Para reeleitos ou não, disputar eleição na pandemia foi “atípico” e “difícil”

por José Lázaro Jr. — publicado 16/11/2020 17h45, última modificação 16/11/2020 17h43
Com 20 dos 38 vereadores reeleitos, primeira sessão depois do resultado teve avaliações sobre as eleições de 2020.
Para reeleitos ou não, disputar eleição na pandemia foi “atípico” e “difícil”

Em razão da pandemia, sessões plenárias da CMC seguem sendo realizadas pela internet. (Foto: Carlos Costa/CMC)

Na manhã seguinte à apuração dos votos pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), repercutiu durante a sessão plenária da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) o resultado da vontade popular nas eleições de 2020. O assunto foi abordado por 15 parlamentares, reeleitos ou não, que concordaram em duas coisas. Primeiro, que os protocolos de distanciamento social em razão da pandemia do novo coronavírus impediram a campanha tradicional, de corpo a corpo com os eleitores. Segundo, em parabenizar Rafael Greca pela sua recondução ao cargo de prefeito da capital do Paraná.

> Confira a cobertura especial da CMC sobre as eleições 2020

A votação [do prefeito Rafael Greca] foi maiúscula, inclusive na periferia. Se abrir as urnas, ele ganhou em quase todas. Os bairros mostraram que não estão afastados do centro [na forma de avaliar a gestão municipal]. Agora vamos pensar na retomada da cidade, nas pessoas sem emprego. Temos muito a fazer ainda pela inovação e pela educação. O cuidado com a cidade não pode parar”, avaliou Pier Petruzziello (PTB), reeleito para mais um mandato na CMC. No início da noite, o TSE já confirmava a reeleição de Rafael Greca, em primeiro turno, com 59,74% dos votos válidos.

Foi uma ano difícil, com uma eleição atípica”, resumiu Osias Moraes, do Republicanos, que dobrou a sua bancada na CMC. Ele lamentou que seu colega de legenda, Dr. Wolmir Aguiar, não obteve a reeleição, ficando com a primeira suplência do partido, que ano que vem será reforçado pelo Pastor Marciano Alves. Osias Moraes mudou-se para Curitiba há cinco anos e agradeceu à cidade pela recepção. Ele, Ezequias Barros (PMB) e Noemia Rocha (MDB), que são lideranças religiosas, agradeceram o apoio das suas comunidades na campanha de reeleição.

Para o presidente da CMC, Sabino Picolo (DEM), que hoje em plenário recebeu a visita da vereadora mais votada da cidade, Indiara Barbosa, do Novo, foi importante para a população que o Legislativo não tenha ficado paralisado diante das adversidades. “Nós trabalhamos o tempo todo, não ficamos nenhum dia em casa, porque nossa missão é fazer o melhor pela cidade, pelo nosso povo”, frisou. Apesar do risco da Covid-19 e da campanha eleitoral, a Câmara manteve sua agenda de sessões plenárias, comissões e reuniões do Conselho de Ética. Dos 38 vereadores, 20 foram reeleitos – renovação de 47%, mesmo patamar de 2012.


Ontem tivemos um dia tenso, um dia nervoso”, comentou Herivelto Oliveira, reeleito pelo Cidadania, apesar da sua campanha pela internet ter sido prejudicada, na opinião do parlamentar, por uma ação do MDB na Justiça Eleitoral, tirando do ar seu perfil no Facebook perto do pleito. “Foi litigância de má-fé”, queixou-se. E comentou que no ano que vem a CMC terá uma bancada da imprensa, formada pelos comunicadores Marcelo Facchinello (PSC), Márcio Barros (PSD) e Denian Couto (Pode).

A eleição de Couto foi comentada por Petruzziello
e por Mauro Bobato (Pode), pois o comunicador ficou conhecido por criticar diversos aspectos do funcionamento do Legislativo. “Agora vai ser hora de ver a vida na prática”, disse Bobato, correligionário de Couto no Podemos. “Vai ser divertida a Câmara em 2021, vamos ver como será o discurso”, acrescentou o petebista.

Já Professora Josete (PT) e Maria Leticia (PV) comemoraram a vitória de Carol Dartora, a primeira mulher negra eleita para a CMC, pelo Partido dos Trabalhadores. “Vamos fazer uma dobradinha com muita qualidade, que ela é professora como eu”, comentou Josete, também elogiando a vinda de Renato Freitas, na terceira vaga do PT, pois ele “é um jovem negro, da periferia, que chegou na CMC”. “A eleição da Carol é uma conquista de todas as mulheres, era um desejo antigo de todas as feministas”, concordou Maria Leticia.

Elas e Noemia Rocha defenderam que a manutenção da bancada feminina no seu melhor patamar histórico, com 8 vereadoras eleitas, é pouco. “
É importante a atitude da população de eleger mais mulheres. Precisamos aumentar a representatividade”, comentou a emedebista, que viu sua bancada ser reduzida pela metade com a não reeleição do Professor Silberto.

As três vereadores reeleitas da CMC também descreveram dificuldades com a campanha na pandemia. “Fi
z uma campanha digital, evitei aglomeração, entendi que o momento da pandemia era um momento de respeito”, descreveu a vereadora do PV. Para Josete, é hora de combater na normalização das mortes pela Covid-19. “A meta tem que ser reduzir drasticamente [os casos]”, disse.

Quero agradecer a Deus por me dado a oportunidade de representar minha comunidade na CMC por quatro anos”, disse Silberto em plenário. Julieta Reis (DEM), que não disputou a reeleição, mas tinha um filho concorrendo ao Legislativo pelo PSL, Rodrigo Reis, que obteve a primeira suplência do partido, também comentou o resultado das urnas. “Na vida da gente nós ganhamos e perdemos, o que não podemos é perder a fé. Tem que seguir em frente. Não podemos fraquejar nos momentos mais difíceis. Só ganha Curitiba com o prefeito Rafael Greca [reeleito] e com os vereadores eleitos”, opinou

Na suplência do PSD, Bruno Pessuti comentou que problemas de saúde na família durante a eleição impactaram na campanha, mas que a opção pela ajuda na recuperação de sua mãe e do seu pai, ambos hospitalizados no período, foi um acerto. “Importante é que se recuperaram bem. Com currículo e saúde, do resto a gente corre atrás”, afirmou. Hoje, em plenário, os vereadores aprovaram projeto do parlamentar que cria a
Rota Gastronômica Sem Glúten em Curitiba.

Foi uma campanha atípica, com dificuldade de fazer visitas, reuniões, pois todo mundo estava preocupado com a Covid-19, o que colocou a campanha muito na internet”, analisou Paulo Rink (PL), que com 1.607 votos ficou de fora da nova legislatura. “Fico contente pela renovação na CMC. A gente segue trabalhando até o final do ano, com as tarefas de vereador, para a aprovação do orçamento”, garantiu. Rink é presidente da Comissão de Economia, Finanças e Fiscaliação. “Algumas partidas na vida você perde. Não é o fim do mundo, é o começo de uma nova fase. Temos que sair de cabeça erguida”.

Falando pelo PDT, que manteve suas três cadeiras na CMC e reelegeu todos seus parlamentares, Marcos Vieira parabenizou o deputado estadual Goura, de seu partido, pelo segundo lugar na disputa pela Prefeitura de Curitiba. “Quero agradecer, pois em cima da hora ele aceitou ser candidato e nos representou com muita dignidade [durante a eleição]. Que ele continue sendo esse político na construção de uma sociedade melhor”, afirmou o parlamentar.

Para a íntegra dos comentários, é possível obtê-la na transmissão da sessão pelo YouTube.