Notas da sessão plenária de 30 de outubro - 1ª edição

por Assessoria Comunicação publicado 30/10/2017 14h10, última modificação 21/10/2021 10h12

Aplicativos x táxi I
"Sou favorável ao direito de escolha do cidadão", respondeu Bruno Pessuti a Jairo Marcelino, hoje, no plenário, após o primeiro se posicionar contra aquela que chamou de "Lei do Retrocesso" (PLC 28/2017) - nome dado ao projeto de lei em debate hoje, no Senado, que inviabiliza a operação de aplicativos de carona no Brasil. Marcelino perguntou a Pessuti se ele era contra os taxistas. "Vossa excelência tem que ser a favor de quem é regulamentado", criticou o primeiro, dizendo que o pai de Bruno, o ex-governador Orlando Pessuti, defendia a categoria. Ambos os vereadores são do PSD. (Foto 1)

Aplicativos x táxi II
"Se alguém disseminou essa mentira [de eu ser contra os táxis], pode ter sido vossa excelência entre os taxistas", disse Bruno a Marcelino. "Sempre serei favorável ao táxi e aos aplicativos, pois sou favorável ao cidadão escolher", insistiu. Antes disso, o colega dele de partido havia dito que o movimento dos táxis, após os aplicativos chegarem ao mercado, caiu 60%. "[Depois da regulamentação] quantos veículos já se cadastraram para trabalhar com os aplicativos em Curitiba? Quanto a prefeitura já arrecadou?", questionou Jairo Marcelino. Noemia Rocha (PMDB) também questionou os aplicativos, dizendo que se mostram inseguros para os usuários. (Foto 2)

Crítica à imprensa
"Não é o IML [Instituto Médico-Legal] que acumula, é o sistema judiciário que não anda. É o sistema que não manda inumar", disse a vereadora Maria Letícia Fagundes (PV) sobre a notícia que o IML estaria "empilhando cadáveres". Ela confirmou a existência de 109 corpos na sede, mas disse que só 7 estão lá por necessidade do instituto, estando os outros à espera das famílias ou de procedimentos policiais e judiciais. "Aborrece a mídia colocar o assunto como se o IML cometesse essa falha", reclamou.

Emergência I
A vereadora Professora Josete (PT) pediu à liderança do prefeito explicações sobre o que acontecerá com os estudantes da Escola Municipal Profª Maria Nicolas, no Portão. Ela reclamou de informações desencontradas sobre o suposto fechamento da unidade por falta de pagamento de aluguel, o que provocaria a realocação de 300 alunos, emergencialmente, em salas de madeira no Centro Municipal de Educação Infantil Nice Braga. (Foto 3)

Emergência II
"Mais uma vez a comunidade [escolar] do Maria Nicolas é tratada de forma inadequada", afirmou Josete, lembrando que "na época da municipalização houve tentativa de fechamento [da escola], mas houve mobilização e se conseguiu manter o espaço". A vereadora classificou de "autoritária" a falta de comunicação da prefeitura com os pais e professores dessas unidades. "É uma alteração drástica e sequer foram chamados para conversar", apontou. Goura, do PDT, reforçou a queixa, dizendo ser "uma fusão que não trará benefícios".

Mudança no Ippuc

A saída de Reginaldo Reinert da presidência do Ippuc (Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba), órgão cuja direção foi repassada interinamente a Fernando Jamur, secretário municipal de Governo, foi criticada pelo líder da oposição, Goura (PDT). "Há preocupação com os rumos do urbanismo na cidade", disse o vereador. Dizendo "externalizar sua preocupação", ele questionou a mudança no comando do Ippuc "num momento que se discute a Lei de Zoneamento". (Foto 4)


Capital das bibliotecas
Citando reportagem do jornal Bem Paraná, Osias Moraes (PRB) destacou o fato de Curitiba ser "a capital nacional das bibliotecas públicas", com 83 unidades na cidade. "A gente vê que o paranaense gosta de ler e de se informar", comentou. "A capital paranaense é a campeã em número de bibliotecas públicas por 100 mil habitantes entre todas as capitais do país, com índice de 4,34", diz a reportagem, que utilizou dados do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas (leia mais).

Retirada I
O vereador Zezinho do Sabará (PDT) resolveu apresentar um novo substitutivo geral ao projeto que concede declaração de utilidade pública ao Golden Boys Football Club (073.00012.2017). O parlamentar mantém a tramitação do projeto (014.00012.2017) e arquiva o substitutivo (031.00065.2017), que retirava o CNPJ da instituição da súmula e do teor da proposição.

Retirada II
"Para adequação ao projeto de lei em análise", justifica Maria Leticia Fagundes (PV) ao interromper a tramitação de um substitutivo geral de sua autoria (073.00013.2017). A proposição tinha alterado o projeto que cria a Semana de Direitos do Idoso em Curitiba (005.00156.2017), mantendo a comemoração na primeira semana de outubro, mas retirando a obrigação de a Prefeitura de Curitiba pagar campanhas publicitárias e distribuir cartilhas nos terminais de ônibus e UPAs (031.00031.2017).

Inventário
O plenário concordou em enviar à Prefeitura de Curitiba uma sugestão da vereadora Julieta Reis (DEM). Ela pede que, a exemplo da cidade de São Paulo, a capital do Paraná realize periodicamente um inventário da biodiversidade do município (201.00369.2017). "As informações subsidiariam o manejo da fauna, a elaboração e a análise de estudos e relatórios de impacto ambiental, bem como programas e ações de educação ambiental", justifica.

Câmeras de segurança
"É constante a abordagem de infratores, que executam desde pequenos furtos até assaltos à mão armada", alerta Toninho da Farmácia (PP). Ele apresentou uma sugestão ao Executivo, para que sejam instaladas câmeras de segurança nas ruas Engenheiro Eduardo Naldony e Cyro Pereira, na Vila Vitória Régia. "A instalação das câmeras ajudará a coibir ações violentas e auxiliará a Guarda Municipal e a Polícia Militar no combate à violência", diz o vereador (201.00370.2017).

Jogo da ONU

Para o vereador Dr. Wolmir Aguiar (PSC), a Prefeitura de Curitiba deveria incluir nas atividades escolares o jogo de computador "Turma de Valor", desenvolvido pela ONU (203.00027.2017). "É um jogo de computador, em formato de história em quadrinhos, em que as crianças são colocadas diante de dilemas éticos e, à medida que se posicionam diante deles, determinam o destino de seus personagens", explicou.