Notas da sessão plenária de 18 de junho

por Assessoria Comunicação publicado 18/06/2019 15h10, última modificação 09/11/2021 07h32

Equipe Conectados 1
A Câmara de Curitiba aprovou votos de congratulações e aplausos à equipe Conectados, da Escola Municipal Coronel Durival Britto e Silva, pela medalha de bronze na categoria “Design Mecânico” da competição internacional de robótica Lego First League. A iniciativa da homenagem é do vereador Professor Euler (PSD), que destacou em plenário o resultado obtido pelos estudantes – únicos representantes de escola municipal do Brasil premiados (077.00216.2019).

Equipe Conectados 2

O prêmio foi conquistado no dia 1º de junho, no Líbano, país que sediou a Lego First League. Competiram 56 equipes, de 49 países dos cinco continentes. A Conectados se destacou pela pesquisa sobre adaptação da vida humana na exploração espacial. “Isto não pode passar despercebido, pois entre várias equipes do mundo, a do Durival Britto foi classificada entre as melhores”, destacou Euler. (Foto 1)

Imigração

“Ajudaram a desenvolver o estado do Paraná”, reconheceu Julieta Reis (DEM) ao parabenizar a colônia japonesa pelos 111 anos da imigração japonesa no Brasil. Vereadora lembrou que em 18/06/1908 chegava ao porto de Santos o navio Kasato-Maru, com o primeiro grupo de 165 famílias daquela nação. A vereadora parabenizou a colônia japonesa, especialmente os que se estabeleceram em Curitiba, exaltou a cultura oriental e fez uma menção ao colega Professor Matsuda (PDT).

Italianos
Pier Petruzziello (PTB) cumprimentou a ex-governadora Cida Borghetti por ter sido eleita presidente da Sociedade Garibaldi. Vereador destacou que esta é a primeira vez que a entidade será coordenada por uma mulher. “Cida se soma a  outros grandes nomes que já presidiram esta instituição, que preserva a memória da comunidade italiana”, emendou.

Representação oficial
A vereadora Noemia Rocha (MDB) representou a Câmara Municipal de Curitiba (CMC) na comemoração dos 55 anos da Escola Nilze Tartuce, realizada no último sábado (15), no auditório Mário de Mari, da Federação das Indústrias do Paraná (Fiep). Na ocasião, entregou votos de congratulações e aplausos "pelo excelente trabalho desenvolvido ao longo destes anos". Para celebrar a data, a escola promoveu um seminário com o tema “PcD: Atitudes para inclusão, respeito e expressão da cidadania. Um evento sobre o protagonismo da Pessoa com Deficiência - PcD no âmbito educacional, terapêutico, de saúde e social’’. (Foto 2)

Distrito de Manutenção
A Prefeitura de Curitiba terá que responder ao vereador Tico Kuzma (Pros) quem é o proprietário do terreno onde está o Distrito de Manutenção Urbana do Pinheirinho (062.00281.2019). “Segundo terceiros, o terreno que é utilizado pela prefeitura e também atinge parte da Praça Zumbi dos Palmares, seria de propriedade da URBS e estaria hipotecado”, justifica o parlamentar.

Pista de skate

A pista de skate na praça dos Menonitas, no Boqueirão, será construída? Quem pergunta ao Executivo (062.00283.2019) é o vereador Professor Silberto (MDB), autor de uma emenda parlamentar para este fim. “Existe previsão de atendimento?”, questiona o parlamentar, que diz ser cobrado pela população da região sobre a execução da obra.

Custo do projeto
Vereador Osias Moraes (PRB) solicita, via pedido oficial de informação (062.00284.2019), que a Prefeitura de Curitiba calcule qual seria o impacto financeiro de uma proposição apresentada por ele no Legislativo. O projeto (005.00125.2019) cria novos tipos de advertências disciplinares como, por exemplo, a obrigação dos pais ou responsáveis repararem “eventual estrago causado à unidade escolar ou aos objetos dos colegas, professores e servidores públicos”.

Votação em plenário
Com base no Regimento Interno, o vereador Professor Euler (PSD) pede a inclusão na Ordem do Dia do projeto (040.00007.2019) que regulamenta em Curitiba os “cabides solidários” (005.00168.2018). A iniciativa faculta aos permissionários de bancas de revistas que disponibilizem cabides em seus estabelecimentos para que as pessoas pendurem roupas para doação. A proposição está apta à votação em plenário desde abril. Euler pede que seja votado no próximo dia 24 de junho.

Vulto emérito
Proposta de homenagem ao curitibano Luiz Antônio Munhoz da Cunha começou a tramitar na Câmara Municipal. A iniciativa é do vereador Professor Euler (PSD) e pretende dar a ele o título de Vulto Emérito (007.00003.2019). Cunha é o responsável pelo setor de Ortopedia Pediátrica do Hospital Pequeno Príncipe.

Requerimentos adiados

Foi adiado por uma sessão o debate de duas moções de apoio e solidariedade aos Correios, ambas protocoladas pelo vereador Bruno Pessuti (PSD). Uma pedia a manutenção da instituição como empresa pública (059.00012.2019) e a outra que os Correios não fechassem a unidade central, ao lado do prédio histórico da Universidade Federal do Paraná (059.00013.2019).

13º Batalhão da PM
Voto de congratulações e aplausos ao 13º Batalhão da Polícia Militar do Paraná, por decorrência do 51º aniversário da corporação, foi aprovado pela Câmara Municipal de Curitiba. O requerimento é dos vereadores Tico Kuzma (Pros), Beto Moraes (PSDB), Rogério Campos (PSC), Tito Zeglin (PDT), Oscalino do Povo (Pode) e Mauro Bobato (Pode). A unidade é responsável pelo policiamento de 14 bairros da região Sul de Curitiba (077.00217.2019).