da Igreja Batista no Cajuru. Quero dividir com todos os jovens e casais que integram o Projeto Amar. Vocês são a razão desta distinção", disse o homenageado. "Antes havia somente um sonho, com vocês ele se tornou realidade. Cremos que a família é um projeto de Deus".

Quem é o homenageado
Graduado em Letras pela Universidade Federal do Paraná, concluiu o curso de Teologia no Seminário Teológico Batista Nacional e depois especializou-se em Filosofia da Religião, antes de obter o grau de Mestre em Teologia. É autor do livro “Minha casa caiu”, oriundo da sua experiência no ministério pastoral e no aconselhamento de jovens e casais. Coordena a construção do Centro de Eventos Manaim, no município de Quitandinha, que terá 8,5 mil m² quando for concluído. O espaço será utilizado pela IBNC, hoje presente em todo o Sul do Brasil.

O pastor Marcos Antônio de Oliveira é atualmente o primeiro vice-presidente da Convenção Batista Nacional no Paraná e membro da comissão de ética da Ordem de Ministros Batistas Nacionais no Paraná. Em seu trabalho missionário, esteve no exterior, por exemplo, em Moscou e São Petersburgo, na Rússia. Também participou da Jocum (Jovens Com Uma Missão) – uma rede missionária internacional criada em 1960.

Acompanharam a sessão a mulher do homenageado, Alba Rejane de Oliveira; a mãe, Donília Táparo de Oliveira; a sogra, Ercília Sanchez Lopes; os filhos Amanda de Oliveira e Marcus Vinícius de Oliveira; Angelina Balaguer, esposa do vereador Serginho do Posto; e diversos pastores, dentre os quais Edmilson Del Santo, Elenise Del Santo, Luiz Luize, Telma Luize e Ubiratan da Silva, representando o bispo Cirino Ferro, presidente do Conselho de Pastores do Paraná.

 

Confira todas as fotografias no Flickr da CMC e o vídeo da sessão solene no Youtube.