Notas da sessão plenária de 7 de dezembro

por Sophia Gama*, especial para a CMC — publicado 07/12/2021 19h02, última modificação 07/12/2021 19h02
Proposições lidas no pequeno expediente, debates, registros, visitas e outros conteúdos.

Comunidade Concórdia II*
Renato Freitas (PT) trouxe novamente ao plenário a questão da Vila Concórdia II, uma ocupação na região do Barigui. O vereador explica que não há coleta de lixo na região, obrigando os moradores a andar muito e atravessar vias perigosas para retirar os lixos de suas casas. Uma moradora da área inclusive morreu atravessando a rua para levar o lixo. “Quem viveria em meio ao lixo? Nós somos seres humanos, não somos ratos”, afirmou Renato Freitas, defendendo o requerimento ao Executivo para que a coleta de lixo passe a incluir a região. O vereador também questionou o fato do projeto Renda Solidária ainda não ter sido votado em plenário, enquanto outros projetos do Executivo tramitam na Casa em regime de urgência.

Jardinete da Magó*
No sábado passado (4) aconteceu a inauguração do Jardinete da Magó, no Fazendinha, e Maria Leticia (PV) usou sua fala para contar sobre o evento e lembrar da história por trás do local. A bailarina, produtora de dança e de teatro, Maria Glória Poltronieri Borges, ou Magó como era conhecida, foi estrangulada e estuprada em uma cachoeira, no ano passado, em Mandaguari, no norte do Paraná. O espaço foi revitalizado para homenagear a vítima de feminicídio. A iniciativa partiu da Procuradora da Mulher da Câmara, Maria Leticia, e estavam presentes na inauguração o presidente da CMC, Tico Kuzma (Pros); Professora Josete (PT); Marilza do Carmo, secretária municipal do Meio Ambiente; familiares de Magó; Akemi Nishimori, representantando o deputado federal Luiz Nishimori; Gerson Gunha, administrador da Regional Portão; e Marilena Winter, presidente da OAB-PR.

Esclarecimentos e obras*
Sidnei Toaldo (Patriota) usou sua fala no pequeno expediente para rebater as afirmações feitas por Mauro Ignácio (DEM) na sessão de ontem (6), quando disse que Toaldo teria “se atravessado” em uma obra na qual já estava trabalhando, com uma emenda parlamentar. “Fica a sugestão para que a vossa senhoria, pelo menos se puder aceitar, e tentar trabalhar em conjunto, para que mais obras venham para a nossa regional e para nossa Curitiba”, afirmou Sidnei Toaldo.

Emendas parlamentares*
Mauro Ignácio (DEM) aproveitou seu tempo no pequeno expediente para mencionar o respeito e a colaboração que pode ser realizada tratando-se das emendas parlamentares. “Ontem eu falava sobre emendas parlamentares, falava sobre o desrespeito, mas hoje quero falar sobre o respeito”, disse o vereador, referindo-se à provocação feita para Sidnei Toaldo (Patriota) na sessão de segunda-feira (6). Mauro Ignácio contou que, diferentemente do ocorrido com Toaldo, ele e o vereador Nori Seto (PP) conversaram sobre as emendas que tinham destinado para o mesmo local e, de forma respeitosa, conseguiram chegar a um acordo, onde ambas as emendas poderão ser realizadas. Agora a praça Marco Malucelli, no Santo Inácio, receberá uma reforma na pista de skate, a implantação de uma quadra de beach tennis, uma reforma no parquinho e uma arena sintética.

Guarda Municipal*
Dalton Borba (PDT) questiona sobre os critérios para instalação de módulos da Guarda Municipal em seu primeiro requerimento. Segundo o vereador, a retomada econômica após a covid-19 precisa ser acompanhada pela segurança pública. Borba usa como exemplo a rua Itupava, onde há um alto índice de reclamações sobre situações que causam insegurança, a inexistência de patrulhamento efetivo nos dias em que há maior movimentação nos bares e restaurantes da região (062.00983.2021).

Créditos adicionais*
Em requerimento separado, Dalton Borba (PDT) também solicita informações referentes aos estudos técnicos preliminares e projetos básicos, que basearam o valor das proposições que abrem créditos adicionais para a prefeitura (062.00985.2021). Os créditos devem atender às despesas com prestação de serviços de tecnologia da informação e comunicação, e outras despesas já fixadas na Lei Orçamentária Anual, para o exercício de 2021 (013.00014.2021 e 013.00011.2021, respectivamente).

Trânsito em Curitiba*
A vereadora Amália Tortato (Novo) solicita informações à Urbs a respeito do planejamento de trânsito para Curitiba para os próximos anos. A principal questão do requerimento é se há mecanismos a serem implantados para melhoria da sincronicidade entre os semáforos, como a inteligência artificial (062.00984.2021).

Educação integral*
Após saber sobre o receio dos pais da comunidade, João da 5 Irmãos (PSL) solicita informações sobre a reforma e prazo de reabertura da Unidade de Educação Integral Maria de Lourdes Lamas Pegoraro, no Cajuru. Segundo o vereador, a comunidade local foi informada que a unidade passaria por obras e reabriria em 2022, entretanto tais reformas ainda nem foram começadas (062.00986.2021).

Requerimentos diversos*
Noemia Rocha (MDB) protocolou três requerimentos diferentes, sendo o primeiro a respeito do regime de contratação, manutenção e zeladoria dos cemitérios municipais (062.00987.2021). A vereadora também questiona à Secretaria Municipal do Urbanismo sobre o objeto, tramitação, análise e conclusão do procedimento autuado sob o protocolo n°01-125654/2012 (062.00988.2021); e sobre a prestação de serviços de tecnologia da informação, contratos, composição de custos, entre outros (062.00989.2021).

*Nota elaborada pela estudante de Jornalismo Sophia Gama, especial para a CMC.
Supervisão do estágio: Fernanda Foggiato.
Revisão: José Lázaro Jr.