Notas da sessão plenária de 30 de outubro - 2ª edição

por Assessoria Comunicação publicado 30/10/2017 15h25, última modificação 21/10/2021 10h12

Estudantes politizados I
Na tarde desta segunda-feira (30), alunos do 1° ao 5° ano do ensino fundamental do Colégio CEI Bela Vista do Paraíso vieram à Câmara de Curitiba, em visita que complementa o projeto “Senadores Mirins” desenvolvido por alunos e professores. A atividade foi acompanhada pela vereadora Maria Leticia Fagundes (PV): “Tenho a intenção de trazer outras crianças para conhecer a Câmara. Eles vieram dentro do meu gabinete porque precisam entender essa interação de plenário com os gabinetes para aprovar um projeto de lei. É um prazer, uma alegria recebê-los aqui”. (Foto 1)

Estudantes politizados II
Adriana Filippetto, diretora da escola, conta que a iniciativa busca inserir as crianças em seu papel cidadão, promovendo discussões sobre sustentabilidade e revitalização da própria escola. “Eles trouxeram problemas como a má conservação das carteiras e dos pisos das salas, assuntos que eram importantes para eles. Tudo isso foi debatido entre os 44 senadores eleitos no começo do ano”, afirma a diretora. “Procuramos também dividir as vagas no Senado Mirim igualmente entre meninos e meninas; é mais uma forma de trazer a igualdade.” (Foto 2)

Mutirões da Cidadania I
Zezinho Sabará (PDT) afirmou que o Mutirão da Cidadania da CIC, terceira edição do evento, realizada de 25 a 28 de outubro, foi “um sucesso”. “É uma parceria entre os governos municipal e estadual, em que a população pode ser atendida sem burocracia, sem dificuldade, facilita o atendimento em todas as áreas”, apontou. “Foram feitos mais de 50 mil atendimentos, quase 2 mil identidades, carteiras de trabalho, foram dados títulos de propriedades.” (Foto 3)

Mutirões da Cidadania II
“Isso é muito bom, levar o atendimento à comunidade. Espero que continue sempre”, acrescentou Zezinho. O vereador, no entanto, avaliou que “falta um pouco de divulgação”. “Muita gente não vai porque não fica sabendo. Se divulgasse vila por vila, com carro de som, panfletagem”, sugeriu. Ele lembrou que o quarto Mutirão da Cidadania, no Tatuquara, ocorrerá de 16 a 18 de novembro.

Eventos I
Noemia Rocha (PMDB) registrou sua participação, na última quinta-feira (26), em evento no Hospital de Clínicas que comemorou os 100 anos da terapia ocupacional. Ela defendeu a profissão e a efetividade dos tratamentos, mas lamentou a falta de apoio de poder público à atuação dos terapeutas ocupacionais no Sistema Único de Saúde (SUS). A vereadora também disse ter acompanhado o Seminário Femipa, realizado de 25 a 27 de outubro na Associação Médica do Paraná (AMP), com a presença do ministro da Saúde, Ricardo Barros. “Na minha leitura, se ele for fazer o que está prevendo fazer em relação ao SUS teremos grandes avanços. Estamos aí lutando pela saúde, que é, no meu ponto de vista, prioridade”, sustentou. (Foto 4)

Eventos II
Felipe Braga Côrtes (PSD) falou sobre sua participação no evento Reação Urbana, encerrado nesse domingo (29), no Engenho da Inovação, que discutiu a reabilitação do Vale do Pinhão, área que compreende os bairros Rebouças e Prado Velho. Segundo o vereador, a atividade contou com a participação da HAUS (da Gazeta do Povo), do Reurb, da Agência Curitiba e de acadêmicos e professores de diferentes instituições de ensino superior, como a Universidade Federal do Paraná (UFPR), Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) e Universidade Positivo (UP). “Serão extraídas propostas urbanísticas para as áreas de trânsito, de construção. Neste momento não foram tratadas questões como impostos”, apontou. (Foto 5)

Confraria da Bola
Tito Zeglin (PDT) entregou votos de congratulações e aplausos à Confraria da Bola, que havia sido aprovado na sessão de 10 de outubro (077.00361.2017). Segundo ele, a ideia “surgiu em outubro de 2011, com amigos em uma reunião” e “hoje é uma tradição em Curitiba, reunindo mais de 100 pessoas em encontros realizados mensalmente, sempre na primeira segunda-feira do mês”. “Como o nome indica, conta com a participação de ex-jogadores, dirigentes, jornalistas, radialistas e admiradores do esporte mais popular do país”, relatou. Um dos integrantes é o ex-vereador Aladim Luciano. A homenagem foi recebida por Capitão Hidalgo e por Faiçal Farran. Tico Kuzma (Pros) destacou que o ex-deputado, ex-vereador e radialista José Domingues, um dos fundadores da confraria, também estava em plenário. (Fotos 6 e 7)

Associação
Foi aprovado com 30 votos favoráveis, em primeiro turno, o projeto do vereador Zezinho Sabará (PDT) que declara de utilidade pública a Associação Famílias do Sítio Cercado (014.00029.2017 com substitutivo geral 031.00073.2017). O autor optou por discutir o tema amanhã (31), com a presença de representantes da entidade.

Em tramitação I
Dois projetos de lei que pretendem conceder honrarias começaram a tramitar oficialmente com a leitura no pequeno expediente da sessão. Ezequias Barros (PRP) propõe a Cidadania Honorária de Curitiba ao pastor Aluizio Antonio Silva, fundador da Igreja Videira, psicólogo e escritor (006.00016.2017). Professor Euler (PSD), por sua vez, indica o servidor Elcio José Pereira, diretor do Departamento de Plenário e Processo Legislativo (Deprole) e ex-vereador, para receber o título de Vulto Emérito da cidade (007.00003.2017).

Em tramitação II
Também foram lidas três proposições para dar nome a ruas da cidade, como Isabel Dittrich, João Alves da Rosa Filho e José Dauto Barbosa. As iniciativas são, respectivamente, dos vereadores Ezequias Barros, Bruno Pessuti e Jairo Marcelino, ambos do PSD. Passaram pelo pequeno expediente, ainda, quatro projetos para declarações de utilidade pública municipal: à Associação Espiritualista Irmãos de Aruanda, por Maria Manfron (PP); Associação de Pais, Mestres e Funcionários do Colégio Estadual Professor Máximo Atílio Asinelli, por Professor Silberto (PMDB); à Associação de Pais, Mestres e Funcionários do Colégio Estadual Domingos Zanlorenzi, por Sabino Picolo (DEM); e ao Grêmio Esportivo Recreativo do Caiuá e Amigos da CIC, por Zezinho Sabará (PDT). Confira as propostas de lei no pequeno expediente.

Presença
Serginho do Posto (PSDB), presidente da Câmara Municipal, registrou a presença em plenário do vereador de Fazenda Rio Grande, Rafael Nunes Campaner (PSC). O parlamentar, que esteve no Legislativo a convite de Mauro Bobato (Pode), foi convidado a compor a Mesa Diretora, de onde acompanhou parte da sessão. (Foto 8)

Texto: Fernanda Foggiato, João Cândido Martins e José Lazaro Jr. Colaborou Luiz Kozak, estudante de Jornalismo.
Revisão: Michelle Stival da Rocha
Supervisão do estágio: Filipi Oliveira