Notas da sessão plenária de 22 de novembro

por José Lázaro Jr. e Sophia Gama*, especial para a CMC — publicado 22/11/2021 18h59, última modificação 22/11/2021 18h59
Proposições lidas no pequeno expediente, debates, registros, visitas e outros conteúdos.

Evento de militaria
O vereador Sidnei Toaldo (Patriota) destacou a realização, no final de semana, do primeiro evento de militaria da cidade de Curitiba. A atividade, que consiste em colecionar itens relacionados às Forças Armadas, aconteceu no bairro de Santa Felicidade e reuniu adeptos da militaria, agentes de segurança e moradores da região. “Foi um evento maravilhoso, neste ano voltado à memória da FEB. Santa Felicidade teve 14 ex-combatentes”, afirmou.

Congratulações em plenário
Noemia Rocha (MDB) elogiou a campanha de doação de sangue organizada pela União de Mocidade da Assembleia de Deus “no momento mais agudo da pandemia”. Ezequias Barros (PMB) destacou a abertura de um novo templo da Assembleia de Deus Boas Novas, ao lado do Cemitério Municipal de Curitiba, com a presença do Coral Gospel. Já Marciano Alves (Republicanos) elogiou o trabalho da Igreja Visão Missionária no bairro do Sítio Cercado, cujo grupo de jovens apoia dependentes químicos. “Não existe cidade forte sem a participação da igreja”, afirmou.

Artes visuais*
Marcos Vieira (PDT) protocolou outro substitutivo geral para seu projeto de lei que cria o Circuito Cultural Municipal de Artes Visuais (CMAV) na cidade (005.00117.2021). Este já é o segundo substitutivo anexado à proposição, e visa sanar vícios, apontados pela Comissão de Economia, referentes ao custo da implantação do projeto (031.00108.2021).

Inovação e tecnologia*
Três dos pedidos de informações do Professor Euler (PSD) são referentes à implantação e à atualização de tecnologias. O primeiro solicita informações sobre modernização da central de atendimento ao cidadão (156) em Curitiba (062.00902.2021); outro questiona sobre a ampliação do Policiamento Ostensivo de Proximidade, com investimentos em tecnologia e estrutura de mobilidade com novas viaturas e sistemas de georreferenciamento (062.00903.2021); e por último o vereador requer sobre a criação e implantação do "LiceudeOficios.com" para oferta de cursos profissionalizantes à distância (062.00907.2021).

Esporte e atividade física*
O vereador Professor Euler (PSD) ainda protocolou um requerimento questionando a respeito da criação do selo esportivo para eventos, empresas e empreendimentos, que fomentem o desenvolvimento do esporte e da atividade física na cidade. Euler indaga sobre os critérios para que recebam, a finalidade e como será a entrega do selo esportivo (062.00906.2021). O vereador requer também, em pedido separado, sobre a melhoria do sistema de iluminação pública, com novas lâmpadas em LED, e iluminação específica para pedestres e ciclistas (062.00908.2021).

Questões de saúde*
Maria Leticia (PV) requer informações sobre o possível fechamento da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Fazendinha. Para onde serão encaminhados tantos os pacientes quanto os profissionais da unidade, são algumas das questões presentes no requerimento (062.00904.2021). Em outro pedido, a vereadora também questiona sobre o contrato entre a Prefeitura de Curitiba e a Fundação Estatal de Atenção à Saúde (Feaes), especificamente sobre a obrigatoriedade de prestação de formação continuada aos profissionais contratados (062.00905.2021).

Crédito adicional*
Em requerimento conjunto, Noemia Rocha (MDB), Maria Leticia (PV) e Salles do Fazendinha (DC) indagam sobre dados, gestão, elementos estatutários, saúde fiscal, política habitacional da Cohab e assuntos correlatos. O pedido vem após a aprovação em primeiro turno do crédito adicional repassado da prefeitura à empresa (062.00910.2021). 

*Nota elaborada pela estudante de Jornalismo Sophia Gama*, especial para a CMC.
Supervisão do estágio: Fernanda Foggiato.
Revisão: José Lázaro Jr.