Notas de Plenário - Sessão ordinária de 27 de outubro

por Assessoria Comunicação publicado 27/10/2014 10h50, última modificação 27/09/2021 11h53

Cidadã honorária
Foi aprovado em segundo turno, com 32 votos favoráveis, o projeto de autoria do vereador Serginho do Posto (PSDB) que concede o título de Cidadão Honorário de Curitiba à Marlene Maia de Britez, educadora, bailarina, compositora e escritora. (006.00010.2014). (Foto 1)

Praça I
A Câmara de Curitiba aprovou, nesta segunda-feira (27), o projeto de lei que denomina de Philomena Fogaça uma praça localizada no bairro Campo de Santana (005.00060.2014). Votada em primeiro turno, a matéria recebeu 28 votos favoráveis. O texto é de autoria de Tico Kuzma (PROS) e altera a redação da lei municipal 14.074/2012. (Foto 2)

Praça II
Segundo a justificativa, a proposta visa corrigir a indicação do local para receber o nome da homenageada, aprovado em 2012 (008.00025.2005). “Houve engano no número da codificação do logradouro. O código sancionado na lei não é o mesmo da área em questão e sim de outra área, cuja denominação já havia sido aprovada em outra lei”, complementou Tico Kuzma.

Logradouro
Em primeiro turno foi aprovado o projeto que indica o nome de Oswaldo Walkolski para denominar logradouro não-especificado do município. A iniciativa foi do vereador Tito Zeglin (PDT) e contou com 30 votos favoráveis (009.00023.2014). O homenageado, que nasceu em 1928 e morreu em fevereiro de 2014, exerceu, entre outras atividades, a de relojoeiro, bombeiro e funcionário da Copel.

Rio Belém
Foi lido em plenário o pedido de informações 062.000340.2014 do vereador Chicarelli (PSDC), que questiona a Prefeitura de Curitiba sobre quantos procedimentos de limpeza, drenagem e desassoreamento foram realizados no Rio Belém nos últimos três anos. Na sessão da última segunda-feira (20), Chicarelli manifestou preocupação com a situação das famílias que vivem próximas ao rio e que sofrem com as enchentes. (Foto 3)

Portal Gastronômico I
Requerimento de Chico do Uberaba (PMN) indicando a implantação do “Portal Gastronômico das Torres” foi acatado pelo plenário. No documento (201.000215.2014), o parlamentar recomenda que o monumento seja construído na Avenida Comendador Franco, entre a BR-116 e o Restaurante Pertutti, ou no local determinado pelo Município. A ideia é que o portal fosse inaugurado em 29/03/2015, no aniversário de Curitiba.

Portal Gastronômico II
Segundo Chico do Uberaba, o objetivo da sugestão é tornar efetiva a lei municipal 11.736/2006, que autorizou a prefeitura a erigir o portal. “Além de ser uma antiga reivindicação dos comerciantes da região, esta iniciativa seria lembrada por gerações de curitibanos e turistas que passarem pela cidade”, justifica o requerimento.

Hospitais I
No pequeno expediente, Chicarelli (PSDC) comunicou sobre reunião realizada na última sexta-feira (24) entre a Comissão de Saúde da Casa e representantes de cinco hospitais filantrópicos da cidade. Segundo o vereador, o principal assunto da pauta foram os repasses de recursos públicos para garantir atendimentos pelo SUS. “Fiz indagações sobre o que melhorou na gestão da saúde. Houve consenso de que nada melhorou”, disse.

Hospitais II
Conforme a presidente do colegiado, Noemia Rocha (PMDB), participaram da reunião as diretorias dos hospitais universitários Cajuru e Evangélico, Hospital Erasto Gaertner, Santa Casa de Misericórdia e Hospital Pequeno Príncipe. “Ouvimos as entidades, que pediram com urgência o atendimento às suas necessidades. Enquanto Comissão de Saúde, vamos na sequência, debater os problemas com a Casa.”

Agradecimento
Em registro, Cristiano Santos (PV) agradeceu à equipe da Secretaria Municipal de Educação (SME) pela execução de reparos na infraestrutura do CMEI Cajuru, solicitados por seu gabinete. Segundo o parlamentar, a prefeitura investiu na reconstrução do muro e na troca de piso do solário. No mesmo sentido, Tico Kuzma (PROS) destacou a execução de emendas orçamentárias de sua autoria na pasta do Meio Ambiente.

Cajuru
Toninho da Farmácia (PP) destacou e agradeceu a equipe do Hospital Cajuru, pelo atendimento prestado à sua sobrinha que passou por uma intervenção cirúrgica recentemente. “Uma equipe eficiente e carinhosa, preocupada como bem-estar do paciente e de seus familiares. Fica aqui meu agradecimento aos administradores e funcionários”, disse o vereador.