Notas da sessão plenária de 9 de março

por José Lázaro Jr. e Sophia Gama*, especial para a CMC — publicado 09/03/2022 18h55, última modificação 10/03/2022 12h05
Proposições lidas no pequeno expediente, debates, registros, visitas e outros conteúdos.

Curso LGPD*
Antes de os vereadores debaterem a Ordem do Dia, o diretor da Escola do Legislativo, Carlos Barbosa, reforçou o convite para o curso que será promovido na quinta-feira (10), na Câmara de Vereadores, sobre a Lei Geral de Proteção de Dados (participe). “É de extrema importância que os gabinetes designem alguém para acompanhar esta formação”, afirmou Barbosa. O curso visa esclarecer como os vereadores e servidores poderão aplicar a LGPD no dia a dia, uma vez que a Resolução em vigor na CMC não abrange os gabinetes (leia mais).

Visitas em plenário
Analista de Educação em Saúde do Sesc Paraná, Giovana Castellano, esteve em plenário, na manhã desta quarta-feira (9). O presidente da Casa, Tico Kuzma (Pros), lembrou da adesão, em fevereiro, à campanha “Aqui Mosquito Não Entra”, de combate ao mosquito Aedes aegypti. Já Mauro Bobato (Pode) registrou a visita do artesão Rodrigo Romminger, da Feira do Largo da Ordem.

Pirata Zulmiro
O vereador Nori Seto (PP) destacou a estreia, na Cinemateca de Curitiba, nesta quarta (9), do documentário de Estevan Silveira sobre o pirata Zulmiro. Com base na pesquisa de Marcos Ofenbock, o filme “O Legado do Pirata Zulmiro” retrata a vida em Curitiba desse pirata inglês, que acabou morando no Pilarzinho após esconder um grande tesouro (leia mais). Seto lembrou que uma emenda parlamentar disponibilizou o livro de Ofenbock nas escolas municipais e que a pesquisa “coloca Curitiba dentro de uma das principais histórias de pirataria do mundo”.

Passe escolar
Ezequias Barros (PMB) alertou que a plataforma da Urbs para aquisição do passe escolar não estava funcionando. “Tenho recebido relatos de dificuldade, então fizemos um teste e o sistema não estava funcionando”, apontou o vereador. Ele lembrou que agora, com a volta às aulas, o passe escolar é fundamental para as famílias.

Viaduto do Orleans
Exibindo um vídeo gravado na região em que deveria ser construído o novo viaduto do Orleans, a vereadora Flávia Francischini (PSL) cobrou da Prefeitura de Curitiba o início das obras, uma vez que “o governo do Paraná já pagou R$ 1 milhão pelo projeto e nada de ficar pronto”. Ela criticou a decisão de concluir o viaduto da rua General Mário Tourinho em vez de realizar a obra do Orleans, “por onde passam mais de 3 mil veículos”. “O prefeito escolheu fazer a obra mais visível, um viaduto para quem vem do Batel”, afirmou.

Valetas que transbordam
A vereadora Professora Josete (PT) cobrou da Prefeitura de Curitiba ações emergenciais de infraestrutura no bairro Caximba, enquanto as obras do projeto de renovação urbanística não sai do papel. “As valetas transbordam quando chove. As obras de saneamento básico são urgentes, ao menos colocar as manilhas para fechar as valetas”, pediu a parlamentar. Utilizando um vídeo para retratar a condição de vida das pessoas, ela cobrou mais diálogo do Executivo com as famílias que serão realocadas em razão da obra prometida pela prefeitura.

Incentivo ao esporte
Ao lado de Tico Kuzma (Pros), Mauro Bobato (Pode), Márcio Barros (PSD) e Alexandre Leprevost (Solidariedade), Marcelo Fachinello (PSC) relatou ter participado do lançamento do Programa de Incentivo ao Esporte de Curitiba e da entrega dos uniformes que serão usados. “São 423 atletas e paratletas selecionados, além de 100 projetos, passando facilmente das 1 mil pessoas contempladas”, destacou o parlamentar, que usou a história de Ronan Cordeiro para exemplificar a importância do esporte na vida das pessoas. Fachinello pediu mais recursos para o esporte e a criação de um fundo municipal para a área.

Contra o aborto
Sou conservador e pastor evangélico, não tenho dificuldade em dizer. Vou defender as crianças, porque elas não têm quem as defenda”, disse, em plenário, Ezequias Barros (PMB), voltando a discutir a regulamentação do aborto na Colômbia. “Isso nos preocupa. A Argentina já fez, agora a Colômbia. A esquerda está trabalhando fortemente para que o aborto seja liberado. A concepção é divina. Todas as vidas importam, desde a sua concepção. Nós, que temos esse entendimento, precisamos falar”, defendeu. 

Bancada PSD*
Beto Moraes (PSD) protocolou requerimento indicando o Jornalista Márcio Barros (PSD) como novo líder da bancada do Partido Social Democrático. Conforme o artigo 24 do Regimento Interno, a mudança também torna Eder Borges (PSD) e Beto Moraes 1º e 2º vice-líderes da bancada, respectivamente (042.00004.2022).

Unidade de Saúde*
O vereador Osias Moraes (Republicanos) indaga sobre a reforma na Unidade de Saúde Vila Estrela, localizada no Fazendinha. Segundo o parlamentar, a comunidade local tem encontrado dificuldade ao buscar atendimento médico, devido às obras da unidade. Assim, Moraes questiona sobre o andamento e a previsão para o fim da reforma, entre outras questões (062.00142.2022).

Cliqx Urbs*
Professor Euler (PSD) questiona sobre a compra de créditos pela plataforma Cliqx Urbs. O vereador solicita saber quando a empresa Qliqx foi homologada para o serviço, quantos usuários utilizam a plataforma via whatsapp, as formas de pagamento possíveis e o motivo da plataforma não disponibilizar a opção de pagamento com cartão de crédito (062.00143.2022).

Evasão escolar*
Uma vez que a taxa de evasão escolar foi alta nacionalmente, devido à pandemia da covid-19, o Jornalista Márcio Barros (PSD) indaga sobre os índices em Curitiba. O vereador solicita o número de alunos matriculados em janeiro de 2020 e em 2022, assim como - caso fique comprovada a alta taxa de evasão - qual o plano de recuperação do município (062.00144.2022).

*Nota elaborada pela estudante de Jornalismo Sophia Gama*, especial para a CMC
Supervisão do estágio: Fernanda Foggiato
Revisão: José Lázaro Jr.