Notas da sessão plenária de 24 de novembro

por Fernanda Foggiato, José Lázaro Jr. e Sophia Gama*, especial para a CMC — publicado 24/11/2021 18h40, última modificação 24/11/2021 18h40
Proposições lidas no pequeno expediente, debates, registros, visitas e outros conteúdos.

Regimes de urgência I
A pedido do líder do prefeito, Pier Petruzziello (PTB), o plenário adiou, por uma sessão, a análise do regime de urgência a três mensagens do Executivo (411.00031.2021, 411.00032.2021 e 411.00033.2021). Um dos projetos pede aos vereadores um ano de prazo extra para a revisão da planta genérica do IPTU (002.00017.2021). Com isso, o limite fixado pelo artigo 36 do Código Tributário seria postergado para 15 de outubro de 2022 (entenda).

Regimes de urgência II
Em outra proposição, o mote é a implantação da praça da Suécia, em regime de comodato com a empresa Volvo, na confluência da avenida Juscelino Kubitschek de Oliveira e a rua Eduardo Sprada. O espaço, justifica o Executivo, atenderá ao lazer e à qualidade de vida da população, além de se tornar “um grande ponto de referência” no acesso aos bairros CIC, Augusta e ao parque Passaúna (005.00270.2021).

Regimes de urgência III
A terceira mensagem que terá a urgência analisada pelos parlamentares da capital dispõe sobre operação de crédito, no valor de R$ 350 milhões, para a amortização de parcelamentos referentes à previdência do funcionalismo (005.00161.2021). Os requerimentos retornam à pauta na próxima segunda-feira (29).

Visitas em plenário
A CMC recebeu em plenário, nesta manhã, o ex-vereador Dirceu Moreira. O vereador José Carlos Patrício (PP), da Câmara de Canoas (RS), também prestigiou a sessão plenária.

Leitos covid-19*
Jornalista Márcio Barros (PSD) e Tico Kuzma (Pros) usaram de suas falas para comemorar o fato de que, o último leito covid-19 do Hospital do Trabalhador foi liberado nesta terça-feira (23), após alta do paciente. Kuzma também mencionou que esteve, na segunda-feira (22), em uma missa, no santuário de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em reconhecimento e agradecimento aos profissionais da saúde que lutaram na linha de frente contra o coronavírus. Estavam presentes também a secretária de saúde, Márcia Huçulak, e o vereador Mauro Bobato (Pode).

Vacinação de crianças
É preciso reforçar para a cidade que está tendo, hoje, a vacinação para crianças acima de 12 anos de idade. Tem muita criança que ainda não foi vacinar e, com as crianças estando imunizadas, vamos dar mais um passo importante”, alertou Alexandre Leprevost (Solidariedade). Para consultar o calendário de votação, é possível visitar o site www.imunizaja.curitiba.pr.gov.br.

Roseli Abrão
O vereador Herivelto Oliveira (Cidadania) informou em plenário sobre o velório e sepultamento da jornalista Roseli Abrão, falecida na véspera, aos 74 anos de idade, após lutar contra um tumor cerebral.

Prêmio Cidades Excelentes*
Ontem o vice-prefeito, Eduardo Pimentel, recebeu em Brasília, a principal distinção do Prêmio Band Cidades Excelentes”, lembrou o jornalista Márcio Barros durante o pequeno expediente. O vereador explicou que o prêmio foi concedido a Curitiba por conta de projetos relacionados ao transporte coletivo e à sustentabilidade.

Avisos de pauta*
Maria Leticia (PV) usou seu tempo para relembrar alguns eventos que irão acontecer na Câmara. O primeiro deles é a audiência pública de iniciativa da Comissão de Meio Ambiente, que acontece na sexta-feira (26), às 16h. Também a audiência pública, organizada pela Procuradoria da Mulher, na quinta-feira (25), 19h. Saiba mais sobre ambos os eventos aqui. A vereadora convidou os parlamentares, especialmente as vereadoras, à inauguração do Jardinete da Magó, em homenagem à mulher vítima de feminicídio no interior do estado.

Jornal do Juvevê*
Herivelto Oliveira (Cidadania) justificou o voto de congratulações e aplausos, aprovado em plenário, dedicado ao Jornal do Juvevê. “É um jornal que traz as reivindicações dos moradores do bairro, principais pedidos, anuncia o comércio da região. Inclusive uma das brigas que ele tem comprado é em relação ao EStar na região, que já discutimos aqui algumas vezes, então é muito importante esse voto para que esse trabalho continue”, afirmou o vereador.

Sessão Solene*
Marcelo Fachinello (PSC) relembrou aos vereadores sobre a Sessão Solene que irá acontecer na próxima quarta-feira (1), para homenagear o Dr. Clóvis Arns com o prêmio de Vulto Emérito de Curitiba. O médico foi fundamental na luta contra a covid-19 na capital paranaense, trabalhando diretamente com a Secretaria Municipal de Saúde e em pesquisas (061.00022.2021). O vereador Pier Petruzziello (PTB) também solicitou a realização de Sessão Solene no dia 8 de dezembro, para a entrega do título de Cidadão Honorário de Curitiba ao sr. Gilberto Giacoia (061.00023.2021).

Comissão especial*
O líder do governo na Câmara de Vereadores, Pier Petruzziello (PTB), protocolou requerimento para a criação de uma Comissão Temporária para realizar estudos para a criação de um Plano de Cidade Inteligente (Smart City) para Curitiba. A Comissão Especial deverá ser composta por oito vereadores, com prazo de duração de seis meses. Antes de entrar na pauta do plenário, o requerimento deve passar pela Procuradoria Jurídica (Projuris) e pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Pier Petruzziello e Professor Euler (PSD) participaram do evento Smart City Expo World Congress, em Barcelona, e elogiaram a imagem que Curitiba tem internacionalmente (051.00005.2021).

Corte de árvore*
Informações sobre o corte da árvore na rua do Herval, em frente ao número 190, esquina com a rua José de Alencar, Centro, são o tema do requerimento de Marcelo Fachinello (PSC). O vereador questiona sobre o alvará para a ação, assim como a cópia da ordem de serviço e a justificativa legal para autorização (062.00914.2021).

 

*Nota elaborada pela estudante de Jornalismo Sophia Gama*, especial para a CMC.
Supervisão do estágio: Fernanda Foggiato.
Revisão: José Lázaro Jr.