Notas de Plenário III - Sessão Ordinária de 2 de dezembro

por Assessoria Comunicação publicado 02/12/2013 13h40, última modificação 21/09/2021 10h12
Farmácia Solidária I
Cacá Pereira (PSDC) pediu o adiamento, por duas sessões, de requerimento para submissão ao plenário de parecer contrário da Comissão de Legislação, Justiça e Redação ao projeto, de sua autoria, que cria a Farmácia Solidária em Curitiba. De acordo com o vereador, o projeto beneficiaria a população de baixa renda e da terceira idade. “Projetos com o mesmo propósito foram aprovados em outros municípios e beneficiam a população”, justifica o vereador. (Foto 1)

Farmácia Solidária II
Segundo a matéria, a Farmácia solidária consiste na arrecadação de sobras de medicamentos não vencidos junto à população pela unidade básica de saúde dos bairros e subsequente distribuição gratuita à população de baixa renda e idosos, conforme indicação médica de controle de qualidade dos medicamentos recolhidos.

Regularização fundiária
Toninho da Farmácia (PP) parabenizou em plenário a disponibilidade das secretarias municipais na discussão de temas relacionados à comunidade. Toninho declarou que irá apresentar emendas à Lei Orgânica do Município (LOM) pela regularização de áreas já consolidadas em Curitiba. O vereador pediu apoio para Carla Pimentel (PSC), presidente da Comissão Especial da LOM, para que este tema seja discutido pelo colegiado. (Foto 2)

IPPUC
Foi aprovado requerimento de votos de congratulações e aplausos ao Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba – IPPUC, em comemoração de seus 48 anos de fundação. A proposição foi do presidente da Casa, Paulo Salamuni (PV).

Boca Maldita
O vereador Tito Zeglin (PDT) registrou o lançamento, no último sábado (30), do livro “Boca Maldita de Curitiba: reduto da democracia”, de autoria de Lineu Tomass.

Falecimento I
Tito Zeglin lamentou o falecimento do jornalista Vicente Miklos, que será sepultado no cemitério do Abranches, às 17h desta segunda-feira (2). Zeglin relembrou que Miklos recebeu o título de vulto emérito de Curitiba em dezembro de 2012, após 19 anos da aprovação do título pela Câmara Municipal. O parlamentar solicitou a aprovação do plenário para a realização de um minuto de silêncio pelo passamento. (Foto 3)

Falecimento II
O líder do governo na Casa, Pedro Paulo (PT), também lamentou o falecimento do governador de Sergipe, Marcelo Déda (PT). Déda faleceu na madrugada desta segunda-feira (2), em São Paulo, em decorrência de câncer no estômago e pâncreas, doença contra a qual lutava há quatro anos.
 
Igreja Quadrangular
Cristiano Santos (PV) registrou sua viagem, juntamente com Ailton Araújo (PSC), até Foz do Iguaçu para a 36º Convenção Estadual da Igreja do Evangelho Quadrangular.

Tribunal Regional Federal
A nomeação do juiz federal João Pedro Gebran Neto, para desembargador do Tribunal Regional Federal da 4ª Região, foi comentada em plenário por Felipe Braga Côrtes (PSDB). Gebran é curitibano e faz doutorado em Direito Constitucional na Universidade Federal do Paraná. Atuou como juiz federal desde 1993 e como diretor do Foro da Seção Judiciária paranaense de 2005 a 2007. Atualmente, fazia parte da 8ª Turma do TRF4, especializada em matéria penal.