Palácio Rio Branco adere ao Julho Azul e reforça alerta contra o tráfico humano

por Julia Yamane*, especial para CMC | Revisão: Celso Kummer** — publicado 01/08/2025 15h55, última modificação 01/08/2025 16h24
Sede da Câmara de Curitiba recebe iluminações em apoio a campanhas e datas especiais no mês de julho.
Palácio Rio Branco adere ao Julho Azul e reforça alerta contra o tráfico humano

A Câmara de Curitiba foi iluminada em azul em alusão à campanha de conscientização contra o tráfico humano entre os dias 20 e 30 de julho. (Foto: Carlos Costa/CMC)

Durante os dias 29 e 30 de julho, a fachada do Palácio Rio Branco, sede da Câmara Municipal de Curitiba (CMC), foi iluminada em azul para demonstrar o apoio da CMC ao Julho Azul, uma campanha internacional de conscientização contra o tráfico humano.  A criação da data partiu da Organização das Nações Unidas (ONU) em uma tentativa de alertar a população sobre o crime, que afeta pessoas que se encontram em situações de vulnerabilidade social

Tráfico humano é o termo técnico para rapto e sequestro de pessoas com a finalidade de exploração, por fraude, por engano ou por coação. A maioria das vítimas, de acordo com o Ministério Público do Paraná, são pegas em momentos de vulnerabilidade, as quais são atraídas para suas redes criminosas com a promessa de uma vida melhor em outra localidade. No final, acabam perdendo sua liberdade, sendo discriminadas socialmente e sendo privadas de exercer seus direitos em territórios estrangeiros. A iluminação foi um pedido da vereadora Sargento Tânia Guerreiro (Pode).

Dia da Mulher Negra Latino-americana e Caribenha iluminou a Câmara

A pedido da vereadora Giorgia Prates - Mandata Preta (PT), o Dia da Mulher Negra Latino-americana e Caribenha fez com que o Palácio fosse iluminado nas cores amarelo, vermelho e verde durante os dias 23 a 28. A data foi criada pela Rede de Mulheres Afro-latino-americanas e Afro-Caribenhas, que perceberam a necessidade de instituir o dia em reconhecimento às mulheres que são vítimas de desigualdade social, violência e pobreza.

A Rede se juntou à Organização das Nações Unidas (ONU), e criou o dia com o objetivo de reconhecer, criar reflexões e fortalecer as organizações que as mulheres negras, indígenas e de comunidades tradicionais realizam, além de suas lutas diárias. O dia foi instituído ao calendário após a criação da lei federal 12.987/2014, que criou o ‘Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra’, o qual homenageia uma das principais mulheres do movimento, símbolo de resistência e liderança na luta contra a escravidão. 

Dia Mundial da Conscientização da Síndrome do X Frágil ilumina a Câmara

Por iniciativa do vereador Pier Petruzziello (PP), o Dia Mundial da Conscientização da Síndrome do X Frágil, celebrado em 22 de julho, motivou o Palácio a ser iluminado na cor azul. A data foi criada pela FRAXA Research Foundation e busca sensibilizar a sociedade, por meio da união entre as comunidades, disseminando informações sobre a condição e acelerar a busca por tratamentos eficazes.

Segundo a NAV, a síndrome é causada por uma alteração genética conhecida como "expansão de repetições de trinucleotídeos" no gene FMR1, localizado no cromossomo X. Essa alteração impede a produção da proteína FMRP, essencial para o funcionamento adequado dos neurônios. A ausência dessa proteína compromete o desenvolvimento neurológico e motor, provocando problemas cognitivos, dificuldades motoras e características físicas específicas da síndrome. 

Semana Nacional de Conscientização do TDAH

Em alusão à Semana Nacional de Conscientização do Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), instituída pela lei federal 14.420/2022, o Palácio Rio Branco foi iluminado na cor laranja no dia 13. A data tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância do diagnóstico e tratamento do transtorno, promovendo uma melhor qualidade de vida para as pessoas diagnosticadas e suas famílias.

O TDAH é um transtorno de origem biológica, que geralmente se manifesta na infância e pode persistir até a vida adulta. Seus principais sintomas são desatenção, impulsividade e hiperatividade. A condição é resultado de uma disfunção no sistema de neurotransmissores, que afeta a comunicação entre os neurônios, sendo a principal área impactada o córtex pré-frontal, responsável por funções como atenção, planejamento, controle de impulsos e tomada de decisões. Novamente, a iniciativa de iluminar o Palácio partiu do vereador Pier Petruzziello (PP).

Julho Verde motiva iluminação especial na Câmara de Curitiba

Depois, a pedido da Presidência da Casa, o Julho Verde motivou uma iluminação especial na Câmara entre os dias 9 e 12, em apoio à campanha de conscientização sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de cabeça e pescoço. A iniciativa foi criada pela Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço (SBCCP) e pela Associação de Câncer de Boca e Garganta (ACBG Brasil), e abrange tumores em áreas como boca, língua, gengivas, entre outras.

O objetivo da campanha é alertar para tipos de câncer muitas vezes negligenciados, mas que impactam a qualidade de vida dos pacientes. Segundo o Instituto Oncoguia, os principais fatores de risco incluem o tabagismo e o consumo excessivo de álcool. De acordo com a SBCCP, é possível prevenir a doença com hábitos como não fumar, evitar bebidas alcoólicas, manter uma alimentação saudável e cuidar da higiene bucal. Além disso, o câncer de cabeça e pescoço tem tratamento e pode ser curado, especialmente quando identificado precocemente. O tratamento geralmente envolve cirurgia, podendo incluir também sessões de radioterapia e quimioterapia. 

Palácio se ilumina em apoio a campanha contra hepatites virais

Em apoio ao Julho Amarelo, (campanha nacional de conscientização sobre as hepatites virais, doenças que podem evoluir para cirrose hepática e câncer no fígado) o edifício recebeu iluminação especial entre os dias 4 e 8. A campanha é celebrada em 28 de julho, data que homenageia o nascimento do médico Baruch Blumberg, responsável pela descoberta do vírus da hepatite B em 1967 e pelo desenvolvimento da primeira vacina contra a doença dois anos depois. A cor faz referência à icterícia, condição que deixa a pele e os olhos amarelados, além de ser um dos sintomas mais comuns das hepatites. 

No Brasil, o Julho Amarelo foi instituído pela lei federal 13.802/2019, com o objetivo de reforçar ações de prevenção, testagem e controle das hepatites B e C. Já em Curitiba, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), por meio do Programa Municipal de Hepatites Virais (PMHV), intensifica durante o mês a oferta de testagem rápida e sorologia para hepatites, além de disponibilizar a vacina contra hepatite B em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs). A iluminação do Palácio foi solicitada pela Presidência da Câmara como forma de apoio à causa.

Câmara se ilumina em especial ao Dia do Bombeiro Brasileiro

Depois, a Câmara aderiu ao vermelho entre os dias 1° e 3 deste mês, em homenagem ao Dia do Bombeiro Brasileiro. A cor simboliza a coragem e a dedicação dos profissionais que atuam em situações de risco para proteger a população. A data faz referência à criação da Corte Provisória de Bombeiros, em 2 de julho de 1856, no Rio de Janeiro, por iniciativa de Dom Pedro II, após um incêndio de grandes proporções mostrar a necessidade de uma corporação especializada.

O Dia Nacional do Bombeiro foi oficializado em 1954, por meio do Decreto 35.309/1954, que também instituiu a Semana de Prevenção contra Incêndios. A iluminação da sede do Legislativo partiu de uma iniciativa da Presidência da Casa e integra as ações de reconhecimento realizadas em todo o país para valorizar o trabalho desses profissionais.

* Matéria elaborada pela estudante de Jornalismo Julia Yamane*, especial para a CMC
*Supervisão do estágio: Fernanda Foggiato

**Notícia revisada pelo estudante de Letras Celso Kummer
Supervisão do estágio: Ricardo Marques