Notas da sessão plenária de 18 de agosto

por Fernanda Foggiato, José Lázaro Jr., Pedritta Marihá Garcia e Sophia Gama*, especial para a CMC — publicado 18/08/2021 15h15, última modificação 18/08/2021 15h57
Proposições lidas no pequeno expediente, debates, registros, visitas e outros conteúdos.
Notas da sessão plenária de 18 de agosto

Notas da sessão plenária da Câmara Municipal de Curitiba do dia 18 de agosto. (Arte: Arquivo/CMC)

Evasão escolar
Amália Tortato e Indiara Barbosa, vereadoras do Novo, voltaram a alertar, em plenário, para o risco de um aumento da evasão escolar durante a pandemia. Elas citaram estudo nacional, realizado pelo Instituto Unibanco e pelo Insper, que apurou que, no modelo remoto, os estudantes “aprenderam metade do que deveriam ter aprendido”. “Se o estudante não entende o que é ensinado, tem um gatilho para abandonar a escola”, insistiu Amália Tortato. “Sem planejamento sobre a volta 100% das escolas, as famílias simplesmente tiram os filhos da escola”, completou Indiara Barbosa.

Reforma Política
O vereador Mauro Ignácio (DEM) questionou a decisão, da Câmara dos Deputados, de reverter o fim das coligações partidárias, autorizando a aliança entre legendas para as eleições gerais do ano que vem. “É preciso pensar no Brasil e nas reformas seriamente, na Reforma Política, na Tributária e na Administrativa”, protestou. Para Ignácio, em vez de 36 partidos políticos, o ideal seria que a democracia se resumisse a menos legendas, que tivessem mais unidade programática.

Obras da Sanepar
De João da 5 Irmãos (PSL), pedido de informações indaga a Prefeitura de Curitiba sobre a fiscalização de obras da Sanepar na rua rua Atílio Pioto, bairro Uberaba (062.00544.2021). Segundo o vereador, moradores e transeuntes relatam “descaso, [que] a obra não acaba, muita sujeira, bloqueio de trânsito que gera transtornos e riscos de acidentes”.

Pobreza menstrual
Quais ações e programas são desenvolvidos pelo Poder Executivo para o combate e a erradicação da pobreza menstrual no município?”, pergunta Dalton Borba (PDT). Ele também requer, no pedido de informações oficiais, estudo de impacto orçamentário à implantação da Política de Combate e Erradicação da Pobreza Menstrual, mote de projeto de sua autoria em tramitação na CMC (062.00546.2021). O vereador propôs o debate da pobreza menstrual em audiência pública, no dia 16 de setembro.

Informações internas
Em pedido de informações à Mesa Diretora, Professor Euler (PSD) solicita os relatórios anuais de gestão da Urbs enviados à Câmara de Curitiba entre 2017 e 2021 (064.00006.2021). Também pergunta quem são os representantes do Legislativo, como efetivo e suplente, no Conselho de Investimentos da Urbs, nos termos na lei municipal 4.369/1972.

Saúde mental*
Dados étnico-raciais de atendimento à saúde mental na cidade norteiam requerimento de Carol Dartora (PT). Ela pede que as informações sejam especificadas por cor, raça, gênero, idade e escolaridade, por exemplo, conforme os atendimentos realizados nos Centros de Referência da Assistência Social (Cras) e Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas) entre julho de 2020 e julho deste ano (062.00545.2021).

Minuto de silêncio
Ao final da sessão plenária de hoje, a Câmara Municipal de Curitiba (CMC) observou um minuto de silêncio pelo falecimento de João Pak e Carla Bellei, irmã do ex-vereador Colpani. O pedido foi solicitado por Serginho do Posto (DEM) .

*Nota elaborada pela estudante de Jornalismo Sophia Gama, especial para a CMC.
Supervisão do estágio: Fernanda Foggiato.
Revisão: Fernanda Foggiato.