Notas de Plenário I - Sessão ordinária de 18 de novembro

por Assessoria Comunicação publicado 18/11/2014 13h40, última modificação 28/09/2021 08h03
Aumento do IPTU
No início da sessão desta terça-feira, o vereador Chicarelli (PSDC) leu declarações contra o aumento do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU) em anos passados, atribuindo-as à bancada de oposição na Câmara Municipal. “Agora que a prefeitura anunciou um aumento programado do IPTU até 2017, poucos desses vereadores poderão manter esse posicionamento”, disse o parlamentar. (Foto 1)

Rio Belém
Bancos de areia no leito do rio Belém, entulhos e rachaduras no asfalto da via que passa ao redor do córrego foram mostrados, no telão do Câmara Municipal, pelo vereador Chico do Uberaba (PMN). O parlamentar novamente solicitou ação da Prefeitura de Curitiba no local, “para evitar uma tragédia”. “A situação é caótica”, afirmou o vereador. (Foto 2)

Funerárias I
“Quero pedir aos vereadores da Comissão de Legislação que considerem, ao analisar hoje à tarde o projeto que flexibiliza o rodízio das funerárias, posicionamento do Tribunal de Justiça do Paraná favorável à mudança. Não há nada irregular nisso, apenas regulamenta a livre escolha das famílias”, comentou Chico do Uberaba, na tribuna. Ele é a favor da tramitação da matéria.

Funerárias II
Em manifestações feitas em plenário, Cristiano Santos (PV) e Toninho da Farmácia, membros da Comissão de Legislação, (PP) criticaram a iniciativa. Informaram que pedirão vista ao projeto e solicitaram ao vereador Chico do Uberaba para nominar a “máfia das funerárias”, citada por ele em sua fala. “Se existe máfia, tem que haver mafiosos”, criticou Toninho. “O rodízio acabou com os papa-defuntos, com os urubus”, defendeu Cristiano.

Monitoramento I
Pedido de informações (062.00378.2014) de Tico Kuzma (PROS) ao Município questiona o funcionamento das câmeras de monitoramento do Shopping Popular. O vereador afirma que o sistema foi implantado em 2009, com emenda de sua autoria ao orçamento. “Se a central não estiver funcionando, perguntamos se há um orçamento e prazo para o conserto”, afirma uma das perguntas.

Monitoramento II
Em outra proposição (062.00379.2014), Kuzma pede informações oficiais sobre uma central de monitoramento da Guarda Municipal na avenida Brasília, bairro Novo Mundo. “As três câmeras estão funcionando e permitindo a visualização, gravação e recuperação das imagens monitoradas?”, indaga.

Terminal
Pedido de informações (062.00381.2014) ao Executivo, da vereadora Julieta Reis (DEM), questiona o atraso na conclusão da reforma do Terminal Santa Cândida. A vereadora destaca que as obras faziam parte do PAC da Copa. “Já que uma de nossas atribuições do Legislativo Municipal é informar a população sobre os atos do Executivo, fizemos o referido pedido de informações”, justifica.

Retirada
Foi aprovado, na segunda parte da ordem do dia, requerimento (073.00018.2014) de Julieta Reis (DEM) para a retirada da proposição 031.00038.2014, um substitutivo geral ao projeto de sua autoria que altera a regulamentação do comércio ambulante na cidade. Ela apresentou, no lugar, a proposição 031.00049.2014.
 
Visitas I
Paulo Salamuni (PV) e Cacá Pereira (PSDC) registraram a presença, em plenário, do vereador de Pinhais Ari Valdir do Nascimento (PSDC). Também estiveram na sessão o político Polaco do Ônibus (PSC), do Boa Vista, o servidor aposentado da prefeitura, José Antônio Bukowski, e Alceu Pazzinatto, do almoxarifado da Câmara – cujas presenças foram comunicadas por Chico do Uberaba (PMN).

Visitas II
O vereador Tico Kuzma (PROS) informou ao plenário que Mauro Carioca, o “Tibúrcio”, acompanhou a sessão plenária. “Ele tem uma história de vida única, pois foi menino de rua. Hoje acumula experiência de ter sido rei momo de Curitiba mais de uma vez, é afilhado de Zeca Pagodinho e animador de plateia do Programa do Faustão. Durante a Copa 2014, foi professor de dança da seleção da Alemanha”, relatou.

Visitas III
Também foi registrada em plenário a presença do vereador Ari Valdir (PSDC), da cidade de Pinhais (PR). O parlamentar foi cumprimentado pelo colega de legenda, Cacá Pereira, e pelo presidente da Casa, Paulo Salamuni (PV).