Notas da sessão plenária de 18 de fevereiro

por Assessoria Comunicação publicado 18/02/2019 15h00, última modificação 04/11/2021 08h21

Mão biônica I
Primeiro homem a fazer testes com uma mão biônica movida pelo cérebro, Pier Petruzziello (PTB) foi convidado pela ministra da Saúde da Itália, Giulia Grillo, para participar de uma convenção científica em Roma. “O evento, que contará com a presença de médicos, professores, profissionais da área tecnológica, vai apresentar os resultados das pesquisas feitas nos últimos 10 anos. Eu vou representar o Brasil, mais especificamente, os ítalo-brasileiros”, disse o vereador, ao usar a tribuna no pequeno expediente. (Foto 1)

Mão biônica II
Pier Petruzziello participou, em 2008, de pesquisa cientifica na Itália e se tornou o primeiro homem do mundo a mexer uma mão biônica através de impulsos cerebrais. O estudo ocorreu dois anos após sofrer acidente que resultou na amputação de seu antebraço esquerdo. Como participante das pesquisas, foi convidado a participar da convenção, juntamente com profissionais multidisciplinares que compõem o grupo de pesquisa. “Essa tecnologia ajuda aquele que não pode cortar uma carne, que não pode amarrar uma gravata, que não pode levar uma vida comum”, destacou Petruzziello.

Ausências do país
Dois parlamentares comunicaram hoje, à Câmara Municipal de Curitiba (CMC), que estarão ausentes do país nos próximos dias. Pier Petruzziello comunicou sua ausência entre 19 de fevereiro e 6 de março (041.00010.2019) e anunciou que a liderança do prefeito será ocupada por Osias Moraes (PRB). Paulo Rink (PR) informa que estará em viagem aos Estados Unidos e Canadá entre 18 e 23 de fevereiro (041.00007.2019). As viagens são por motivos particulares e não têm ônus para o Legislativo.

Multas de trânsito
“A Guarda Municipal não respeita as decisões da Secretaria de Trânsito”, apontou Julieta Reis (DEM) ao relatar uma situação ocorrida no último fim de semana, na Feira do Largo da Ordem. Um guarda municipal multou os artesãos que estavam desmontando suas barracas na rua Kellers no horário que havia sido combinado com a Secretaria. “Quem é que manda no trânsito? A Secretaria ou a Guarda?”, indagou Julieta. Ela disse que os guardas não podem fazer multas de trânsito se houve um acordo com a secretaria. (Foto 2)

Homenagens I
Professora Josete (PT) concedeu votos de congratulações e aplausos ao Grupo Esperança, que desde 1994 trabalha com a defesa e prevenção dos direitos humanos da população trans em Curitiba. A homenagem foi recebida por Edgar Christ, representante da entidade e pela psicanalista transgênera Letícia Lanz. Por meio de parcerias com as secretarias da Saúde e do Abastecimento, bem como com a Fundação de Ação Social (FAS), a entidade promove desde sua fundação, cursos de aproveitamento integral dos alimentos, alimentos a base de soja, patchwork, maquiagem e velas, entre outros. (Foto 3)

Homenagens II
Mauro Bobato (Pode) recebeu representantes do Clube Atlético Jardim das Américas, conhecido como Caja, campeão mundial de futebol 7, que venceu em dezembro o Colinas (Equador). “Essa é para quem gosta de futebol amador. Nós temos hoje, aqui [na Câmara] um exemplo vivo dessa história. Eles vivenciam o esporte amador de Curitiba. O esporte cria vínculos, cria amigos”, disse Bobato, ao elogiar Eliezer Machado, Luiz Laguna e Luiz Laudelino, que trouzeram os troféus conquistados na competição. O Coritiba ficou com a terceira colocação, vencendo o Ajudantes (México) na decisão pela medalha de bronze. (Foto 4)

Em tramitação I
Com a leitura no pequeno expediente da sessão plenária de hoje (18), três projetos de lei começaram a tramitar na CMC. O primeiro, de autoria de Colpani (PSB), concede o título de Cidadão Honorário de Curitiba ao cônego Gabriel Figura (006.00003.2019). Natural de Rio Negro (PR), ele tem 73 anos e é pároco da Paróquia Nossa Senhora das Dores – a Igreja dos Passarinhos –, localizada no Bigorrilho. Também é formado em Filosofia pela PUC-PR.

Em tramitação II
A vereadora Julieta Reis (DEM) indicou o nome de João Mario Istrisoski, falecido em janeiro deste ano, para um dos logradouros públicos de Curitiba ainda não nominados (009.00005.2019). Ele era funcionário da Fundação Cultural de Curitiba desde 1982 e trabalhava como chefe do núcleo regional de Cultura na CIC. De Pier Petruzziello (PTB) é o projeto que declara de utilidade pública a Associação Terapêutica e Paradesportiva Equo Cavalaria (014.00005.2019). O documento é necessário, por exemplo, para que a entidade firme convênios com o poder público para repasse de recursos.

Despoluição de córregos
A CMC vai encaminhar à Sanepar um requerimento de Mauro Ignácio (PSB) que solicita informações sobre iniciativas e ações com foco na despoluição dos córregos que passam pelos bairros da Regional Santa Felicidade (074.00005.2019). “Quais córregos e rios são monitorados e passam pela região? Qual o grau de poluição deles? Quais ações são desenvolvidas para a despoluição? Existem resultados? Existe programa de conscientização junto à população ribeirinha?”, pergunta o vereador.

Obras
A Prefeitura de Curitiba deverá enviar ofício ao Legislativo sobre o pedido de informações de Cacá Pereira (DC) sobre a previsão para realização de obra de recape asfáltico na rua Irmã Clarice Biazus, no Xaxim (062.00052.2019). E também em resposta ao requerimento de Tico Kuzma (Pros) que trata das obras de controle de cheias do rio Pinheirinho e afluentes (062.00053.2019). O parlamentar pergunta, por exemplo, qual seria o motivo da paralisação do serviço, se há previsão para a retomada das obras e valor estimado do investimento.

SUS Curitiba I
Marcos Vieira (PDT) apresentou dois pedidos de informação ao Poder Executivo que tratam da rede municipal de saúde. No primeiro (062.00054.2019), ele pede, por exemplo, o deficit de médicos por distrito sanitário e pergunta se a falta de médicos está relacionada às mudanças do programa do governo federal “Mais Médicos” e se há previsão para a realização de um novo concurso público. O parlamentar usa declarações feitas pela secretária de Saúde, Márcia Huçulak, na semana passada, para justificar seu requerimento.

SUS Curitiba II
“Qual o motivo dos exames de raios-x realizados na UPA CIC, hoje administrada pela Organização Social Instituto Nacional de Ciências da Saúde, serem enviados para laudo na Feaes, ao invés de analisados pelos próprios profissionais da unidade contratados pela organização?”, pergunta Marcos Vieira, em um segundo requerimento (062.00055.2019). Conforme o vereador, a resposta por parte da prefeitura é necessária porque ele entende que, estando a UPA sob uma gestão no formato OS, “todos os procedimentos deveriam ser realizados por esta administração com os recursos humanos contratados, sem necessidade deste suporte de uma entidade pública”.

Imóvel abandonado
É de Mauro Ignacio (PSB) o pedido de informações (062.00056.2019) que trata de um imóvel abandonado no bairro São João, próximo ao CMEI Giovanna Serenato Panici. O parlamentar pergunta se existe previsão, por parte da Prefeitura de Curitiba, para utilização do terreno. “O local está sendo usado como mocó para usuários de entorpecentes e marginais que praticam roubos e furtos na região. As informações solicitadas poderão servir para a elaboração de políticas públicas que visem a implantação de equipamentos que possibilitem o desenvolvimento daquela região”.

Emenda à Lei Orgânica
Por falta de quórum foi adiada a reunião da comissão temporária que vai avaliar a emenda à lei orgânica de iniciativa de Professor Euler (PSD) que impede que vereadores ocupem cargos de ministro, secretário de estado ou municipal ou qualquer outro cargo em comissão ou função remunerada nos órgãos da Administração Pública em qualquer esfera, salvo mediante renúncia do mandato. A reunião será realizada amanhã, após o encerramento da sessão plenária. O colegiado tem como presidente Tito Zeglin (PDT), 1º vice-presidente da Casa, e como relator, o vereador Bruno Pessuti (PSD).