Notas de Plenário - Sessão ordinária de 8 de outubro

por Assessoria Comunicação publicado 08/10/2014 13h40, última modificação 27/09/2021 11h36

Segundos turnos
O plenário acatou em segundo turno a declaração de utilidade pública municipal ao Instituto Opet e a denominação de logradouro em homenagem a Tereza Parise Mazur (014.00014.2014 e 009.00030.2014). Os projetos são, respectivamente, de iniciativa dos vereadores Sabino Picolo (DEM) e Pier Petruzziello (PTB). Já a utilidade pública ao Centro Espírita Tribo do Caboclo Pena Branca (014.00038.2014), proposta por Aldemir Manfron (PP), teve a votação final adiada para a próxima quarta-feira (15).

Magistério
Os vereadores reúnem-se nesta quinta-feira (9), às 14h, na presidência, com representantes do magistério municipal. O líder do prefeito, Pedro Paulo (PT), destacou que esta será a última rodada de conversação antes da deliberação do novo plano de carreira da categoria pelo plenário, na próxima semana. (Foto 1)

Congratulações I
A Câmara Municipal de Curitiba entregou votos de congratulações e aplausos ao Clube da Pedrinha pelas comemorações, em 2014, de seus 50 anos de fundação. A homenagem foi proposta pelo primeiro vice-presidente da Casa, vereador Tito Zeglin (PDT). (Foto 2)

Congratulações II

O presidente do Clube das Pedrinhas, José Rendak, recebeu o diploma em nome da entidade. "O nome sempre gera curiosidade. Há 50 anos agregamos profissionais do mercado de seguros", afirmou. "Tivemos 600 reuniões, sem lacunas." Ele também completou que o segmento é importante à economia do país e que a entidade destina recursos a ações filantrópicas. (Foto 3)

Elogio
Helio Wirbiski (PPS) disse, no pequeno expediente, ser bem atendido pelas secretarias e órgãos da administração municipal, ao contrário de reclamações de outros vereadores. "Tenho conversado com educação e respeito e recebo reciprocidade", afirmou. Ele fez um agradecimento especial à secretária municipal de Trânsito, Luiza Simonelli: "Numa cidade em que entram mais dois mil carros por mês, o trânsito precisa cada vez mais de investmentos". (Foto 4)

Pesar

Os vereadores observaram um minuto de silêncio, no início da sessão, pelo falecimento do engenheiro civil Charles Vega Parucker, na última segunda-feira (6), aos 78 anos. Jorge Bernardi (PDT) destacou que ele foi grande mestre da Jurisdição de Língua Portuguesa da Ordem Rosacruz. (Foto 5)

Guarda Municipal
Tico Kuzma (PROS) registrou o convite a todos os vereadores para a cerimônia no Salão Nobre da Prefeitura de Curitiba, às 14h30 desta sexta-feira (10), em homenagem à Guarda Municipal. O prefeito deverá sancionar, na ocasião, o novo plano de carreira da categoria (005.00137.2014).

Almoço
Chico do Uberaba (PMN) registrou convite aos vereadores para almoço com o governador Beto Richa, na próxima segunda-feira (13), no Restaurante Madalosso.

Armazém da Família da Vila Verde
O vereador Toninho da Farmácia (PP) destacou no pequeno expediente a reabertura do Armazém da Família localizado na Vila Verde, no bairro CIC. Segundo ele, o imóvel  teve de passar por reformas para melhor atender a população. O vereador também lembrou em sua fala que o secretário municipal de Meio Ambiente, Renato Lima, foi positivo quanto à realização das obras de desassoreamento do rio Barigui. (Foto 6)

Reforma na academia ao ar livre
Toninho também destacou que foi promovida uma reforma no piso da academia ao ar livre localizada na Praça da UPS, na rua Jornalista Rubens Ávila, no conjunto Vila Verde, no CIC. O parlamentar lembrou que a reforma do local foi possível por meio de uma parceria com a prefeitura.