Notas de Plenário - Sessão Ordinária de 16 de Dezembro

por Assessoria Comunicação publicado 16/12/2013 13h20, última modificação 21/09/2021 10h30
Logradouro I
A família do médico José Mario Hauari, falecido em 2005, acompanhou a votação, em segundo turno, do projeto de lei que denominará um logradouro público em sua homenagem (009.00042.2013). O projeto de lei é do primeiro vice-presidente da Casa, Tito Zeglin (PDT), que destacou a atuação de Hauari junto à saúde pública e às crianças. (Foto 1)

Logradouro II
“Ele se dedicou inteiramente à profissão. Fez história na Medicina, realmente cumpriu seu juramento”, disse Zeglin. Também enalteceram a biografia do homenageado os vereadores Tico Kuzma (PROS), Colpani (PSB) e Valdemir Soares (PRB).

Logradouro III
Foi acatada em primeira votação a denominação de logradouro público da capital em homenagem a Valdemiro Natalio Bordenowski, que conciliou a carreira no funcionalismo público estadual às artes (008.00017.2013). Artista plástico, mágico e bonequeiro, ficou conhecido como Pintor dos Pinheirais, pela técnica de pintura de galhos caídos da árvore devido à ação do tempo. (Foto 2)

ONG
A ONG Em Ação receberá a utilidade pública municipal (014.00035.2013). Aprovado em primeiro turno, o projeto de lei é do vereador Zé Maria (SDD).

Cultura
Helio Wirbiski (PPS) destacou a sanção da lei estadual que doa à prefeitura de Curitiba a Casa Kozák, localizada no bairro do Uberaba, e a destinação de metade de suas emendas à cultura. “Só podemos mudar o mundo com educação e cultura”, defendeu o vereador.

Inclusão digital
Indicação ao Executivo municipal de Zé Maria (SDD) aprovada hoje, sugere a implantação rede wi-fi gratuita nas praças da capital. A ideia é que isto ocorra em parceria com a iniciativa privada. “A praça é um lugar de convivência e a disponibilização de internet de boa qualidade e gratuita marcará o início de um novo tipo de relacionamento do cidadão com os espaços públicos, encorajando a cidadania por meio da inclusão digital”, justifica o vereador.

Reciclagem de asfalto
Foi lido na sessão plenária desta segunda-feira (16), o requerimento de Rogério Campos (PSC) que solicita à Prefeitura de Curitiba informações sobre o trabalho de reciclagem de asfalto. No documento, o vereador indaga se está em funcionamento o sistema de restauração de vias por meio do programa de asfalto reciclável e qual a relação das vias beneficiadas com material reutilizado em 2013.

Saúde
Chicarelli (PSDC) é autor de pedido de informações ao Executivo sobre os contratos firmados entre a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e as prestadoras de serviços. “Quais são os serviços atendidos por cooperativas, fundações e organizações sociais? Qual a relação dos funcionários, lotação, cargo e salário disponibilizados pela Fundação Estatal de Atenção Especializada em Saúde de Curitiba no Hospital do Idoso?”, questiona.

Registros
O Professor Galdino informou ter participado, na última sexta-feira (13), da inauguração da nova ala do Hospital do Câncer de Londrina, junto ao governador Beto Richa. Já Cristiano Santos (PV) registrou a presença no plenário do cantor Teodoro, da dupla sertaneja Teodoro & Sampaio. (Foto 3)

Agenda
Noemia Rocha (PMDB) comunicou que representará a Casa, em Brasília, em reunião com a ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, para discutir repasse de verbas do programa federal “Crack, é possível vencer”. A vereadora também terá agenda do PMDB estadual, referente ao combate à violência contra a mulher.