Acessibilidade em calçadas é tema de novo episódio do CMC Podcasts
Pier Petruzziello foi entrevistado pelo jornalista Marcio Silva, coordenador de editorial da DCS. (Foto: Kim Tolentino/CMC)
Pier Petruzziello (PP) é o vereador convidado de mais um episódio do CMC Podcasts, da Câmara Municipal de Curitiba (CMC). No programa “Você quer que vire lei?” ele defendeu a importância do projeto de lei que estabelece um plano de requalificação das calçadas de Curitiba, com o objetivo de ampliar a mobilidade urbana e assegurar maior acessibilidade à população. O 14º episódio da série foi publicado nesta quinta-feira (2).
Inscreva-se no canal do CMC Podcasts no YouTube.
Mediado pelo jornalista Marcio Silva, da Diretoria de Comunicação Social (DCS), o episódio destaca a importância de garantir rotas acessíveis e seguras para pedestres, especialmente para pessoas com deficiência, idosos e cidadãos em situação de mobilidade reduzida.
No programa, Petruzziello detalha que o projeto pretende criar mecanismos permanentes de fiscalização e de incentivo para que a cidade avance na padronização das calçadas. Segundo o vereador, o estado precário das vias de pedestres compromete o direito de ir e vir e, em muitos casos, dificulta até mesmo o acesso de cidadãos aos serviços básicos de saúde.
O que prevê o projeto de lei de Pier Petruzziello?
De acordo com a proposta apresentada por Pier Petruzziello, o plano de requalificação deverá contemplar um diagnóstico das condições atuais das calçadas em Curitiba, com mapeamento das áreas mais críticas e definição de prazos para adequações. O texto prevê a criação de rotas acessíveis, conectando unidades de saúde, escolas, terminais de transporte coletivo e demais equipamentos públicos essenciais.
O CMC Podcasts também está no Spotify.
Outro ponto central do projeto é a integração entre o planejamento urbano e a política de acessibilidade, permitindo que os recursos destinados à mobilidade urbana também sejam aplicados na melhoria das calçadas (005.00282.2025, com substitutivo geral 031.00150.2025). O vereador defende que a medida contribuirá para a segurança viária, a inclusão social e a promoção da qualidade de vida na cidade.
A matéria já recebeu dois pareceres da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), ambos pela devolução ao autor, para ajustes. Atualmente, Pier Petruzziello aguarda a emissão de novo parecer do colegiado, que ainda precisa se posicionar pela constitucionalidade ou não da proposta.
Assista à íntegra do episódio 14 do “Você quer que vire lei?”:
Você quer que vire lei? Entenda a proposta do podcast!
Criado para aproximar o Legislativo da população, o programa “Você quer que vire lei?” tem formato de entrevista em que os vereadores e vereadoras explicam, em cerca de 20 minutos, uma de suas proposições. O seu “projeto favorito” da vez. O diferencial deste podcast é que cada parlamentar pode levar convidados que colaboraram na elaboração da proposta que tramita na CMC, que atuam diretamente na área relacionada ao tema ou que serão diretamente impactados pela futura lei, se for aprovada e sancionada. A ideia é permitir que o debate seja mais amplo e didático. As entrevistas são conduzidas por jornalistas da CMC e publicadas às terças e quintas-feiras no YouTube e no Spotify. A primeira temporada foi lançada dia 19 de agosto e vai até o final de novembro de 2025.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba