Plenário aprova cidadania honorária ao advogado Mauro Seraphim

por Assessoria Comunicação publicado 30/10/2017 16h15, última modificação 21/10/2021 10h40

O plenário da Câmara de Curitiba acatou em primeiro turno nesta segunda-feira (30), com 26 votos favoráveis, a proposta de Dr. Wolmir Aguiar (PSC) que concede a cidadania honorária ao advogado e professor Mauro Seraphim (006.00013.2017). “Fui seu aluno e digo que, além das suas qualidades como jurista, trata-se de uma pessoa muito serena”, pontuou Dr. Wolmir.

O vereador lembrou alguns dados biográficos de Mauro Seraphim. De acordo com ele, o advogado nasceu Marília, no interior do estado de São Paulo, em 11 de janeiro de 1937. Em 1951, o homenageado veio com a família para Curitiba, onde  concluiu seus estudos no Colégio Novo Ateneu. Entre 53 e 56, trabalhou na secretaria geral do estabelecimento. Em 57, foi para o Rio de Janeiro, onde estudou Teologia, formando-se em 60. “Retornando a Curitiba, passou a exercer atividades eclesiásticas de 1961 à 1980. Além do pastorado, ao mesmo tempo desempenhou o magistério teológico no então Seminário Batista do Paraná, entre os anos de 1963 e 1979. Foi presidente da Convenção Batista Paranaense por nove mandatos consecutivos (1971-1979)”, lembrou Dr. Wolmir.

Formou-se em Direito no ano de 1974. Lecionou Direito Internacional Público na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC) entre os anos de 1980 e 1985 e na Faculdade de Direito de Curitiba (atual Unicuritiba), entre 1985 e 1997, entidade na qual também atuou como secretário geral, coordenador do núcleo de relações internacionais, assessor da reitoria e ouvidor acadêmico. “Na Unicuritiba”, disse o vereador, “por anos Mauro Seraphim vem exercendo a presidência da entidade representativa do corpo docente, a associação de professores da instituição – Apronic. Dedicou-se à pós-graduação em recursos humanos e em especialização para o ensino superior”.

Conforme relata o autor da homenagem, Mauro Seraphim também atuou na Sociedade Evangélica Beneficente de Curitiba entre os anos de 1990 e 2012, desempenhando atividades como assessor jurídico e como presidente, por um curto período. Lecionou na Faculdade Evangélica de Medicina e foi também diretor executivo da operadora do Evangélico Saúde. “Já foi contemplado com o título de professor emérito concedido pela Unicuritiba e com a comenda coronel Joaquim Sarmento  [patrono da Polícia Militar do Paraná], a mais alta da corporação”, finalizou Dr. Wolmir.

Noemia Rocha (PMDB) disse que conhece Mauro Seraphim há muitos anos. “Um grande professor e jurista”, disse ela. “Eu participei do início do voluntariado do Hospital Evangélico e ele estava lá presente. O que eu acho extraordinário em sua pessoa é a solidariedade com que ele atua. Nós fazíamos eventos beneficentes com 500, 700  mulheres e ele estava ali fazendo de tudo um pouco. Um homem do bem, um homem de Deus”, observou a vereadora.