Imóvel no Barreirinha pode se tornar nova Casa de Leitura de Curitiba
Devido ao valor histórico e cultural de um imóvel da Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab-CT) localizado no bairro Bacacheri, o Executivo encaminhou à Câmara Municipal de Curitiba (CMC) um projeto de lei que autoriza a Fundação Cultural de Curitiba (FCC) a adquirir o terreno. O objetivo da Prefeitura de Curitiba é que o espaço, conhecido como Casa do Núcleo Habitacional Santa Efigênia, seja restaurado para abrigar uma Casa de Leitura, ampliando o acesso da população à literatura e às atividades culturais (005.00729.2025).
Nesta quarta-feira (5), a pedido do líder governo na CMC, Serginho do Posto (PSD), os vereadores concordaram em votar a proposição em regime de urgência (411.00020.2025). "O Município, por meio da FCC, adquirirá um imóvel da Cohab-CT, que é uma UEIP. A casa precisa ser restaurada, portanto a expectativa é que ele passe por essa revitalização, devolvendo à população [o prédio que está fechado]", explicou o líder do governo. Ele destacou que o imóvel tem sido depredado, o que justifica a necessidade da operação imobiliária.
Assinaram o pedido de urgência, além de Serginho do Posto, Andressa Bianchessi (União), Beto Moraes (PSD), Bruno Rossi (Agir), Delegada Tathiana Guzella (União), Fernando Klinger (PL), Guilherme Kilter (Novo), Hernani (Republicanos), Jasson Goulart (Republicanos), João da 5 Irmãos (MDB), Leonidas Dias (Pode), Lorens Nogueira (PP), Meri Martins (Republicanos), Olimpio Araujo Junior (PL), Pier Petruzziello (PP), Rafaela Lupion (PSD), Sargento Tania Guerreiro (Pode), Sidnei Toaldo (PRD), Tiago Zeglin (MDB), Tico Kuzma (PSD) e Toninho da Farmácia (PSD).
Qual imóvel no Bacacheri a Prefeitura quer comprar para ser revitalizado pela Fundação Cultural?
Localizada na avenida Anita Garibaldi, a Casa do Núcleo Habitacional Santa Efigênia é classificado como Unidade de Interesse Especial de Preservação (UIEP) pelo decreto municipal 357/2019, em razão da sua relevância histórica, arquitetônica e cultural. O lote tem área de 525,6 m² e foi precificado pela Comissão de Avaliação de Imóveis (CAI) da Secretaria Municipal de Administração e Tecnologia da Informação (SMATI) em R$ 756 mil (laudo 166/2025).
A Fundação Cultural de Curitiba pretende implantar no local uma Casa de Leitura, destinada à oferta de atividades literárias e culturais à comunidade. “O imóvel possui relevante valor histórico, arquitetônico e cultural para o Município, sendo fundamental sua recuperação estrutural para garantir a preservação do patrimônio público e permitir o uso adequado do espaço”, diz a justificativa da proposição, assinada pelo prefeito Eduardo Pimentel.
Operação será financiada com recursos próprios da FCC
A Assessoria de Captação de Recursos e Gestão de Investimentos (FTCG), vinculada à Secretaria Municipal de Finanças (SMF), informou que o pagamento do imóvel será realizado com recursos provenientes de superávit financeiro da própria FCC, conforme previsão da Lei Orçamentária Anual de 2025. Obrigações e débitos anteriores à transferência permanecerão sob responsabilidade da Cohab-CT, cabendo à FCC arcar com as despesas de escritura e registro.
“A autorização da aquisição propiciará a garantia da preservação do patrimônio público, permitindo o uso adequado do espaço, além de dar acesso à população à literatura e às atividades culturais”, reforça o Executivo no projeto de lei encaminhado ao Legislativo. O projeto foi protocolado no dia 28 de outubro de 2025 e, com a aprovação do regime de urgência, será votado em plenário na semana do dia 11 de novembro.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba