Vereadores elogiam imagem de Curitiba em evento internacional

por José Lázaro Jr. — publicado 22/11/2021 17h26, última modificação 22/11/2021 17h26
Pier Petruzziello e Professor Euler participaram do Smart City Expo World Congress, em Barcelona, e hoje compartilharam a experiência com os vereadores
Vereadores elogiam imagem de Curitiba em evento internacional

Com a pandemia, as sessões da CMC são híbridas, presencial e por videoconferência. Na foto, Pier Petruzziello. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

De volta da 10ª edição do Smart City Expo World, realizado na Espanha, na semana passada, os vereadores Pier Petruzziello (PTB) e Professor Euler (PSD) contaram aos parlamentares, nesta segunda (22), quais foram suas impressões sobre a participação da capital do Paraná em um dos maiores eventos mundiais dedicados às cidades inteligentes. “O que vimos em Barcelona, e que me deixou muito feliz, é saber como Curitiba está na vanguarda e como isso pode se transformar em impacto real na vida das pessoas”, elogiou Petruzziello.

Para o vereador, que é líder do governo no Legislativo, ficou de lição que “o desafio para o legislador é não travar o ecossistema de inovação, acompanhando temas inovadores com leis seguras”. Além de enfatizar a tônica do evento nas práticas ESG (sigla em inglês para Environment, Social and Governance, ou seja, Meio Ambiente, Sociedade e Governança) Petruzziello opinou que “os órgãos de controle precisam se aprimorar, para que contratos [com iniciativas inovadoras] possam ser estabelecidos de forma segura e que a fiscalização aconteça de forma natural, sem o pânico sistemático do dia a dia”. Para ele, a Lei de Licitações, por exemplo, “é uma das mais antiquadas do Brasil”.

Corroborando a fala de Petruzziello, Professor Euler sugeriu que os dois parlamentares gravem uma palestra com os destaques do evento, que ambos acompanharam presencialmente. A ideia é usar a estrutura da Escola do Legislativo da CMC para disponibilizar esse conhecimento aos parlamentares e à comunidade. “Tecnologia e inovação são essenciais, mas se não houver a preocupação com o ser humano de nada adianta. Os desafios para criar uma cidade inteligente são enormes, mas as oportunidades são incríveis. Nessas cidades, em algum momento, em algum lugar, a indústria tradicional dá lugar à indústria do conhecimento, então precisamos investir na retenção de talentos na nossa cidade”, completou.

O vice-prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel, foi um dos palestrantes do evento internacional, participando da discussão sobre o futuro da infraestrutura urbana nas grandes cidades. Ele apresentou o projeto do Bairro Novo do Caximba e conversou com empresários franceses, cujo país financia a obra, sobre a iniciativa (leia mais). No evento, o Plano de Retomada Econômica de Curitiba foi eleito um dos seis mais inovadores do mundo, conforme noticiado pela prefeitura (confira aqui).