Notas da CMC: 3 debates do 30 de setembro no Legislativo de Curitiba

por Fernanda Foggiato e Cintia Garcia*, especial para a CMC | Revisão: Celso Kummer** — publicado 30/09/2025 14h20, última modificação 30/09/2025 14h40
Visita à Câmara de Curitiba, Dia dos Tradutores e Intérpretes e mais notas da sessão plenária.
Notas da CMC: 3 debates do 30 de setembro no Legislativo de Curitiba

Notas da sessão plenária da Câmara de Curitiba do dia 30 de setembro de 2025. (Arte: Arquivo/CMC)

As notas da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) registram os pronunciamentos dos vereadores, requerimentos, visitas e outros fatos da sessão plenária desta terça-feira (30) do Legislativo da capital do Paraná.

Extensionistas da UTFPR visitam a Câmara de Curitiba

Recepcionados pelos vereadores logo no início da sessão plenária da Câmara de Curitiba, acadêmicos da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) participaram, na sequência, de atividades conduzidas pela Escola do Legislativo Maria Olympia Carneiro Mochel. Os estudantes fazem parte do projeto de extensão universitária “Política e Cidadania em Ação” e da disciplina optativa de “Política, Instituições e Cidadania no Paraná”, do Departamento Acadêmico de Filosofia e Ciências Humanas (DAFCH). O grupo foi acompanhado pela professora Mônica Helena Harrich Silva Goulart (agende aqui a visita de grupos à CMC).

>> Assista à sessão plenária

Dia Internacional dos Tradutores e Intérpretes

Renan Ceschin (Pode) registrou a celebração, nesta terça-feira (30), do Dia Internacional dos Tradutores e Intérpretes, profissionais “que fazem a inclusão das pessoas com deficiência”, pontuou o vereador. “E obrigado ao nosso time de Libras que faz a tradução simultânea das sessões”, completou o presidente Tico Kuzma (PSD).

>> Confira os requerimentos do pequeno expediente

Atendimento do TEA no SUS pauta requerimento*

À Secretária Municipal da Saúde (SMS), o vereador Marcos Vieira (PDT) solicita informações sobre o atendimento e o diagnóstico do transtorno do espectro autista (TEA) na rede pública de saúde de Curitiba. O parlamentar pergunta o número de neuropediatras disponíveis e de quantas pessoas são diagnosticadas por mês, assim como quantos pacientes aguardam pela avaliação (062.02358.2025).

*Nota elaborada pela estudante de Jornalismo Cintia Garcia*, especial para a CMC.
Supervisão do estágio e edição: Fernanda Foggiato.

**Notícia revisada pelo estudante de Letras Celso Kummer
Supervisão do estágio: Ricardo Marques