Notas da sessão plenária de 19 de junho

por Assessoria Comunicação publicado 19/06/2019 15h35, última modificação 09/11/2021 07h35

Pichação do Bondinho I
“Ontem pela manhã, o Bondinho [da rua XV] amanheceu pichado [depois de mutirão de limpeza realizado no final de semana]. Foi pichado boa parte dele e hoje o pessoal já trabalhou na despichação”, apontou Herivelto Oliveira (PPS). Segundo vídeo exibido pelo vereador, não foi uma pichação “normal”, e sim “mais grossa, em camadas”. Também foi jogada alguma substância corrosiva contra o Bondinho. Uma pessoa responsável pela nova despichação declarou que o ato foi de “terrorismo”. (Foto 1)

Pichação do Bondinho II
Segundo Rogério Campos (PSC), a Guarda Municipal já identificou os vândalos, por meio das câmeras de monitoramento da região. “A Guarda fez o levantamento de quem era e de quantos eram. As câmeras pegaram sim, flagraram sim. O Departamento de Inteligência está trabalhando fortemente em cima disso, já está com as imagens”, complementou. (Foto 2)

Reposição de orelhões I
Tico Kuzma (Pros) apresentou ofício encaminhado a seu gabinete, dia 5 de junho, pela empresa Oi, em resposta a questionamentos sobre constantes reclamações de orelhões depredados, encaminhados em 1º de abril. No documento, o vereador perguntava sobre o reparo ou a substituição desses equipamentos, assim como a previsão de se instalar novos pontos. Também indagava quantos orelhões estavam em funcionamento na capital. (Foto 3)

Reposição de orelhões II
Na resposta enviada a Kuzma, a Oi alega que o decreto federal 9.619/2018 (Plano Geral de Metas para a Universalização do Serviço Telefônico Fixo) revogou as metas de densidade. “Estamos revendo a quantidade de orelhões e os reparos só estão sendo executados nos 1.704 TUPs [telefones de uso público] remanescentes em Curitiba”, indica. A empresa acrescenta que neste ano devem ser removidos TUPs pelo país, sendo mantidos os equipamentos localizados em hospitais, aeroportos, escolas, delegacias, terminais rodoviários e outros espaços públicos.

Rio Barigui
Toninho da Farmácia (PDT) anunciou que está encaminhando um pedido à prefeitura e à Sanepar para que sejam efetuadas vistorias em empresas que se localizam nas proximidades do canal localizado na Lourdes Betezek, nas Moradias Vitória Régia. Na semana passada, moradores da região reportaram ao vereador que pelo canal estava passando uma forte corrente de água suja, fato que Toninho verificou ao visitar o local. “Não há que se falar em meio ambiente se as empresas não cumprem suas contrapartidas. Quem está poluindo o rio Barigui?”, perguntou o vereador.  (Foto 4)

Associação Comunitária
Zezinho Sabará (PDT) entregou certificado de declaração de utilidade pública à Associação Comunitária do Conjunto Ilha Bela. “É na porta do presidente da associação que a população bate”, disse Zezinho, que também foi presidente de uma entidade do gênero. (Foto 5)

Hidrômetros

O vereador Tico Kusma (Pros) encaminhou ofício à Sanepar questionando sobre a legalidade da cobrança de várias tarifas mínimas de água medidas por um único hidrômetro no mesmo imóvel. “Naquela residência há duas casas e apenas um relógio da Sanepar e a empresa cobra duas taxas”.


Rotatória do Santuário
A pedido do vereador Geovane Fernandes (PTB), a Câmara Municipal sugere que o Executivo remova a ilha de obstrução de passagem de veículos localizada na avenida Marechal Floriano Peixoto, na altura da praça do Carmo (203.00128.2019). O parlamentar argumenta que a mudança ali, onde antes havia uma rotatória, dificultou o acesso ao Santuário Nossa Senhora de Carmo. (Foto 6)

Audiência pública

No próximo dia 26 de junho, às 14 horas, será realizada, na CMC, audiência pública com o tema “Violência e Práticas Restaurativas nas Escolas”. O requerimento do Professor Silberto (MDB) foi aprovado em plenário (407.00018.2019). A atividade contará com especialistas da Pontifícia Universidade Católica (PUC-PR) e representante do governo do Paraná.

Em tramitação I
Professor Euler (PSD) quer entregar a Cidadania Honorária de Curitiba à diretora-geral do Procon-PR, Cláudia Francisca Silvano (006.00013.2019). Graduada em Pedagogia e em Direito, ela é especialista em Administração e Planejamento e em Direito Civil e Empresarial. Atua como professora universitária. O vereador retirou a proposta de Vulto Emérito à homenageada, já que ela não é natural da cidade (007.00002.2019).

Em tramitação II
Também começou a tramitar oficialmente, com a leitura no pequeno expediente da sessão, denominação de logradouro público como Luíz Bonamin (009.00017.2019). A indicação é de Pier Petruzziello (PTB). Jogador do Clube Atlético Ferroviário na década de 1940, Bonamin era chamado de Inho. Foi professor de datilografia, representante comercial no ramo de autopeças e presidente da Sociedade Morgenau. Faleceu em julho de 2018, aos 98 anos de idade.

Inclusão na pauta
Requerimento (040.00009.2019) de Maria Leticia Fagundes (PV) solicita a inclusão de proposta de lei na ordem do dia, assinada por ela e outros vereadores – decisão sujeita ao crivo do presidente da Casa, Sabino Picolo (DEM). A matéria trata da Semana de Incentivo a Prática do Yoga (005.00172.2018), e o pedido baseia-se no artigo 125 do Regimento Interno. Segundo esse dispositivo, os projetos entrarão na pauta no prazo de 30 dias úteis após o trâmite nos colegiados permanentes.