Notas da CMC: 8 temas discutidos pelos vereadores no dia 5 de novembro
As notas da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) registram os pronunciamentos dos vereadores, requerimentos, visitas e outros fatos da sessão plenária desta terça-feira (5) do Legislativo da capital do Paraná.
>> Assista à sessão plenária
Campanha Novembro Azul começa nesta quinta-feira (6)
O presidente da CMC, Tico Kuzma (PSD), anunciou o convite feito pela Associação Comercial do Paraná (ACP) aos vereadores da Casa e a toda população de Curitiba para participarem da abertura da Campanha Novembro Azul. A Campanha, com início previsto para amanhã (6), contará com serviços na área de bem-estar e saúde, com medição de pressão, orientação sobre alimentação e quick massage. “Fica aqui o registro do convite feito pelo presidente Antonio Gilberto Deggerone para todos os vereadores participarem”, reforçou Tico Kuzma.
Professor Euler pede emendas à Secretaria do Esporte, Lazer e Juventude
“A SMELJ tem um orçamento anual de aproximadamente 80 milhões de reais. Lógico que 80 milhões de reais é um dinheiro considerável, mas quando comparo com o orçamento municipal que é de 15 bilhões de reais, a SMELJ hoje tem cerca de meio por cento desse orçamento”, apontou Professor Euler, secretário municipal do Esporte, Lazer e Juventude (SMELJ). Para Euler, Curitiba é uma potência no esporte nacional e uma referência internacional, por isso há a necessidade de ampliar as emendas para a secretaria. “As emendas não são apenas necessárias, elas são essenciais para o trabalho da SMELJ, por isso venho hoje aqui fazer um apelo a vocês vereadores que participem com as suas emendas”, complementou Professor Euler.
Vereador convida população a audiência sobre a Diabetes
O vereador Renan Ceschin (Pode) convidou a população a comparecer à CMC no dia 11 de novembro, a partir das 14h30, para uma audiência pública que falará sobre “Diabetes em todas as fases da vida”. A iniciativa, de Renan Ceschin, pretende conscientizar a população sobre estratégias de detecção precoce, formas de acessar insumos e medicamentos, orientação acerca da alimentação e do acompanhamento da diabetes (407.00043.2025). “Será um momento importante de debate com a presença de profissionais do Instituto da Pessoa com Diabetes (IPD), familiares de pessoas com diabetes e mães que alertam sobre a importância de sensores de monitoramento contínuo de glicose (CGM) para as crianças”, explicou o vereador.
Vanda de Assis repercute mobilização dos conselheiros tutelares I
A vereadora Vanda de Assis (PT) discursou sobre a mobilização realizada pelos conselheiros tutelares de Curitiba cobrando melhorias nas políticas públicas voltadas ao trabalho desenvolvido com crianças e adolescentes. O movimento aconteceu em todas as regionais da cidade. “Imagina uma criança e um adolescente vítimas de violência esperando meses para um atendimento. Essa é a realidade de Curitiba, onde o sistema de proteção está em colapso”, disse a vereadora. Para a parlamentar, a mobilização é necessária para que haja a criação de políticas públicas que aumentem o número de conselheiros tutelares e de melhores condições de trabalho para esses profissionais.
Vanda de Assis repercute mobilização dos conselheiros tutelares II
Por meio de um vídeo institucional, com recorte de uma audiência pública realizada na CMC sobre a proteção à criança e ao adolescente, o conselheiro tutelar da Regional Cajuru e coordenador do Conselho Tutelar de Curitiba, Valter Assis, expôs a exaustão dos profissionais que estão trabalhando com sobrecarga de atendimento. Vanda de Assis chamou a atenção para o alto número de atendimentos realizados pelos conselheiros. “Entre 2024 e 2025 foram mais de 50 mil atendimentos realizados pelos 10 conselhos tutelares, que somam 50 profissionais só. Com uma conta simples, cada conselheiro fez cerca de 1.000 atendimentos. Mesmo com a jornada redobrada de trabalho, eles não têm conseguido atender tanta demanda”, discursou a vereadora.
Cálculo e atualização dos valores do IPTU pautam requerimento*
A vereadora Delegada Tathiana Guzella (União) solicita informações ao Poder Executivo sobre os critérios e parâmetros utilizados para o cálculo e atualização dos valores do IPTU no município de Curitiba. Além disso, ela pergunta quantos contribuintes tiveram aumento superior a 20% e se houve alteração de metodologia ou parâmetros de avaliação em relação à PGV anterior (062.02517.2025).
>> Confira os requerimentos do pequeno expediente desta quarta-feira
Construção de casas, demora no atendimento em UBS e liberação de moradia em residencial I*
Em três requerimentos oficiais ao Executivo, o vereador Da Costa (União) requer informações sobre a construção de casas em provável área de preservação ambiental na rua Sebastião Marcos Luiz, entre as ruas Doutor João Luiz Bettega e Augusto Forbeck, no bairro Cajuru. Ele pergunta se há autorização, licenciamento ou regularização urbanística e as medidas que estão sendo tomadas (062.02516.2025). Além disso, ele questiona a demora e a previsão no agendamento de consulta com médico ortopedista para paciente atendida na Unidade de Saúde Abaeté, no bairro Boa Vista. Conforme justificado, mesmo após encaminhamento médico, a “paciente relata grande dificuldade para o agendamento da consulta” (062.02514.2025).
Construção de casas, demora no atendimento em UBS e liberação de moradia em residencial II*
Em outro requerimento destinado à Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab), Da Costa (União) indaga acerca do prazo de liberação das moradias do residencial Theo Aterino, localizado na rua Evelázio Augusto, no bairro Tatuquara. O vereador quer saber os esclarecimentos sobre eventuais pendências técnicas, documentais ou de vistoria que estejam impedindo a entrega das unidades habitacionais (062.02515.2025).
Iniciativa que propõe reconhecimento facial para ajudar desaparecidos recebe impacto orçamentário*
O vereador Da Costa (União) anexou a estimativa de impacto orçamentário ao projeto de lei que propõe o uso das câmeras de videomonitoramento na localização de pessoas desaparecidas (045.00239.2025 e 005.00063.2025). O estudo mostra que a implementação das 2.000 câmeras de reconhecimento facial na Muralha Digital de Curitiba terá um custo inicial de R$ 15.110.000,00, com manutenção anual de R$ 2.605.000,00 a partir de 2026.
Veereador ingressa em projeto que celebra o padroeiro da internet em Curitiba*
Marcos Vieira (PDT) requereu o ingresso no projeto de lei que institui, em Curitiba, o Dia de São Carlo Acutis, padroeiro da internet e anjo da juventude. A proposta tem como objetivo promover a conscientização sobre os riscos enfrentados por crianças e adolescentes no ambiente digital, homenagear a vida e o legado do jovem santo e incentivar ações de órgãos públicos e entidades civis voltadas à proteção de menores (005.00659.2025). De autoria dos vereadores Lórens Nogueira (PP), Tico Kuzma (PSD) e Rafaela Lupion (PSD)
(414.00180.2025).
* Notas elaboradas pela estudante de Jornalismo Cintia Garcia*, especial para a CMC.
Supervisão do estágio: Fernanda Foggiato.
Edição: José Lázaro Jr.
** Notas elaboradas pela estudante de Jornalismo Mariana Aquino**, especial para a CMC.
Supervisão do estágio e edição: José Lázaro Jr.
***Notícia revisada pelo estudante de Letras Celso Kummer
Supervisão do estágio: Ricardo Marques
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba