Rumo a “Curitiba Lixo Zero”, Câmara recolherá eletrônicos até dia 31 de agosto

por José Lázaro Jr. — publicado 18/08/2021 15h55, última modificação 18/08/2021 16h15
Iniciativa da Câmara de Curitiba foi motivada por articulação da Comissão de Meio Ambiente com o Movimento Lixo Zero.
Rumo a “Curitiba Lixo Zero”, Câmara recolherá eletrônicos até dia 31 de agosto

Com a pandemia, as sessões da CMC são realizadas por videoconferência. No telão, Flávia Sotto Maior, embaixadora do Lixo Zero. (Foto: Carlos Costa/CMC)

Sabe que é errado jogar celulares velhos, peças de computador ou outros eletrônicos no lixo comum, mas não conhece um lugar para destinar esses materiais? Até o dia 31 de agosto você poderá trazê-los para a Câmara Municipal de Curitiba (CMC), pois o Legislativo da capital do Paraná reservou espaço para estocar esses resíduos, que depois serão recolhidos por especialistas na reciclagem desses componentes. O presidente da CMC, Tico Kuzma (Pros), anunciou nesta quarta-feira (18) a adesão da instituição à campanha “Curitiba Lixo Zero” e como os curitibanos podem fazer para colaborar.

“Nosso objetivo é sensibilizar as pessoas para o descarte correto dos resíduos eletrônicos”, afirmou Kuzma, destacando a articulação da Comissão de Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Assuntos Metropolitanos, presidida por Maria Leticia (PV), com o Movimento Lixo Zero, cuja embaixadora, Flávia Sotto Maior, fez o convite que resultou na adesão da Câmara. “Queremos unir forças rumo a uma Curitiba Lixo Zero”, explicou Sotto Maior, na sessão plenária. 

“O lixo eletrônico não é lixo, não deve ficar nas ruas. As pessoas devem ter a consciência de guardar esses materiais, para depois entregá-los quando acontecem essas campanhas, como a realizada agora pela Câmara Municipal”, completou Maria Leticia, falando para as redes sociais da CMC, que passam a divulgar a campanha. A adesão do Legislativo acontece no mês em que é celebrado o Dia Nacional Contra a Poluição, na data de 14 de agosto, em alusão à publicação do Decreto-Lei 1.413/1975, de controle dos resíduos industriais. De lá para cá, a data passou a significar também o Dia do Lixo Zero.