Novembro Azul: ônibus do Erasto Gaertner realiza 60 atendimentos na CMC

por Sophia Gama*, especial para a CMC — publicado 11/11/2022 16h25, última modificação 11/11/2022 16h37
Ação retorna à Câmara para realização de exames e conscientização sobre câncer de próstata.
Novembro Azul: ônibus do Erasto Gaertner realiza 60 atendimentos na CMC

É a segunda vez que o ônibus do Erasto vem à CMC. No mês passado, a ação foi realizada em alusão ao Outubro Rosa. (Foto: Carlos Costa/CMC)

Na última quinta-feira (10), a Câmara Municipal de Curitiba (CMC) recebeu o ônibus Conscientizar+, do Hospital Erasto Gaertner (HEG), para ação de conscientização sobre o câncer de próstata. Esta foi a primeira das ações da CMC previstas para o mês em alusão ao Novembro Azul.

Nesta ocasião, foram realizados 60 atendimentos, entre 10h e 15h, enquanto o ônibus esteve estacionado em frente à praça Eufrásio Correia, no pátio da CMC. Liberados ao público em geral, os atendimentos eram gratuitos e realizados por ordem de chegada.

“Esta ação teve como objetivo incentivar a orientação do exame de próstata, apresentar qual o maior grupo de risco e, com isso, incentivar e desmistificar o exame preventivo de próstata”, explicou Liege Fonseca, chefe da Divisão de Saúde Ocupacional da Câmara.

No ônibus, uma equipe de enfermagem realizou os exames, além de orientar sobre a doença e sua prevenção. Nos casos em que uma análise mais profunda fosse necessária, o paciente era encaminhado para o HEG. Segundo dados do Ministério da Saúde, o câncer de próstata causou a morte de 44 homens por dia em 2021, ou seja, mais de 16 mil óbitos. 

Restaurando Minha Saúde
Além da frente da prevenção, coberta pelo ônibus do HEG, a CMC também irá realizar uma ação voltada para a saúde mental masculina, com o Workshop Restaurando Minha Saúde, que busca facilitar o entendimento corpo-mente e como estes influenciam na saúde dos homens. O evento acontece no dia 22 de novembro, às 10h, na sala de apoio da Saúde Ocupacional. 

No mês anterior, o ônibus do Conscientizar+ já veio à CMC pela campanha Outubro Rosa, quando realizou exames gratuitos e promoveu a conscientização sobre o câncer de mama e de colo de útero (leia mais).

Conscientizar+
O programa Conscientizar+ (C+), do Hospital Erasto Gaertner, foi lançado em 2019, com foco no diagnóstico precoce de doenças. Já os atendimentos itinerantes começaram em julho do ano passado, em meio à pandemia da covid-19.

O programa conta com duas unidades móveis, equipadas com consultórios, elevador para a acessibilidade de pessoas com dificuldade de locomoção, sala de reunião e banheiro. Conforme balanço do Erasto, a iniciativa já levou atendimento a 3,8 mil pessoas, em 16 cidades do Paraná e de Santa Catarina. 

*Notícia elaborada pela estudante de Jornalismo Sophia Gama*, especial para a CMC
Supervisão do estágio: Fernanda Foggiato
Edição: Cláudia Krüger
Revisão: Alex Gruba