4 candidatos com parentes na política são eleitos

por Marcio Silva — publicado 16/11/2020 19h50, última modificação 19/11/2020 00h27
Outros 18 candidatos que tinham parentes com histórico político não obtiveram sucesso
4 candidatos com parentes na política  são eleitos

Alexandre Leprevost, Mauro Bobato e Flavia Francischini foram eleitos vereadores, assim como o vice-prefeito Eduardo Pimentel. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

A capital do Paraná, conforme levantamento feito no sistema DivulgaCand, da Justiça Eleitoral, teve ao menos 22 candidatos com algum grau de parentesco com pessoas que já exerceram mandatos eletivos. Pai, filhos, mãe, esposa, sobrinha, prima… Os parentes estavam na disputa para a Prefeitura de Curitiba e também para a Câmara Municipal de Curitiba (CMC). Desse total de candidatos, somente quatro foram eleitos, o vice-prefeito e três vereadores.

O envolvimento familiar existiu em cinco chapas que concorreram na eleição majoritária. O deputado estadual Fernando Francischini (PSL), que ficou em terceiro lugar na disputa para a prefeitura, com 6.26% dos votos, viu a esposa Flavia Francischini, também do PSL, ser eleita vereadora pela primeira vez, tendo sido a mais votada de seu partido, com 4.540 votos.

Já a deputada federal Christiane Yared (PL), quinta colocada na corrida ao Palácio 29 de Março, com 3.91% dos votos, apostou na candidatura do filho, Jonathan Souza Yared, ao cargo de vereador, porém com o nome de urna Yared Filho. Com 1.093 votos, ele ficou em terceiro na chapa do Partido Liberal (PL), que não elegeu nenhum vereador.

Vice de Yared, a empresária Jilcy Rink (PL) teve seu filho, o vereador e ex-jogador de futebol, Paulo Rink (PL), concorrendo ao terceiro mandato consecutivo no Legislativo municipal. Rink somou 1.607 votos, foi o mais votado da chapa, mas não foi eleito.

Candidato ao lado de Rafael Greca (DEM) na chapa vencedora à prefeitura, com 59.74% dos votos, está o atual e futuro vice-prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel (PSD), neto do ex-governador Paulo Pimentel. Houve ainda outros dois concorrentes na cabeça de chapa para o cargo de chefe do Poder Executivo: Carol Arns (PODE), filha do senador Flavio Arns, sexta colocada, com 2.67% dos votos; e o ex-deputado federal João Arruda (MDB), que é sobrinho do ex-governador Roberto Requião, na sétima colocação, com 2.61% dos votos.

Legislativo
Na disputa por uma das 38 cadeiras da Câmara Municipal, foram eleitos Alexandre Leprevost (SD) e Mauro Bobato (PODE). Irmão de Ney Leprevost, titular da Secretaria de Justiça, Família e Trabalho do governo do Paraná, Alexandre, que vem para seu primeiro mandato, conquistou o apoio de 4.385 eleitores, o mais votado de sua legenda. Vale lembrar que Ney já ocupou cadeira na Câmara de Curitiba, foi também deputado estadual e é deputado federal licenciado.

Mauro Bobato, também do Podemos,
foi eleito para o segundo mandato e é filho do ex-vereador Geraldo Bobato. Ele ficou em segundo na chapa do Podemos, com 3.892 votos. Na sequência da lista está o vereador Bruno Pessuti, que não conquistou a reeleição, tendo somado 3.011 votos. Pessuti, que buscava o terceiro mandato, é filho do ex-governador Orlando Pessuti.

Quem também não obteve sucesso foi o apresentador de TV Roberto Aciolli (PV), que exerceu mandato na CMC em 2009-2010, o mais votado à época, com 17.377 votos. Com 1.631 votos, Aciolli foi o sexto mais votado de seu partido, que elegeu somente a vereadora Maria Leticia. O filho de Roberto Aciolli, o atual vereador Cristiano Santos (PV), que estava em seu segundo mandato, não concorreu à reeleição.

Ao menos seis parentes de ex e atuais deputados estaduais ou federais disputaram a eleição para a Câmara Municipal, mas não foram eleitos. Entre eles Rafaela Lupion, prima do ex-deputado estadual e atual deputado federal Pedro Lupion (DEM). A candidata conquistou 4.032 votos e ficou com a primeira suplência de seu partido. Rafael Ragulo (PP), sobrinho do deputado estadual Luiz Carlos Martins (PP), foi o quinto mais votado de sua chapa, com 2.032 votos.


Confira a lista completa de candidatos com parentes na política:

 

Nome do candidato

Parente na política

Situação

1

 

Flavia Francischini (PSL)

Esposa do deputado estadual e candidato a prefeito Fernando Francischini.

Eleita

2

Yared Filho (PL)

Filho da deputada federal e candidata a prefeita Christiane Yared.

Não eleita

3

Jilcy Rink (PL)

Mãe do vereador Paulo Rink (PL), que buscou a reeleição.

Não eleita

4

Eduardo Pimentel (PSD)

Neto do ex-governador Paulo Pimentel

Eleito

5

João Arruda (MDB)

Sobrinho do ex-governador do Roberto Requião.

Não eleito

6

Carol Arns (PODE)

Filha do senador Flavio Arns.

Não eleita

7

Rodrigo Reis (PL)

Filho da vereadora Julieta Reis (DEM), que renunciou sua candidatura durante o processo eleitoral.

Não eleito

8

Roberto Aciolli (PV)

Pai do vereador Cristiano Santos (PV), que não foi candidato.

Não eleito

9

Bruno Pessuti (Pode)

Filho do ex-governador Orlando Pessuti.

Não eleito

10

Mauro Bobato (Pode)

Filho do ex-vereador Geraldo Bobato.

Eleito

11

Alborghetti Neto (PP)

Neto do ex-deputado estadual e apresentador de TV Luiz Carlos Alborghetti, falecido em 2009.

Não eleito

12

Alexandre Leprevost (SD)

Irmão do ex-vereador, deputado estadual e atual deputado federal licenciado Ney Leprevost (PSD). Atualmente, Leprevost é titular da Secretaria de Justiça, Família e Trabalho do governo do Paraná.

Eleito

13

Francisco Filho (PMN)

Filho do ex-vereador Chico do Uberaba.

Não eleito

14

Iza Galo (PSL)

Filha do deputado estadual Galo (Pode).

Não eleita

15

Jota Junior (PV)

Filho do ex-vereador e radialista Jotapê.

Não eleito

16

Katya Custódio (SD)

Filha do ex-vereador Custódio.

Não eleita

17

Michelli Recalcatti (PSD)

Sobrinha do deputado estadual Delegado Recalcatti (PSD).

Não eleita

18

Mônica Braga Côrtes (Pode)

Prima do vereador Felipe Braga Côrtes (PSD).

Não eleita

19

Rafaela Lupion (DEM)

Prima do ex-deputado estadual e atual deputado federal Pedro Lupion (DEM).

Não eleita

20

Thiago Chiamulera (Patriota)

Primo da ex-vereadora Rosa Maria Chiamulera.

Não eleita

21

Octavio Boscardin Borghetti (PP)

Sobrinho da ex-governadora Cida Borghetti.

Não eleito

22

Rafael Ragulo (PP)

Sobrinho do deputado estadual Luiz Carlos Martins.

Não eleito