Câmara aprova Dia de São Carlo Acutis, padroeiro da internet
Lórens Nogueira trouxe a imagem de Carlos Acutis para o plenário da CMC. (Fotos: Rodrigo Fonseca/CMC)
A Câmara Municipal de Curitiba (CMC) aprovou por unanimidade, nesta quarta-feira (5), com 26 votos favoráveis, o projeto de lei que cria o Dia de São Carlo Acutis, Padroeiro da Internet e Anjo da Juventude, a ser celebrado anualmente em 7 de setembro, data da canonização do santo pelo papa Leão XIV. A proposta é de Lórens Nogueira (PP), em coautoria com Tico Kuzma (PSD), Rafaela Lupion (PSD) e Marcos Vieira (PDT).
A iniciativa aprovada pela Câmara de Curitiba homenageia a vida do adolescente italiano, falecido aos 15 anos, em 2006, vítima de leucemia, que ficou conhecido como o primeiro santo millennial e símbolo da fé na era digital. Durante o debate em plenário, que mobilizou dez vereadores, foi destacado o caráter educativo, social e espiritual da homenagem a Carlo Acutis, que pretende envolver escolas, igrejas e entidades civis em ações voltadas à segurança digital e à proteção integral da infância e da juventude (005.00659.2025).
Menino brasileiro foi 1º milagre de Acutis; Curitiba guarda relíquia do santo
Autor da proposta, Lórens Nogueira afirmou que a instituição da data vai além do aspecto religioso, ao propor uma reflexão sobre o papel da tecnologia na formação das novas gerações. Ele ressaltou que o 7 de setembro foi escolhido por ser o dia da canonização de Carlo Acutis, “um adolescente que soube usar a internet para o bem, para semear a fé e inspirar outros jovens”. O parlamentar explicou que o objetivo é motivar a juventude à espiritualidade e à responsabilidade digital.
Durante o debate, os vereadores lembraram que o primeiro milagre atribuído a Carlo Acutis ocorreu no Brasil, em 2013, quando um menino de três anos com uma doença rara no pâncreas se curou após o contato com uma de suas relíquias. Em Curitiba, uma relíquia de primeiro grau — fios de cabelo do santo — está guardada no Santuário Santa Rita de Cássia, localizado no bairro Hauer, tornando a homenagem ainda mais significativa para a comunidade católica local.
A presença da relíquia de Carlo Acutis em Curitiba foi trazida pela vereadora Rafaela Lupion, que defendeu que o exemplo do santo inspira o uso ético das tecnologias. Ela afirmou que “Carlo Acutis usou a internet para evangelizar, para valorizar as ações da Igreja e trazer a palavra de Deus, o amor e o respeito aos outros”. Segundo Lupion, Curitiba é uma cidade de inovação e fé, e incluir essa data no calendário municipal “é reconhecer a juventude, a espiritualidade e o bom uso das redes sociais”.
Homenagem destaca tradição católica e juventude curitibana
Presidente da Câmara e coautor do projeto, Tico Kuzma ressaltou que a homenagem insere Curitiba em uma tradição católica internacional, reforçando a importância da fé na vida dos jovens da capital. Para Kuzma, reconhecer a data “é uma forma de celebrar a juventude curitibana e sua ligação com os valores cristãos”. “A criação do Dia de São Carlo Acutis mostra que Curitiba é uma cidade que respeita a religiosidade e reconhece bons exemplos”, destacou.
Também coautor da proposta, Marcos Vieira destacou que o jovem santo é um exemplo de propósito e fé para as novas gerações. Ele afirmou que “Carlo Acutis é uma grande referência para a juventude, não só de Curitiba, mas do mundo todo”, observando que “em tempos em que tantos jovens buscam sentido, ele mostra que é possível viver com propósito, com alegria e com fé”. O vereador ressaltou ainda que “o amor é o cumprimento perfeito da lei, e nenhuma lei terá sentido se ela não permitir que o amor possa respirar”.
Exemplo de fé e tecnologia, dizem vereadores sobre Carlo Acutis
O milagre que levou à beatificação de Carlo Acutis pelo papa Francisco, em 2020, remete ao Brasil. Trata-se de um caso ocorrido no ano de 2013, quando uma criança brasileira, de 3 anos de idade, com uma doença rara no pâncreas, superou a condição após sua família levá-la a uma igreja onde estava exposta uma relíquia de Carlo Acutis - o pedaço de uma de suas camisetas. Na noite desse dia, o jovem Matheus, que até então só tinha ingerido comida líquida, fez uma refeição sólida e exames posteriores mostraram seu pâncreas curado.
O segundo milagre atribuído a Carlo Acutis, que levou à canonização do “Padroeiro da Internet”, foi a recuperação de uma jovem costarriquenha que entrou em coma após um grave acidente de bicicleta, na Itália, em 2022. Valeria Valverde despertou e voltou a falar, sem sinais de lesão cerebral, após sua mãe peregrinar ao túmulo do santo millennial, em Assis, na Itália. O fato foi classificado como o segundo milagre de Acutis pela Igreja Católica em 2024, com a cerimônia que o consagrou como Santo Carlo Acutis, sendo celebrada pelo papa Leão XIV em 7 de setembro de 2025.
Além dos milagres, os vereadores de Curitiba destacam o sucesso de Carlo Acutis em utilizar a tecnologia como meio de evangelização, criando o site Miracoli Eucaristici, no qual catalogou e divulgou milagres eucarísticos reconhecidos pela Igreja Católica, além de aparições marianas. Esse trabalho se tornou a exposição internacional “Milagres Eucarísticos”, composta por mais de 160 painéis, traduzida em diversos idiomas, sendo até hoje utilizada como material pedagógico pastoral.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba